Projetos de Extensão da FIC
Pensar Direitos Humanos Digital (PJ367-2020)
Período: 22/06/2020 a 31/12/2021
Coordenação: MAGNO LUIZ MEDEIROS DA SILVA
Resumo: O presente projeto tem por objetivo a socialização do conhecimento e a popularização da ciência e do saber no campo interdisciplinar dos direitos humanos. Esse processo de difusão e discussão de ideias, teorias, conceitos serão realizados em ambientes virtuais, por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Nessa perspectiva, as ações de extensão ocorrerão em diferentes modalidades, contemplando diversas pautas que abarcam direitos individuais e coletivos. O debate público proposto será difundido aos diversos públicos via redes sociais, videoconferências e streaming. Estão previstos debates, lives, palestras, entrevistas, minicursos, podcast, videoaulas, videoconferências, webinars, etc. Trata-se de um projeto de extensão colaborativo, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH), com apoio de diversos programas de pós-graduação e unidades acadêmicas.
Aspas - Produtora Colaborativa (PJ360-2020)
Período: 17/06/2020 a 31/07/2025
Coordenação: LARA LIMA SATLER
Resumo: O Projeto de Extensão Aspas Produtora Colaborativa se justifica pelo amplo uso do audiovisual no contemporâneo, oferecendo a estudantes da graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e docentes a oportunidade, dentro da própria universidade, para expandir suas habilidades criativas, técnicas e experimentais em produção e difusão audiovisual.
I Seminário Internacional Reinventar os Direitos Humanos em Tempos de Pandemia (PJ478-2020)
Período: 26/07/2020 a 07/07/2026
Coordenação: NILTON JOSE DOS REIS ROCHA
Resumo: O Seminário, dentro de um ciclo internacional e organizado por 18 entidades e apoio de outras 6- acadêmicas, núcleos de pesquisa e extensão, movimentos sociais e povos originários , quilombolas e ciganos - se propõe a articular um eixo de reflexão, no caso via web, e de ação como maneira de aprofundar a compreensão e a assumência efetiva dos direitos humanos, individuais e coletivos, em tempos de pandemias sanitária e dos negacionismos autoritários contra a humanidade e suas sociedades , povos e grupos sociais. O evento se propõe não só quebrar o isolamento mas revelar que é possível um uso coletivo e compartilhado das tecnologias de comunicação para reflexões teóricas e articular ações futuras entre grupos sociais, povos e instituições de ensino-pesquisa e extensão na retomada de direitos plenos e enfrentamento das violências cotidianas das necropolítíticas do Estado, em seus diversos níveis, em nome dos interesses de uma classe específica e de um modelo excludente de sociedade.
Abya Yala – Mostra de Cinema da América Latina e Caribe (PJxxx-2020)
Período: 05/10/2020 a 04/10/2027
Coordenação: JOAO LUCIO MARIANO CRUZ
Resumo: Terra madura, terra viva ou em florescimento, ou, simplesmente, Abya Yala, assim o povo Kuna – que vive hoje no que se define como Panamá – e outros povos se referiam e se referem ao continente americano. No esforço desse reencontro, metafórico, universidades, produtoras, cineclubes e movimentos populares organizam, para o período de 6 a 9 de outubro, a I Mostra de Cinema América Latina e Caribe, com a temática sobre os direitos humanos. Com esta primeira iniciativa, organizada especialmente com diretoras e diretoras convidadas/os, a mostra é a terceira etapa do I Ciclo Internacional de Direitos Humanos – do isolamento à insurgência, iniciado no final de junho com o I Seminário Reiventar os Direitos Humanos em Tempos de Resistência e continua, com o II Seminário América Latina e suas narrativas insurgentes. Abya Yala, assim, não só fecha o ciclo como empresta nome à mostra e se propõe a ser atividade permanente.
