Extensão Universitária
A Extensão Universitária é concebida sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico, tecnológico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade (RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 39/2020).
A UFG tem como missão produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade (PDI-UFG, 2018-2021). Para tanto, a extensão universitária promove esse diálogo com a sociedade pela pesquisa e pelo ensino, uma vez que aproxima a universidade com as necessidades de outros setores da comunidade e possibilita ao estudante uma melhor formação como cidadão e como sujeito ator de desenvolvimento.
O incentivo à realização de ações de extensão e cultura faz parte da política de extensão da UFG para induzir atividades interdisciplinares que envolvam diversas unidades acadêmicas e parcerias entre instituições, em temáticas alinhadas a diretrizes da Extensão Universitária: Interação Dialógica, Interdisciplinaridade e interprofissionalidade, Indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão, Impacto na Formação do Estudante, e Impacto e Transformação Social (FORPROEX, 2012). As ações formuladas devem estar associadas aos eixos da Extensão Universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.
Para conhecer os números da extensão da UFG, bem como o mapa de extensão acesse o painel de indicadores da extensão pela Plataforma Analisa Dados UFG aqui.
Para saber mais sobre as ações de extensão que ocorrem na UFG, é possível pesquisá-las através do SIGAA Public