Teorias da Comunicação A comunicação: multiplicidade conceitual e sua evolução. O objeto da comunicação. Pensamento comunicacional: das primeiras formulações às teorias fundadoras. As principais teorias (funcionalista, matemática, pragmática, sistêmica, crítica e da recepção): contexto, proposições e críticas. O pensamento comunicacional na América Latina: dependência e autonomia. Tendências e perspectivas. Bibliografia básica: HOHLFELDT, Antônio, Martino, Luiz C. e França, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis (RJ). Vozes, 2001. GOMES, Pedro Gilberto. Tópicos de Teoria da comunicação. São Leopolodo (RS). UNISINOS, 1977. GUARESCHI, Pedrinho A. (coord.). Comunicação & Controle Social. Petrópolis (RJ): Vozes, 1993. GUARESCHI, Pedrinho (coord). Os construtores da informação: meios de comunicação, ideologia e ética. Petrópolis (RJ). Vozes, 2000. LIMA, Venício A. de. Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001. MARQUES DE MELO, José. Teoria da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos. Petrópolis (RJ): Vozes, 1998. MARQUES DE MELO, José. História do Pensamento Comunicacional: cenários e personagens. São Paulo. Paulus, 2003. MATTELART, Armand e Michèle. Histórias das Teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999. MIÈGE, Bernard. O Pensamento Comunicacional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000. SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença. 1994. DE FLEUR, Melvin e Ball-Rokeach, Sandra. Teorias da Comunicação de Massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
Teorias do jornalismo Comunicação e jornalismo: campo de conhecimento e especificidades. Gênese do jornalismo: origem, conceitos e categorias. Linguagem jornalística: gêneros e estatuto. Teorias do jornalismo: agendamento, newsmaking, espiral do silêncio, teoria marxista, etc. Novos estudos para uma epistemologia do jornalismo.
Bibliografia Básica: HOHLFELDT, Antônio, Martino, Luiz C. e França, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis (RJ). Vozes, 2001. BARROS FILHO, Clóvis. Ética na comunicação: da informação ao recpetor. São Paulo: Moderna, 1995. SOUZA, Jorge Pedro. Teorias da Notícia e do Jornalismo. Chapecó (SC). Argos. 2002. GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Rio de Janeiro, FENAJ, 1997 (www.adelmo.com.br). TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo Volume I. Florianópolis: Editora Insular, 2004. DE FLEUR, Melvin e Ball-Rokeach, Sandra. Teorias da Comunicação de Massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993. MOUILLAUD, Maurice e PORTO, Sérgio Dayrell (Orgs.). O jornal - Da forma ao sentido. Brasília, Editora da UnB, 2002.
Bibliografia complementar: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e "estórias". Lisboa, Vega, 1993. ALSINA, Miguel Rodrigo. La construcción de la notícia. Barcelona-Buenos Aires-México: Ediciones Paidós, 1989. FAUS BELAU, Angel. La ciencia periodística de Otto Groth. Pamplona: Instituto de Periodismo de la Universidad de Navarra, 1966. RIBEIRO, Lavina Madeira. O processo de institucionalização do jornalismo no Brasil (1808-1964). IN:. Barros, Antônio et alii (org.). Comunicação: discursos, práticas e tendências. Brasília. Editora Rideel/Uniceub, 2001. FLAUSINO, Márcia Coelho. Notícia: conduzindo a compreensão da realidade – cotidiano, imaginário e representações. IN:. Barros, Antônio et alii (org.). Comunicação: discursos, práticas e tendências. Brasília. Editora Rideel/Uniceub, 2001. GERALDES, Elen Cristina. Narrativas jornalísticas: porque o real é complexo. IN:. Barros, Antônio et alii (org.). Comunicação: discursos, práticas e tendências. Brasília. Editora Rideel/Uniceub, 2001. TAMBOSI, Orlando. Elementos para uma epistemologia do jornalismo. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Vol XVI, no. 2, julho/dezembro de 2003. MOTTA, Luiz gonzaga. Para uma antropologia da notícia. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Volume XXV, no. 2, julho/dezembro de 2002. BERGER, Christa. Do jornalismo: toda notícia que coubere, o leitor apreciar e o anunciante aprovar, a gente publica. IN:. Porto, Sérgio Dayrelll (org.) O Jornal: da forma ao sentido. 2a. Edição. Brasília, Editora UNB, 2002. MOTTA, Luiz gonzaga. Teoria da notícia: as relações entre o real e o simbólico. IN:. Porto, Sérgio Dayrelll (org.) O Jornal: da forma ao sentido. 2a. Edição. Brasília, Editora UNB, 2002. FRANÇA, Vera Regina Veiga. Construção jornalística e dizer social. IN:. Porto, Sérgio Dayrelll (org.) O Jornal: da forma ao sentido. 2a. Edição. Brasília, Editora UNB, 2002.
Produção de Texto Jornalístico I As características da linguagem jornalística. Estrutura da notícia. Seleção e ordenação. Pauta. Responsabilidade perante as fontes. Estilos de entrevistas. Produção de texto noticioso.
Bibliografia Básica: BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. (Vol. II). São Paulo, Ática, 1990. CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmática do Jornalismo. – Buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. São Paulo, Summus Editorial, 1994. DINES, Alberto. O papel do jornal. São Paulo, Summus, 1986. LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo, Ática, 1986. LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. São Paulo, Ática, 2ª ed., 1987. LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. Florianópolis-SC, Editora Insular, 3ª ed., 2001.