Berra Lobo (PJxxx-2020)
Período: 03/10/2020 a 31/12/2027
Coordenação: MARIA FLORA RIBEIRO COSTA
Resumo: Propõe-se a consolidação de rede de comunicação e conhecimento universidade-movimento social popular, no campo, representada, inicialmente, pelos assentamentos Oziel Alves Pereira e Dom Tomás Balduíno, frutos da reforma agrária em Goiás, num processo de capacitação e uso de tecnologias de comunicação e informação pela juventude rural. Ainda, articulações e contribuições do Grupo de Mulheres do Oziel, no combate à violência e nos projetos de sustentabilidade no campo. O objetivo central é um núcleo popular nas escolas e nos assentamentos de comunicadores, produtores culturais, gestores de rede e cineastas. Tudo isso através da co-construção e co-produção de conteúdos em multiplataformas de comunicação, como redes de rádio e a plataforma Berra Lobo. Além da inclusão, recente, no projeto Energia das Mulheres da Terra.
A Biblioteca LIBRIS e aprendizagem em tempos remotos: solução tecnológica de ações de promoção e mediação dos processos de leitura na escola (PJ590-2020)
Período: 02/10/2020 a 31/12/2021
Coordenação: MARIA DAS GRAÇAS MONTEIRO CASTRO
Resumo: O Brasil encontra-se em um momento crítico de pandemia que impulsionou as atuais demandas informacionais e educacionais em ambiente digital e da reduzida e quase inexistente formação dos agentes educacionais de maneira geral capacitados para atuarem nestes novos ambientes educacionais e culturais demandados. Faz-se necessário o desenvolvimento de estudos, pesquisas e produtos que promovam reflexões e consequentemente orientem ações no sentido de se definir as novas configurações culturais, informacionais e institucionais de tais ambientes. O presente projeto se sustenta em ações já em andamento no Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (LIBRIS) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Este laboratório possui duas bibliotecas de referência na literatura para a infância com acervo composto por mais de 10 mil títulos, que são ambientes de ensino, pesquisa e extensão. Vale destacar que em 2019 este laboratório foi contemplado com o Prêmio Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro (IPL). Diante deste cenário, este projeto de pesquisa estrutura-se a partir da concepção e desenvolvimento de uma plataforma tecnológica de mediação de processos de leitura para a infância contemplando as necessidades formais da escola e da dinâmica do contexto familiar.
A Terra Encantada - Gente miúda e direitos integrais (PJxxx-2020)
Período: 05/10/2020 a 31/12/2024
Coordenação: MAYANA PAULA DE SOUZA SANTOS
Resumo: Parceria inicial da Comunidade Escola Municipal/Estadual da Parida,no Sertão, Alto Paraíso,e cursos da UFG Jornalismo, Educação Física, Artes Visuais e Cênicas, Geografia , se sustenta num esforço transdisciplinar e compartilhado, de se construir uma proposta de educomunicação que fortaleça a comunidade como a escola, nos seus projetos de autonomia e determinado desejo do bem viver nos cerrados e nos Sertões. Uma maneira de uma outra ciência, ciente de que: "Tudo que não invento é falso. Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira" (M Barros)
Comunicação online e enredos digitais: Difusão e popularização do conhecimento científico produzido no âmbito do PPGCOM (PJxxx-2020)
Período: 25/09/2020 a 30/09/2022
Coordenação: ROSANA MARIA RIBEIRO BORGES
Resumo: Este Projeto de Extensão, que integra o Programa de Extensão Enredos Digitais, foi elaborado com o objetivo de promover a divulgação científica no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás. Especificamente, o Projeto preocupa-se com o fomento da comunicação online e de enredos digitais com foco na difusão e na popularização do conhecimento científico produzido no âmbito do PPGCOM. Os processos midiáticos correlacionados contemplam, portanto, desde informações de caráter público e interesse social, tais como editais seletivos e eventos, à divulgação de teses, dissertações e outras produções científicas inerentes ao próprio PPGCOM. As plataformas de desenvolvimento das ações do Projeto serão todas online e digitais, pois se busca tanto criar maiores aproximações com a comunidade discente e docente do PPGCOM, quanto com outros Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Cursos de Comunicação, pesquisadores da área e sociedade em geral. Assim, os processos sempre envolverão ambientes virtuais de tecnologias digitais de informação e comunicação.
