Weby shortcut
FIC COM AZUL
Canal FIC/ UFG no Youtube

História

Atualizado em 28/05/19 13:02.

A Faculdade de Informação e Comunicação, FIC, oferece cinco cursos de graduação: bacharelados em Biblioteconomia; Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda; Gestão da Informação; Jornalismo; e Relações Públicas.

 

Seu Programa de Pós-Graduação, PPGCOM, abriga os cursos de Doutorado e Mestrado em Comunicação, Strictu Sensu, além das Especializações Lato Sensu em Assessoria de Comunicação e Marketing; e Letramento Informacional (modalidade a distância). O Mestrado iniciou suas atividades em 2007 e o doutorado em 2019.

 

Cerca de mil estudantes de graduação e pós-graduação estão vinculados à FIC. A partir de 2020, será oferecida uma nova turma de Biblioteconomia, a distância, para mais 200 estudantes. A FIC está sediada no Campus 2 – Samambaia, da UFG, e tem uma rede de laboratórios de ensino e pesquisa: Comunica Estúdio, Labicom, Libris Biblioteca, Magnífica Mundi, Telelab.

 

História

 

O primeiro curso de Comunicação criado na UFG foi o de Jornalismo, em 1966, à época vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Entre 1970 a 1996, no Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL, o Departamento de Comunicação, DECOM, passou a abrigar, além do Jornalismo, os cursos de Relações Públicas, criado em 1976, Biblioteconomia, 1979, e a habilitação em Radialismo, criada em 1981. Esta foi reconhecida em 1987 e extinta em 2004.

 

O primeiro projeto de criação da faculdade de Comunicação foi elaborado na gestão dos Professores Joãomar Carvalho e Lindsay Borges, em 1987. Em 1991 foi proposto e assinado pelo Professor Antônio Luiz Rodrigues Coqueiro.

 

Contudo, somente em 28 de abril de 1993, o Professor Francisco Eduardo Ponte Pierre, então diretor do DECOM, encaminhou-o para apreciação do Conselho Departamental do ICHL como proposta de criação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – FACOMB.

        

Em 2013, com o REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e a ampliação de recursos humanos e materiais –, a FACOMB entra em uma nova fase transformando-se na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), que passou a abrigar o curso de Gestão da Informação, transferido do Instituto de Informática (INF) em 2012.

 

 

FIC COM AZUL