Produção de Texto Jornalístico II A reportagem – investigação e interpretação. Apuração e produção de reportagem. A entrevista (técnica) e as linguagens jornalísticas. Condução da entrevista. Informação documental. Jornalismo opinativo e argumentação. Artigos, editoriais, crônicas, resenhas jornalísticas, colunismo.
Bibliografia Básica: BALSAC, Honoré. Os jornalistas. Rio de Janeiro, Ediouro, 1999. BELTRÃO, Luiz. Jornalismo interpretativo. Porto Alegre, Sulina, 2ª ed. 1980. KOTSCHO, Ricardo. A prática da reportagem. São Paulo, Ática, 4ª ed. Série Fundamentos, 2002. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro, Record, 2001. SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnica de Reportagem – Nota sobre narrativa jornalística. São Paulo, Summus Editorial, 5ª ed. 1986.
Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação Fundamentos da metodologia científica aplicada à comunicação. Métodos qualitativos e quantitativos. A escolha dos métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. O problema da validade científica. A aplicação das principais técnicas de pesquisa a estudos da comunicação. Planejamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa em jornalismo. Elaboração do discurso científico.
Bibliografia Básica: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. CHAPARRO, Manuel C. Pragmática do Jornalismo: busca prática por uma teoria da ação jornalística. São Paulo: Summus, 1994. LOPES, Maria I. V. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1994. QUIVY, R.; CHAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1992. SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001. WEBER, Maria H.; BENTZ, Ione; HOHLFELDT, Antonio. Tensões e objetos da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.
Ética da Comunicação Etica, moral, deontologia e teleologia. Normas e princípios deontológicos no Brasil e em outros paises. Ética no jornalismo: o código de ética do jornalista e os códigos das associações de empresas de comunicação (Abert e ANJ) e das agências de propaganda (Conar). A questão da censura, do sigilo da fonte e do respeito à privacidade. A especificidade do jornalismo e a produção e divulgação de informações: critérios, procedimentos e responsab ildiade social. A função pública e social do jornalista e os interesses em jogo: escuta clandestina; obtenção de informações sem identificação; dupla função (assessoria de imprensa e redação); etc. Estudos de caso.
Bibliografia Básica: BARROS FILHO, Clóvis de. Ética na comunicação. Editora Moderna, São Paulo, 1995. BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo, Companhia das Letras, 2000. KARAM, Francisco. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo, Summus Editorial. 2003, 2ª ed. KOSOVSKI, Ester (org.) Ética na comunicação. Rio de Janeiro, Mauad, 1995.
Seminário Temático I Seminário Temático é uma disciplina aberta com o objetivo de realizar a interface do campo da Comunicação com as disciplinas das áreas básicas do conhecimento, especialmente com a Filosofia, Antropologia, Sociologia e Política. É uma disciplina de aprofundamento e de atualização dos temas. As ementas e os programas de cada seminário serão aprovados no planejamento semestral de curso.
Seminário Temático II Seminário Temático tem também como objetivo realizar a interface do campo da Comunicação com as disciplinas das áreas básicas do conhecimento, especialmente com a Filosofia, Antropologia, Sociologia e Política e de promover o aprofundamento e a atualização dos temas. Como no Seminário Temático I, as ementas e os programas de cada seminário serão aprovados no planejamento semestral de curso.
Projeto de Pesquisa O que é, porque e como se faz pesquisa. Os tipos de pesquisa, como base nos objetivos: as pesquisas exploratórias, descritivas e explicativas. Os tipos de pesquisa com base nos procedimentos: as pesquisas bibliográficas, documentais, experimentais, os surveys, estudos de caso, a pesquisa participante e a pesquisa-ação. Os elementos do projeto de pesquisa. A elaboração da questão-problema e dos objetivos de pesquisa. A construção da base teórica: do sistema conceitual, à justificação do problema e, à formulação das hipóteses de trabalho. As decisões metodológicas: métodos, técnicas, recursos e cronograma. A normalização bibliográfica do projeto de pesquisa.
Bibliografia Básica: GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991. FRANÇA, Júnia L.; BORGES, Stella M.; VASCONCELLOS, Ana C. de.; MAGALHÃES, Maria H. de A. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte, UFMG. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva , 1977. BEAUD, Michel. A arte da tese. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. RUDIO, Franz V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1978. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1992. BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1997. CASTRO, Cláudio de M. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 1977. FERNANDES, José. Técnicas de estudo e pesquisa. Goiânia: Kelps, 2000.
História da Imprensa Implantação tardia da imprensa no Brasil e em Goiás. A Revolução Industrial e a emergência imprensa empresarial brasileira: contexto, características e implicacões. Século XX: a consolidação do modelo empresarial da mídia impressa, radiofônica, televisiva e internet. As experiências autoritárias e o controle da informação. A organização dos jornalistas: da ABI à FENAJ. As novas tecnologias e os velhos controles.