Religare (PJ502-2020)
Período: 22/09/2020 a 30/07/2022
Coordenação: ANGELA TEIXEIRA DE MORAES
Resumo: Este projeto de extensão tem por finalidade desenvolver ações de comunicação entre os campos acadêmico e o religioso, visando promover o diálogo entre pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais e as lideranças e militantes de diferentes credos religiosos. Nesse sentido, o projeto intenciona promover eventos de interlocução entre esses dois campos, criar ou cooperar com canais de divulgação científica voltados para essa interlocução, disponibilizar pesquisas que tenham a religião como objetos de estudo, e incrementar a produção de conhecimento científico a partir do feedback social.
Processos midiáticos on-line, redes e enredos digitais (PJ580-2020)
Período: 11/09/2020 a 31/12/2022
Coordenação: MAGNO LUIZ MEDEIROS DA SILVA
Resumo: O presente projeto de extensão tem por objetivo promover a divulgação científica por meio de processos midiáticos on-line, contemplando pesquisas, produtos e serviços desenvolvidos nas áreas de comunicação, informação, artes, cultura, cidadania e direitos humanos. Propõe-se, assim, uma maior aproximação entre a universidade e a sociedade, de modo a se promover a socialização do conhecimento gestado na universidade, a popularização da produção científica e tecnológica e a troca de saberes acadêmicos e populares. Esse processo de difusão e discussão de ideias, teorias, conceitos e pesquisas será realizado em ambientes virtuais, ou seja, por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), via redes sociais on-line, principalmente Youtube e Instagram. Estão previstas ações de divulgação científica com uso das mídias digitais, por meio das quais se construirá e se manterá intenso debate público em diferentes ambientes virtuais (live streams, webinários, videoconferências, videoaulas, podcasts, stories, etc.). Este projeto integra o programa de extensão Enredos Digitais.
Cinema Falado (PJ524-2020)
Período: 08/09/2020 a 01/09/2021
Coordenação: LISANDRO MAGALHÃES NOGUEIRA
Resumo: Tendo como norte explicar os bastidores de criação dos filmes e séries, as mensagens subliminares presentes nas falas dos personagens, nas trilhas sonoras, nos figurinos etc. é que o Projeto Cinema Falado foi pensado. Buscar-se-á ampliar a discussão sobre o processo de criação dos filmes e séries, e como propagador das análises e discussões que envolverão as análises dos filmes e séries escolheu-se a Rádio Executiva FM. Como nossa fala será transmitida por uma rádio, há mais chances de o conhecimento teórico acerca da produção cinematográfica chegar na comunidade não acadêmica. O cinema falado é um projeto que visa conjugar conhecimento teórico, questões culturais, epistemológicas e outras que se fizerem necessárias de modo acessível, claro e conciso para que tanto a população acadêmica quanto não acadêmica tenham mais conhecimento acerca da sétima arte, como é conhecido o cinema.
Produção Multimídia em Jornalismo Esportivo (PJ530-2020)
Período: 01/09/2020 a 31/12/2020
Coordenação: RICARDO PAVAN
Resumo: A proposta consiste na produção de peças multimídia de jornalismo esportivo por estudantes matriculados no Curso de Jornalismo da FIC-UFG. As produções resultarão em produtos jornalísticos exibidos na grade de programação da Rádio Universitária 870 AM da UFG e em plataformas digitais. Além disso, no âmbito do jornalismo esportivo, serão realizadas após o período de confinamento transmissões ao vivo de futebol, com média de três horas cada, que ocorrem durante as noites e no final de semana.
Mundo UFG (PJ174-2020)
Período: 04/05/2020 a 03/04/2022
Coordenação: SALVIO JULIANO PEIXOTO FARIAS
Resumo: Mundo UFG é um projeto de extensão que visa divulgar, difundir e promover as políticas e ações institucionais, acadêmicas, científicas, extensionistas e culturais desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás em prol da sociedade e de sua comunidade universitária, por meio da produção, veiculação e difusão de aproximadamente 280 episódios de um conteúdo audiovisual seriado em formato de revista de variedades para televisão aberta e internet. Os episódios contarão com cerca de 48 minutos de duração e serão produzidos e exibidos ao vivo em televisão aberta para a Região Metropolitana de Goiânia e disponibilizado on line na rede )
Planejamento de uma WEB-sala para uma reconexão comunicacional com os alunos de Relações Públicas (PJ338-2020)
Período: 09/06/2020 a 31/12/2020
Coordenação: MARIA FRANCISCA MAGALHÃES NOGUEIRA
Resumo: Trata este projeto de uma tentativa de promover, numa plataforma on-line, uma reconexão com os alunos de Relações Públicas, interagindo com eles sobre o momento atual, sobre as ações das Relações Públicas, da FIC e da UFG em meio ao isolamento social e sobre as atividades inerentes ao curso. O fio condutor está centrado em aulas dialogadas, dentro da área de Comunicação nas Organizações.
Compostagem comunitária: A contribuição da comunicação no processo (PJ328-2020)
Período: 01/06/2020 a 31/12/2022
Coordenação: LISBETH OLIVEIRA
Resumo: A iniciativa de institucionalizar este projeto nasceu em decorrência da inquietação dos participantes no que concerne às questões urgentes envolvendo os temas Energia e destinação de Resíduos. Dentro do projeto a comunicação se apresenta como uma ferramenta importante para estreitar os laços entre os parceiros do projeto. Faz parte da expectativa unir a comunidade acadêmica, estudantes, professores, servidores técnico-administrativos com a comunidade do entorno do DCE da UFG no Campus I. A idéia é a partir do envolvimento dessa parcela da população, alcançar outras partes da cidade e do Estado, multiplicando conhecimento e experiências de compostagem do grupo, a partir de ações concretas na área da compostagem comunitária. Oficinas, reuniões de estudo e planejamento e orientação regular para os participantes e para a comunidade em geral são os principais objetivos do grupo.
Exposições: Explorando uma ferramenta de comunicação para a sustentabilidade (PJ031-2017)
Período: 16/05/2017 a 31/12/2020
Coordenação: LISBETH OLIVEIRA
Resumo: O projeto explora a linguagem das "exposições", uma importante ferramenta da Comunicação, hoje traduzida no emprego da fotografia, da imagem virtual, do audiovisual, do texto e de muitas outras expressões que juntas objetivam sensibilizar o visitante para as questões da sustentabilidade. Sustentabilidade no âmbito deste projeto pressupõe o cuidado com a saúde e alimentação individual mas também a saúde coletiva, repensando o modelo de desenvolvimento existente a partir de temas como: a matriz energética, a questão alimentar, as mudanças climáticas, a radiação eletromagnética, etc.
Matéria-Prima - Laboratório de Jornalismo em Rádio - Especial Coronavírus (PJ335-2020)
Período: 01/06/2020 a 20/12/2020
Coordenação: MARIA FLORA RIBEIRO COSTA
Resumo: esta ação de extensão resulta em uma prática de laboratório de jornalismo em rádio, na qual discentes desenvolverão conhecimentos específicos dessa atividade em aproveitamento do tema coronavírus, estando construindo uma plataforma de utilidade pública e informativo sobre a pandemia em rádio para ouvintes da rádio universitária e, ao mesmo tempo, na prática pedagógica disciplinar. O conteúdo jornalístico produzido pela equipe estará também sendo divulgado pelas redes e mídias sociais do programa matéria-prima, com posts específicos também para esses espaços cibernéticos.