Bibliografia básica: BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. 1. História da Imprensa Brasileira. São Paulo. Editora Ática. 4a. edição 1990. MELO, José Marques de. Sociologia da Imprensa Brasileira. Petrópolis. Vozes. 1973 (tese de doutorado). SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. São Paulo. Graal. 1977. TELES, José Mendonça. A Imprensa Matutina. Goiânia. Cerne. 1989. NEPOMUCENO, Maria de Araújo. O papel político-educativo de A Informação Goyana na construcão da nacionalidade. Goiânia: Editora UFG, 2003. MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
Bibliografia complementar: MOTTA, Luiz Gonzaga (org). Imprensa e Poder. Brasília. Ed. UNB. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002. PIERRE e Terrou, Fernand. História da Imprensa. São Paulo. Martins Fontes. 1990. PINTO, Virgílio Noya. Comunicação e Cultura Brasileira. São Paulo. Atica. 1986. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci e KOSSOY, Boris (orgs.). A imprensa coonfiscada pelo Deops: 1924-1954. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Ateliê Editorial e Arquivo do Estado de São Paulo, 2003. MATTELART, Armand. A Globalização da Comunicação. Bauru. Edusc. 2000.
Trabalho de Conclusão de Curso O Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo será a última fase da formação discente. O TCC deverá ser monográfico, ou projeto experimental, que resulte em um produto de comunicação acompanhado de uma reflexão sobre o projeto. Para matricular-se no TCC o estudante deverá comprovar a conclusão de todo o Núcleo Comum com carga-horária das disciplinas em que se matricular no mesmo semestre de matrícula do TCC seja suficiente para a sua integralização curricular. O TCC será objeto de defesa pública e terá regulamentação específica da FACOMB/UFG.
Língua Portuguesa – Redação e Expressão I Conceito de língua e linguagem. Modalidade oral e escrita. Expressão linguística. Sintaxe e semântica. Texto e textualidade. Mecanismos de construção textual. Leitura, interpretação e produção de textos.
Bibliografia Básica: CIPELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo, Ática, 2000. CUNHA, Celso. CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985. FAVERO, L. Coesão e coerência textuais. São Paulo, Ática, 1998. FIORIN, J. L; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo, Ática, 1999. GARCIA, O. M. Comunicação e prosa moderna — aprenda a escrever aprendendo a pensar. Rio de Janeiro, FGV, 1997. NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo, EdUnesp, 2000. PÉCORA, A. Problemas de redação. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
Língua Portuguesa – Redação e Expressão II Leitura e interpretação de textos jornalísticos, publicitários e institucionais, teórico-científicos e literários. Gêneros textuais: artigos, resenhas, resumos e outros. Coerência e coesão. Desenvolvimento de argumentação, raciocínio crítico e persuasão. Criação de textos de ficção. Adequação da linguagem verbal escrita pelos meios de comunicação, salientando os aspectos de recepção.
Bibliografia Básica: FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo, Ática, 1993. GARCIA, O. M. Comunicação e prosa moderna — aprenda a escrever aprendendo a pensar. Rio de Janeiro, FGV, 1997. KOCH, I. A interação pela linguagem. São Paulo, Contexto, 1992. KOCH, I. Argumentação e linguagem. São Paulo, Cortez, 1996. PAULINO, G. Et al.. Tipos de textos e modos de leitura. Belo Horizonte, Formato, 2001.
Teoria da Imagem A nova representação imagética da sociedade: a vida moderna, as cidades e o surgimento do cinema. A imagem em movimento e o estatuto do novo artista no espaço público. Hollywood e a criação dos mitos (as novas imagens de sedução) ocidentais pelo cinema. Cinema europeu e cinema americano: a sociedade da reflexão e a sociedade do espetáculo. A hegemonia da imagem: o encontro do cinema clássico com as novas tecnologias da imagem. O jornalista como personagem no cinema: identidade profissional x imagem do profissional.
Bibliografia básica: BAZIN, André. Cinema – ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1988. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Walter Benjamin, Magia e técnica – Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. CHARNEY, Leo & Schwart, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. SKLAR, Robert. História social do cinema americano. São Paulo: Cultrix, 1975 TURNER, Graeme. O cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997. VILLAFAÑE, Justo. Introducción a la teoría de la imagem. Madrid: Piramide, 1990 XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 1994. XAVIER, Ismail. O cinema no século. São Paulo: Imago, 1996.
Direito da Comunicação Os direitos fundamentais e comunicação. Direito à informação e à comunicação: conceito e evolução. Os meios de comunicação: regulação e direito social. A estrutura juridica da comunicação no Brasil: mídias, carateristícas e implicações. A regulamentação profissional na área da comunicação. As novas mídias e os novos desafios no campo do direito. Bibliografia básica: COSTELLA, Antônio F. Legislação da Comunicação Social: curso básico. Campos do Jordão: Editora Mantiqueira, 2002. BITELLI, Marcos Alberto Sant’anna. O direito da comunicação e da comunicação social. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004. PEREIRA, Guilhezrme Doring Cunha. Liberdade e responsabilidade dos meios de comunicação. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. RODRÍGUEZ, Víctor Gabriel. Responsabildiade penal na lei de imprensa. Campinas, SP: Apta, 2004. DOTTI, René Ariel. Proteção da vida privada e liberdade de informação. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1980. ALMINO, João. O segredo e a informação . São Paulo: Brasiliense, 1986.