Lives dos professores de Relações Públicas - Compartilhando conhecimento durante a pandemia da Covid-19 (PJ327-2020)
Período: 24/05/2020 a 30/07/2020
Coordenação: THAMARA SAMPAIO VASCONCELOS VILELA
Resumo: Lives ao vivo e também reprodução de conteúdo previamente gravado, com duração média de 1 hora cada episódio, para debater temas da Comunicação Social e de interesse público, podendo estar ou não relacionados ao novo coronavírus/COVID-19. O período de duração é de três meses, entre 30/04/2020 à 30/07/2020, podendo ser prorrogado. Ao final dos três meses, teremos entre 12 a 24 episódios gravados e disponibilizados em mídias sociais. Obs.: O projeto teve início efetivo no dia 30/04/2020, mas só está sendo cadastrado hoje dia 24/05/2020.
Ateliê tipográfico e laboratório do impresso (PJ325-2020)
Período: 30/04/2020 a 31/12/2025
Coordenação: JOSÉ VANDERLEI GOUVEIA
Resumo: Criação de um espaço para a preservação da cultura tipográfica. Preservação da história do CEGRAF/ UFG, desde a sua criação como Imprensa Universitária. Recuperação do antigo maquinário gráfico. Espaço de Museu, com seu acervo devidamente tratado conforme as normas adequadas. Memória histórica da Imprensa Universitária e Goiana, espaço de ensino, pesquisa, extensão e produção – de livros e outros impressos em tipografia artesanal, aulas, cursos, estágios, visitações. Experimentação e produção de peças gráficas.
Projeto de Extensão - PêPêpraQuê? (PJ339-2020)
Período: 27/04/2020 a 31/12/2020
Coordenação: ELISEU VIEIRA MACHADO JUNIOR
Resumo: O projeto de extensão PêPêpraQuê tem, como fundamento, a discussão e a publicação de conteúdos vinculados à área de Publicidade e Propaganda – PP. Tem foco no eixo das disciplinas chamadas “Empreendedoras” que fazem parte do Projeto Pedagógico do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, a partir de conteúdos direcionados às áreas de marketing, de comunicação, crise e gestão de marcas. O projeto visa a manutenção do contato com os corpos docente e discente de PP e a apreensão de novas competências em um período de trabalho remoto. Tratará o seguinte problema: aproveitando o contexto atual, de enfrentamento do novo coronavírus, como podemos capacitar os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal de Goiás, para a gestão da comunicação, de marcas e de conteúdos conexos em momentos de crise? Em outras palavras, quais seriam as estratégias de ensino e aprendizagem, no eixo das disciplinas empreendedoras, que podem ser operacionalizadas neste período? O objetivo é o desenvolvimento de ações que cooperem para o processo de ensino e aprendizagem a partir de um contexto de crise/pandemia. Justifica-se pela relevância do período da pandemia e os impactos que este novo coronavírus tem trazido a toda a comunidade acadêmica no que se refere à continuidade dos trabalhos acadêmicos. Tem-se a proposta de desenvolver os seguintes produtos: Plataforma de Comunicação, por meio do Google Hangout; Blog com as seções: Artigo de Opinião, Fontes referenciadas, Comentários de Alunos entre outros; e, um e-book, que será a compilação de todos os materiais/conteúdos publicados, a ser divulgado em formato digital.
Pensar Direitos Humanos Digital (PJ367-2020)
Período: 22/06/2020 a 31/12/2021
Coordenação: MAGNO LUIZ MEDEIROS DA SILVA
Resumo: O presente projeto tem por objetivo a socialização do conhecimento e a popularização da ciência e do saber no campo interdisciplinar dos direitos humanos. Esse processo de difusão e discussão de ideias, teorias, conceitos serão realizados em ambientes virtuais, por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Nessa perspectiva, as ações de extensão ocorrerão em diferentes modalidades, contemplando diversas pautas que abarcam direitos individuais e coletivos. O debate público proposto será difundido aos diversos públicos via redes sociais, videoconferências e streaming. Estão previstos debates, lives, palestras, entrevistas, minicursos, podcast, videoaulas, videoconferências, webinars, etc. Trata-se de um projeto de extensão colaborativo, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH), com apoio de diversos programas de pós-graduação e unidades acadêmicas.