Bibliografia complementar: NOBRE, Freitas. Imprensa e Liberdade: os princípios constitucionais e a nova legislação. São Paulo. Summus. 1987. RODRIGUES, Paulo Sérgio. Lei de imprensa: doutrina, legislação, jurisprudência, prática. São Paulo: Editora de Direito, 2004. COELHO, Danda & MEDEIROS, Marco. Comunicação & legislação.Curitiba: Juruá Editora, 2003. BITELLI, Marcos Alerto Santg’anna (org.). Coletânea de legislação de comunicação social. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004. SÁ, Adísia de. O Jornalista Brasileiro: Federação Nacional dos Jornalistas profissionais, de 1946 a 1999. 2a. edição. Fortaleza. Edições Fundação Demócrito Rocua, 1999.
Cultura Brasileira I Formação da cultura brasileira. Narrativas clássicas sobre a constituição da nação, da cultura.e da identidade nacionais.
Bibliografia Básica: FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Brasília: Ed. da UnB, 1963. Sobrados e Mucambos. Rio de Janeiro: Record, 1996. BUARQUE DE HOLANDA, Sergio. Raízes do Brasil. José Olympio, 1993. CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1967. FAORO, Raymundo. Os donos do poder. SP: Globo, 1998 (dois vol). AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. Brasília: Ed. da UnB, 1963. PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1999.
Cultura Brasileira II A cultura brasileira contemporânea. Hibridismo, diferença e diversidade cultural.
Bibliografia Básica: DA MATTA, Roberto. Carnavais e Heróis. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1979. A casa e a rua. Rio de Janeiro: Guanabara. 1987. CANCLINI, Nestor G. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1997. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998. GUIMARÃES E HUNTLEY (ORGS). Tirando a mascara. SP: Paz e Terra, 2000. SOUZA, Jessé (Org). Multiculturalismo e Racismo: uma comparação Brasil – Estados Unidos. Brasília: Paralelo 15, 1997.
Sociologia Conceitos Sociológicos Fundamentais: Fato Social, Ação Social, Relação Social, Instituição, Grupos Sociais, Socialização, Estrutura Social, Organização Social, Comunidade, Sociedade. Processos Sociais. A Sociedade de Classes: Teorias de Classes e de Estratificação Social. Mudanças e Movimentos Sociais. Sociedade de Massas: Comunicação e Alienação.
Bibliografia Básica: BERGER, P.. Perspectivas Sociológicas. Petrópolis, Vozes, 1986. CASTRO, A. M. & DIAS, E. F.. Introdução ao Pensamento Sociológico. Rio de Janeiro, Eldorado, 1977. DAMATTA, R.. A Casa e a Rua. Rio de Janeiro, Guanabara, 1991. DAMATTA, R.. Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Guanabara, 1990. DURKHEIM, E.. As Regras do Método Sociológico. São Paulo, Cia Editora Nacional, 1987. MARTINS, C. B.. O que é Sociologia. São Paulo, Brasiliense, 1988. MOISÉS, J. A.. Os Brasileiros e a Democracia. São Paulo, Ática, 1995. MOYA, C.. Imagem Crítica da Sociologia. São Paulo, Cultrix, 1970. WEBER, M.. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo, Livraria Pioneira, 1989. WEBER, M.. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, s/d.
História Contemporânea As grandes transformações do século XX no cenário mundial: as duas guerras (1914/1918 e 1939/1945), a revolução Russa (1917), a depressão econômica de 1929, o fascismo, a experiência socialista, a globalização. Como essas transformações incidiram sobre o cenário brasileiro, especialmente os esforços feitos no país no que se refere à modernização e os caminhos políticos adotados para tal intento. Mostrar ainda como estes caminhos efetivaram escolhas econômicas, deram plasticidade às opções culturais e modificaram o panorama das relações sociais.
Bibliografia Básica: HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977. HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo, Companhia das Letras, 1995. HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988. FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências - séc. XVIII ao XX . São Paulo, Companhia da Letras, 1996. BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Ed. UnB, Brasília, 1993. SOUZA, Lauro de Melo. História da vida privada do Brasil - Cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo, Companhia das letras, 1999. ALENCASTRO, Luiz Felipe. História da vida privada do Brasil - Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo Companhia das Letras, 1997. SEVCENKO, Nicolau. História da vida privada do Brasil - República: da belle époque à era do rádio. São Paulo, Companhia das Letras, 1998. SCHWARTZ, Lília Ortiz. História da vida privada do Brasil - Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo, Companhia das Letras, 1998. SOBUL, Albert. A revolução francesa. SP, Dissel, 1974.
Psicologia Social Conceitos fundamentais da psicologia. A estrutura do comportamento humano. Elementos e conceitos de psicologia e sua aplicação no campo da comunicação, a partir de Freud: o inconsciente, o desejo, a linguagem e a comunicação. A problemática da comunicação humana: símbolos, arquétipos e estereótipos. A gênese da formação das opiniões.
Bibliografia Básica: MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro. Zahar, 1978. GUARESCHI, Pedrinho e JOYCHELOVITCH, S. Textos em Representações Sociais. Petrópolis, Vozes, 1994. WATZLAWICK, B., JACKSON. Pragmática da Comunicação Humana. São Paulo. Cultrix,1993. SANDMANN, Antônio José. A linguagem da Propaganda. São Paulo, contexto, 1993. SPINK, M. J. (org). O Conhecimento no Cotidiano – As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo. Brasiliense, 1993. VYGOTSKY, L. S. A formação social da Mente. BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos Contos de fadas. Rio de Janeiro, P2 e Terra, 1986.
Ciência Política Política: conceitos e definições. Noções básicas: Estado e instituições políticas; poder e autoridade; processo decisório; a "função política" e a democracia. Distinção entre filosofia política e teoria política. Estudos ilustrativos, retirados de diferentes subcampos da Ciência Política. A influência dos meios de comunicação de massa sobre os processos políticos; pesquisas e marketing eleitorais. A relação entre ética e política, e entre ética e Ciência Política.
Bibliografia Básica: BOBBIO, Noberto et al. (orgs.). Dicionário de Política. Várias edições. Brasília, Ed Unb: 2001. MICELI, Sérgio (org.). O que Ler na Ciência Social Brasileira, Volume 3: Política. São Paulo, Sumaré/ANPOCS, 1999. RUA, Maria das Graças & CARVALHO, Maria Izabel Valladão de (orgs.). O Estudo da Política: Tópicos selecionados. Brasília, Paralelo 15, 1998. Vários autores. Curso de Introdução à Ciência Política (várias unidades). 2ª ed. Brasília, Ed. UNB, 1982.
Filosofia Origem e o desenvolvimento dos problemas atuais da filosofia em suas diversas áreas: ciência e conhecimento, o problema do valor, filosofia e linguagem, filosofia e sociedade. Ciência e Ideologia. Teoria do Valor (juízos sobre Beleza de Juízos morais). A Filosofia e Linguagem (significado, interpretação, a relação escrita/leitura). Filosofia e sociedade (Globalização e cultura)
Bibliografia Básica: ARANHA, M. L. Arruda; MARTINS, M.A.Pires. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1973. BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1986. DUFRENNE, Michel. Estética e Filosofia. São Paulo: Perspectiva, 1980. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Lisboa: Portugália, 1966. MOLES, Abraham. Teoria da Informação e Percepção Estética. Rio de Janeiro: EDUNB, 1978. RUSSELL, Bertrand. História da Filosofia Ocidental. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1986.
Cinema documentário Documentário como gênero audiovisual. Teoria dos gêneros. Realidade e ficcionalidade. Cinema e documentarismo. Jornalismo e documentário: a discussão da objetividade. Os cinejornais e a construção da realidade. As modalidades de representação: expositiva, interativa, observação e reflexiva. O documentário brasileiro.
Bibliografia básica: BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense, 1986. GODOY, Hélio. Documentário, realidade e semiose. São Paulo: Anablume, 2001 NICHOLS, Bill. La representacion de la realidad. Barcela: Paidós, 1997. PENAFRIA, Manuela. O filme documentário: história, identidade, tecnologia. Lisboa: Cosmos, 1999. TARDY, Michel. O professor e as imagens. São Paulo: Cultrix, 1976. VILLAFAÑE, Justo. Introducción a la teoría de la imagem. Madrid: Piramide, 1990. ZUNZUNEGUI, Santos. Pensar la imagem. Madrid: 1992.
Cinema e jornalismo As cidades modernas e o surgimento do cinema. Cinema e jornalismo industrial: expressões da cultura moderna. O jornalista e as cidades. O personagem jornalista. O gênero “filme de jornalista”. Narrativas e verrosimilhança: a narrativa clássica e a objetividade jornalística. O jornalismo no cinema americano. O jornalismo no cinema brasileiro.
Bibliografia básica: BERGER, Christa. Jornalismo no cinema. Porto Alegre: editora da UFRG, 2002. CHARNEY, Leo & Schwartz, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. GENRO, Adelmo. O segredo da pirâmide. Porto Alegre: Tchê editora, 1987. NOGUEIRA, Lisandro. Cinema e jornalismo. São Paulo: tese de doutorado, Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, 2003. SENRA, Stella. O último jornalista – imagens de cinema. São Paulo: Estação Liberdade, 1997 SOUSA, Jorge Pedro. Teorias da notícia e do jornalismo. Florianópolis: Argos, 2002. XAVIER, Ismail. O cinema no século. São Paulo: Imago, 1996.
História do Cinema Panorama abrangente da história do cinema: introdução ao conceito de modernidade; escolas de referência (Narrativa Clássica, Cinema Moderno, Neo-Realismo, Novelle Vague, Cinema Novo); cinema Pós-moderno. Discutir as relações entre o aparato cinematográfico (tecnologia), o cineasta, o espectador e a sociedade; a relação História e Cinema. Estudo das Escolas (estilos e propostas) e análise de filmes.
Bibliografia Básica: Bermardet, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1984. Costa, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Globo, 2002. Morin, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio d´Agua, 2000. Sklar, Robert. História Social do cinema americano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1984. Xavier, Ismail. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 1984. Xavier, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.
Epistemologias da Comunicação A ciência, seu desenvolvimento, suas possibilidades e seus limites. As principais bases metodológicas da ciência moderna. Senso comum e saber sistematizado. A indução e a dedução. O positivismo e o falsificacionismo. O relativismo. Metodologia da ciência: as técnicas da pesquisa científica nas ciências humanas e sociais. Pesquisa documental, bibliográfica, laboratorial e de campo. Os métodos histórico, comparativo, monográfico, estatístico, tipológico, funcionalista e estruturalista. As técnicas de observação, entrevista e questionários. A metodologia da pesquisa em comunicação: os diferentes tipos de análise de texto e imagem. Exercícios práticos.