Biblioteca comunitária na Comunidade São José (PJ172-2020)
Período: 19/03/2020 a 19/03/2021
Coordenação: ANDREA PEREIRA DOS SANTOS
Resumo: Esse projeto tem como intuito criar uma biblioteca comunitária para a comunidade São José, sendo montada dentro da Igreja Católica da Comunidade Divino Pai Eterno, em Aparecida de Goiânia. A Igreja foi fundada em 2 de fevereiro de 1966, e atende cerca de 400 pessoas (informação pessoal, por telefone). Foi realizado um diagnóstico do projeto, a partir da análise swot, com o intuito de levantar os pontos fortes e fracos do projeto, e também as ameaças que poderão surgir, assim como as oportunidades esperadas.
Ciclo de seminários em tecnologias e computação aplicada à informação e comunicação (PJ443-2019)
Período: 06/06/2019 a 31/12/2020
Coordenação: DOUGLAS FARIAS CORDEIRO
Resumo: A aplicação de soluções baseadas em tecnologias da informação e comunicação tem se tornado um diferencial tanto na investigação científica quanto em questões que a extrapolam, tais como em jornalismo investigativo, análise de dados, levantamento de tendências, detecção de padrões, entre outros. Neste sentido, conhecer e saber manipular tais tipos de soluções de forma adequada, e sob um olhar crítico, é fundamental para que se possa alcançar um diferencial competitivo, seja pessoal, científico, social, político ou organizacional. Diante disso, este projeto surge como uma proposta de promoção de um ambiente de debate de temas consagrados e emergentes voltados à tecnologias e computação aplicada à informação e comunicação.
Diários de viagem de Damiana da Cunha (PJ332-2020)
Período: 15/06/2020 a 31/12/2021
Coordenação: CASSIA OLIVEIRA
Resumo: Diários de viagem de Damiana da Cunha é um projeto de investigação, pesquisa e reconstituição da figura histórica e emblemática de Damiana da Cunha, índia caiapó que viveu entre 1779-1831 no arraial de Vila Boa, atual Cidade de Goiás. A partir do levantamento de escassos registros históricos e pesquisas sobre a trajetória de Damiana da Cunha, cuja importância esteve relacionada com um polêmico trabalho de mediação entre seu povo caiapó e os homens brancos do governo de Goiás com o intuito de dirimir os conflitos belicosos existentes, pretende-se neste projeto recontar sua história apresentando este percurso a partir de elementos orais, textuais e artísticos. Estes elementos (narrativas orais, escritas e visuais, objetos, vestimentas, mapas, cartas, esculturas etc.) serão construídos por um grupo de artesãs e artistas da Cidade de Goiás inspirados nas travessias desta mulher caiapó. Dentre as ações e formações planejadas para o projeto, está a montagem de uma exposição no Museu das Bandeiras na Cidade de Goiás e no Museu Antropológico em Goiânia, além de ações e formações educativas para a rede pública de ensino.
Biblioteca da Associação Down de Goiás (PJ655-2019)
Período: 02/09/2019 a 31/12/2021
Coordenação: KEYLA ROSA DE FARIA
Resumo: O presente projeto consiste na implantação de uma biblioteca na Associação Down de Goiás, localizada no Setor Leste Vila Nova, na cidade de Goiânia. Esta Associação é mantida pelas mães e pais das pessoas com Síndrome de Down, e, por empresários que sensibilizam com a causa. O projeto nasce a partir de uma pesquisa do mestrado em Comunicação Mídia e Cultura, a qual visa analisar o uso das mídias na produção cultural para esse público. Permitindo assim, identificar as mudanças no comportamento e na aprendizagem do Síndrome de Down a partir das ações culturais desenvolvidas nesta biblioteca. Desta forma, entende-se que a biblioteca tem seu valor significativo neste espaço, pois permitirá o discurso inclusivo, utilizando a mídia e a cultura, como meio para promover um ambiente favorável à comunicação educativa, bem como o acesso ao lazer e a cultura.