Bibliografia Básica: ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1982. CHALMERS, A. F. O que é a ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. DE BRUYNE, Paul; HERMAN, Jacques; DE SCHOUTHEETE, Marc. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. GRANGER, Gilles-Gaston. A ciência e as ciências. São Paulo: Unesp, 1994. HAGUETTE, Teresa M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987. LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. SALVADOR, Ângelo D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1974. SANTOS, Boaventura de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência (V. 1). São Paulo: Cortez, 2000. SANTOS, Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto: Afrontamento, 1989.
Comunicação e Cidadania Comunicação e direitos sociais: a construção da cidadania. Comunicação e sociedade: interfaces e implicações.
Bibliografia Básica: COVRE, Maria de Louyrdes Manzini. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2002. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 5a. Edição.Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2004. PERUZZO, Maria Cicilia Krohling. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis (RTJ): Vozes,1998. PAIVA, Raquel. O Espírito Comum: Comunidade, Mídia e Globalismo. Petrópolis (RJ): Ed. Vozes, 1998. FREIRE, Paulo. A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
Bibliografia complementar: BENEVIDES, Maria Victória de Mesquita. A cidadania ativa. São Paulo: Atica, 1988. DA MATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morteno Brasil.4a. Edição. Rio de Janeiro: Guanabrara Koogan, 1991. PINSKY, Jayme e Carla Bassanezi. História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. NEOTTI, Clarêncio (coord). Comunicação e Consciência Crítica. SãoPaulo: Loyola, 1979. NEOTTI, Clarêncio (coord). Comunicação e Ideologia. São Paulo:Loyola, 1980. FESTA, Regina e LINS DA SILVA, Carlos Eduardo. Comunicacão Popular eAlternativa no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1986. GOMES, Pedro Gilberto, BULIK, Linda e PIVA, Márcia C. Comunicação, Memória & Resistência. São Paulo: UCBC/ Paulinas, 1989. GOMES, Pedro Gilberto. O jornalismo alternativo no projeto popular. São Paulo: Paulinas, 1990. DEMO, Pedro. Cidadania tutelada e cidadania assistida. Campinas (SP), Autores Associados, 1995. SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Cidadania e justiça: a políticasocial na ordem brasileira. 2a. Edição. Rio de Janeiro: Campus, 1987.
Estágio Supervisionado em Jornalismo Projeto de estágio em Jornalismo; normas de estágio e legislação brasileira; normas específicas da UFG; Fenaj e agências; relatórios periódicos dos grupos; socialização das experiências.
Bibliografia Básica: Projeto de Estágio da Facomb, topográfico (2003). Lei de Imprensa, Legislativo Federal (1987). Projeto de Qualidade para o Ensino em Jornalismo, Federação Nacional dos Jornalistas (2000). CASTRO NEVES, Roberto (2000) Comunicação Empresarial Integrada. MAUAD. Rio de Janeiro. CHIAVENATO, Idalberto (1998) Os Novos Paradigmas – como as mudanças estão mexendo com as empresas. Editora Atlas. São Paulo. SANTIAGO, Claudia e GIANNOTTI, Vito (1997): Comunicação Sindical, a arte de falar para milhões. São Paulo, Vozes. VALENTE, C. e NORI, W. (1990) Portas Abertas – a experiência da Rhodia, novos caminhos da comunicação social na empresa moderna. Best Seller. São Paulo.
Tópicos em Comunicação I Tópicos Contemporâneos em Comunicação são disciplinas abertas com o objetivo de aprofundar e atualizar temas referentes à Comunicação e ao ensino de Jornalismo. As ementas e os programas de cada seminário serão aprovados no planejamento semestral de curso. A exigência ou não de pré-requisito caberá ao professor ou à coordenação de curso definir.
Tópicos em Comunicação II Tópicos Contemporâneos em Comunicação são disciplinas abertas com o objetivo de aprofundar e atualizar temas referentes à Comunicação e ao ensino de Jornalismo. As ementas e os programas de cada seminário serão aprovados no planejamento semestral de curso. A exigência ou não de pré-requisito caberá ao professor ou à coordenação de curso definir.
Tópicos em Comunicação III Tópicos Contemporâneos em Comunicação são disciplinas abertas com o objetivo de aprofundar e atualizar temas referentes à Comunicação e ao ensino de Jornalismo. As ementas e os programas de cada seminário serão aprovados no planejamento semestral de curso. A exigência ou não de pré-requisito caberá ao professor ou à coordenação de curso definir.
Tópicos em Comunicação IV Tópicos Contemporâneos em Comunicação são disciplinas abertas com o objetivo de aprofundar e atualizar temas referentes à Comunicação e ao ensino de Jornalismo. As ementas e os programas de cada seminário serão aprovados no planejamento semestral de curso. A exigência ou não de pré-requisito caberá ao professor ou à coordenação de curso definir.
Jornal Impresso I Produção do jornal laboratório: exercício integrado da produção de notícias, reportagens, entrevistas, reportagem fotográfica, etc. exercício de avaliação.
Bibliografia básica: LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal Laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo, Summus, 1989. LOPES, Dirceu Fernandes. Para uma pedagogia do jornal-laboratório. São Paulo, Cadernos Posgrad – Comunicação no. 11, p. 48, Universidade Católica de Santos, dezembro de 2001. SQUARISI, Dad e SALVADOR, Arlete. A arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2004. AMARAL, Luiz. Técnica de jornal e periódico. 3a. edição. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro e Brasília:INL, 1976. AMARAL, Luiz. Jornalismo: matéria de primeira página. 4a. edição. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986.
Bibliografia complementar: TSCHNER, Gisela. Folhas ao vento: análise de um conglomerado jornalístico no Brasil. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992. FOLHA DE SÃO PAULO. Manual de Redação: Folha de São Paulo. 3ª ed. São Paulo, Pubifolha, 2001. Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo / Eduardo Martins. 3ª edição revista e ampliada. São Paulo, O estado de S. Paulo, 1997. Manual de estilo Editora Abril: como escrever bem para nossas revistas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990.
Jornal Impresso II Edição do jornal laboratório: conceitos, estratégia e técnica. Edição jornaliística: prática integrada: pauta, controle e qualidade. Responsabildiade e ética.
Bibliografia básica: LOPES, Dirceu Fernandes, PROENÇA, José Luiz e SOBRINHO, José Coelho. Edição no Jornalismo Impresso. São Paulo, Edicon, 1998. SQUARISI, Dad e SALVADOR, Arlete. A arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2004. ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003. NOBLAT, Ricardo. A arte da fazer um jornal diário. São Paulo: Contexto, 2002. FERREIRA JÚNIOR, José. Capas de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual. São Paulo. Editora Senac, 2002.
Bibliografia complementar RIBEIRO, Jorge Cláudio. Sempre alerta: condições e contradições do trabalho jornalístico. 3a. edição. São Paulo: Olho d’água, , 2001. O GLOBO. Manual de redação e estilo. Rio de Janeiro, Editora Globo, 1992. FOLHA DE SÃO PAULO. Manual geral da redação. São Paulo. Folha de São Paulo, 2001. O ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de Redação e Estilo. 3ª edição revista e ampliada. São Paulo, O Estado de São Paulo, 1997. EDITORA ABRIL. Manual de estilo: como escrever bem para nossas revistas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990.
Radiojornalismo Diferentes estilos de noticiário radiofônico. Roteiro e script de programas radiojornalísticos. Produção e realização de atividades radiojornalísticas: a pauta, a reportagem (ao vivo e montada), a redação e a edição, apresentação/locução, entrevista coletiva, debates, roteiros e scripts). Jornalismo desportivo em rádio. Reportagem externa gravada. Prática laboratorial correspondente
Bibliografia básica: MEDISTSCH, Eduardo. O rádio na era da informação. Teroria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Editora Insular/UFSC, 2001. ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio - o grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985. BARBEIRO, Heródoto & LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo – produção, ética e Internet. Rio de Janeiro: editora Campus, 2001. PORCHAT, Maria Elisa. Manual de Radiojornalismo – Jovem Pan. São Paulo: Ática, 1989. SOARES, Edileuza. A bola no ar – o rádio esportivo em São Paulo. São Paulo: Summus,1994.
Telejornalismo Elementos, linguagens e estilos em TV: Exercícios para adaptação da informação oral. Técnicas de Redação para Televisão. Linguagem informativa, teoria e prática. Produção de telejornal. Seleção de Imagens, Edição de texto e imagem. Laboratório: técnicas básicas de edição.
Bibliografia básica: CUNHA, Albertino Aor (1990): Telejornalismo.São Paulo, Atlas. GARCIA, L. (1992): Manual de Redação. Rio de Janeiro. Editora Globo. MACIEL, Pedro (1995): Jornalismo de Televisão, normas práticas. Porto Alegre Clube de Editores. REZENDE, S. e KAPLAN, S. (19940: Jornalismo eletrônico ao vivo. Petrópolis. Vozes. YORKE, IVOR (1998): Jornalismo diante das Câmeras. São Paulo. Summus.
Webjornalismo A informação jornalística do papel para a web. Hipermídia e hipertexto: implicações da tecnologia na captação, produção e disponibilização de informação jornalística na web. As questões da interatividade, sociabilidade e personalização de conteúdos. Especificidades do texto jornalístico na internet.
Bibliografia básica: SQUIRRA, Sebastião. Jornalismo on line. Arte Ciência, São Paulo, 1998. MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em “tempo real” - o fetiche da velocidade. Editora Revan, Rio de Janeiro, 2002. MANARINNO, Marcus Vinícius Rodrigues. O papel do webjornal – veículo de comunicação e sistema de informação. Edipucrs, Famecos, Coleção Comunicação 5.Porto Alegre/RS, 2000.
Produção Radiofônica História do rádio. Técnica de rádio: equipamentos, gravações e mixagem de som; operações em estúdio e externa e edição de som, etc. As novas tecnologias. Legislação da radiodifusão brasileira. O emissor pessoal, o emissor coletivo e o sujeito receptor da comunicação radiofônica. As funções da comunicação radiofônica: persuasiva, de entretenimento, formativa e informativa. A mensagem radiofônica. Natureza e tipologia dos programas radiofônicos. As atividades do produtor. O produtor executivo. Avaliação dos programas radiofônicos. Novas tendências da comunicação radiofônica. Produção laboratorial.