Blog de Relações Públicas da UFG: ptjrp.blogspot.com (PJ326-2020)
Período: 14/05/2020 a 31/07/2023
Coordenação: GARDENE LEÃO DE CASTRO
Resumo: Divulgar, em uma plataforma online interativa, textos, notícias e artigos de opinião de professores de RP da UFG e informações relacionadas ao COVID-19, ao Curso de Relações Públicas e à UFG.
Tanto cerrado e tanto mar - Práticas compartilhadas em cinema e TV (Brasil/Cuba) (PJ517-2019)
Período: 01/07/2019 a 01/07/2024
Coordenação: ANGELITA PEREIRA DE LIMA
Resumo: O projeto Tanto cerrado e tanto mar pretende contemplar as relações de produção conjunta, que se iniciaram ainda nos anos 90, do século passado, entre instituições cubanas de jornalismo e de cinema relacionado com o universo infanto-juvenil, pela Rede Unial/Unicef, e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás. Ao se organizar dentro do pensamento crítico latino-americano e tendo o audiovisual como esfera concreta deste diálogo, ele se articula entre a TV Serrana, pelo Instituto Cubano de Rádio e Televisão- ICRT, e os Laboratórios Integrados em Jornalismo Compartilhado Magnífica Mundi, pela Faculdade de Informação e Comunicação/Universidade Federal de Goiás.
Comitê do Proler de Goiânia - Programa nacional de incentivo à leitura/Biblioteca Libris (PJ178-2019)
Período: 03/04/2019 a 31/12/2020
Coordenação: MARIA DAS GRAÇAS MONTEIRO CASTRO
Resumo: O PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura, criado em 1992 pela Fundação Biblioteca Nacional e organizado no formato de comitês, em mais de 80 cidades brasileiras, que se estruturaram das mais variadas formas e em convênio com secretarias de educação e cultura, universidades e organizações da sociedade civil, tem atuado como importante e atuante presença política, comprometido com a democratização do acesso à leitura, por meio desses comitês. O Comitê de Goiânia, tem convênio firmado com a UFG desde 2002 e funciona no Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (LIBRIS) do Curso de Biblioteconomia/FIC. As ações do Comitê do PROLER são desenvolvidas a partir da Biblioteca escolar de referência existente na FIC e na Faculdade de Educação. As bibliotecas reúnem um acervo atualizado de livros para crianças e jovens, bem como obras teóricas nas áreas de literatura e leitura e atendem a rede municipal de ensino de Goiânia, por meio de suas bibliotecas escolares. Além de disponibilizar um acervo com mais de 6.000 títulos para empréstimo aos professores da rede municipal de ensino, promove a organização técnica e pedagógica das bibliotecas municipais por meio de cursos técnicos e de metodologia da leitura no espaço escolar. Esse acervo, se constitui elemento importante no desenvolvimento de ações de promoção da leitura, uma vez que a biblioteca é o lugar por excelência para o cumprimento de tais premissas. A biblioteca escolar modelo, atua na formação dos futuros bibliotecários e professores e consequentemente dos alunos das escolas da rede municipal de ensino para que tenham uma referência física, organizacional, tecnológica e de formação profissional para o cumprimento da LEI Nº 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. O Comitê do Proler e o Libris compõe um dos núcleos de formação do Movimento Brasil Literário. A produção intelectual do projeto prevê anualmente a publicação de resenhas para publicação anual no catálogo da Feira de Bolonha/Itália bem como a publicação dos manuais de serviço de catalogação e classificação, que servem de suporte para as bibliotecas da rede municipal de ensino de Goiânia.