Bibliografia básica: BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofónico. Barcelona: Cátedra, 1996. DEL BIANCO, Nélia R. e MOREIRA, Sônia Virginia (org.). Rádio no Brasil. Tendências e Perspectivas. Rio de Janeiro: Ed. UERJ/UnB, 1999. (Coleção GTs Intercom n. 8). MARTI i MARTI, Josep Maria. Modelos de programación radiofónica. Barcelona: Feed-Back Ediciones, 1990. FERRARETO, Luiz Artur. Rádio. O veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2000. MCLEISH, Robert. Produção de rádio. São Paulo: Summus Editoral, 2001. MEDITSCH, Eduardo (org.). Rádio e pânico - A guerra dos mundos, 60 anos depois. Florianópolis: Editora Insular, 1998.
Produção Audiovisual Perspectivas históricas de processos de produção audiovisual .Fotografia, cinema e vídeo. Vídeo, curta, animação e documentário: estudos de casos. A modernidade, as narrativas e a técnica. As Vanguardas e a construção dos gêneros na produção audiovisual. Temas do cinema brasileiro. As narrativas dos teledramas: violência, crônica e cotidiano. Processos produtivos em meio técnico audiovisual: documentários, cenas ficcionais, pequenas narrativas, happening, debate, evento pedagógico e outros.
Bibliografia básica: AUMONT, Jacques et al. A Estética do Filme. Campinas, SP: Papirus,1995. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. (v.I). 7ª ed. 10ª reimp. São Paulo: Brasiliense, 1996. STASHEFF, Edward e outros. O programa de televisão. Sua direção e produção. São Paulo, E.P.U ; EDUSP: 1978. XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. 2ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro : Edições Graal/ Embrafilme, 1983a. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. 2ª ed. rev. São Paulo : Paz e Terra, 1984a.
Planejamento Gráfico e Editorial O espaço gráfico e seus elementos de expressão: diagrama, imagem, tipologia e cor. O projeto gráfico: conceito e produção. A relação entre a forma e o conteúdo editorial. Técnicas de representação e de reprodução: pré-impressão, acabamento e papéis. Desenvolvimento de projeto gráfico: jornal, revista e folder. Computação gráfica.
Bibliografia básica: CRAIG, James – Produção gráfica. Nobel, São Paulo, 1987. FOLHA DE SÃO PAULO – Novo manual da redação. FSP, São Paulo, 199 HURLBURT, Allen. The grid, NY, Van Nostrand Reinholdco, 1978. JÚNIOR, José Ferreira. Capas de Jornal, São Paulo, Senac, 2002. MENGARDO, Valdir. O olhar domesticado: um estudo sobre o discurso gráfico da imprensa. Dissertação de mestrado. PUC/SP, 1988. RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico, Brasília, Linha gráfica, 1998.
Fotojornalismo A história do Fotojornalismo no Brasil e no mundo. O Fotojornalismo e o declínio do movimento fotoclubista no Brasil. A fotografia de Autor. As agências de Fotojornalismo da atualidade. A experiência das revistas ilustradas. Fotoetnografia. Fotomontagem e as novas tecnologias a serviço da fotografia de imprensa (imagem análoga x imagem digital). Reportagem fotográfica. Edição fotojornalistica.
Bibliografia básica: CAMARGO, Isaac Antônio. Reflexões sobre o pensamento fotográfico: pequena introdução às imagens e à fotografia, Ed. UEL, Londrina, 1997 FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia – usos e funções no século XIX. EDUSP, São Paulo, 1998 ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia. Tomo Editorial, Liv. Palmarinca, Porto Alegre, 1997. SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Editora Grifos, Chapecó-SC, 2000. VILCHES, Lorenzo. Teoria de la imagen periodistica, Paidós Comunicación, Barcelona, 1997.
Laboratório de Pesquisa A prática da pesquisa em comunicação. Aplicação orientada de métodos e técnicas de investigação científica em áreas específicas do conhecimento em comunicação e jornalismo. Iniciação científica em projeto de pesquisa coordenado pelo docente. Produção de relatórios de pesquisa. Exercícios e experiências orientadas.
Bibliografia básica: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. CHAPARRO, Manuel C. Pragmática do Jornalismo: busca prática por uma teoria da ação jornalística. São Paulo: Summus, 1994. HAGUETTE, Teresa M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987. LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. LOPES, Maria I. V. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1994. SALVADOR, Ângelo D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1974. SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001. WEBER, Maria H.; BENTZ, Ione; HOHLFELDT, Antonio. Tensões e objetos da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.
Laboratório Orientado Aprofundamento das teorias e práticas de jornalismo. Desenvolvimento de atividades interdisciplinares de jornalismo e comunicação. Projetos e temas transversais com as Ciências Humanas ou demais áreas do conhecimento. Essa disciplina é de caráter aberto, sendo que os pré-requisitos, programas serão aprovados em reunião de coordenação.
Jornalismo Especializado I Disciplina aberta para verticalização de conteúdos próprios de jornalismo especializado (jornalismo comunitário, sindical, literário, esportivo, ambiental, científico etc.). Práticas de laboratório especializado.
Jornalismo Especializado II Disciplina aberta para verticalização de conteúdos próprios de jornalismo especializado (jornalismo comunitário, sindical, literário, esportivo, ambiental, científico etc.). Práticas de laboratório especializado.