Projetos de Extensão da FIC
Projetos de Extensão são ações continuadas de natureza educativa, social, cultural, científica, política e/ou tecnológica, com objetivo específico e prazo mínimo de um ano e máximo de cinco anos, conforme art. 6º da Resolução Consuni nº 39/2020.
MUNDO UFG (PJ174-2020)
Período: 04/05/2020 a 03/04/2022
Coordenação: SALVIO JULIANO PEIXOTO FARIAS
Resumo: MUNDO UFG é um projeto de extensão que visa divulgar, difundir e promover as políticas e ações institucionais, acadêmicas, científicas, extensionistas e culturais desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás em prol da sociedade e de sua comunidade universitária, por meio da produção, veiculação e difusão de aproximadamente 280 episódios de um conteúdo audiovisual seriado em formato de revista de variedades para televisão aberta e internet. Os episódios contarão com cerca de 48 minutos de duração e serão produzidos e exibidos ao vivo em televisão aberta para a Região Metropolitana de Goiânia e disponibilizado on line na rede )
Planejamento de uma WEB-sala para uma reconexão comunicacional com os alunos de Relações Públicas (PJ338-2020)
Período: 09/06/2020 a 31/12/2020
Coordenação: MARIA FRANCISCA MAGALHAES NOGUEIRA
Resumo: Trata este projeto de uma tentativa de promover, numa plataforma on-line, uma reconexão com os alunos de Relações Públicas, interagindo com eles sobre o momento atual, sobre as ações das Relações Públicas, da FIC e da UFG em meio ao isolamento social e sobre as atividades inerentes ao curso. O fio condutor está centrado em aulas dialogadas, dentro da área de Comunicação nas Organizações.
COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA: A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO (PJ328-2020)
Período: 01/06/2020 a 31/12/2022
Coordenação: LISBETH OLIVEIRA
Resumo: A iniciativa de institucionalizar este projeto nasceu em decorrência da inquietação dos participantes no que concerne à questões urgentes envolvendo os temas Energia e destinação de Resíduos. Dentro do projeto a comunicação se apresenta como uma ferramenta importante para estreitar os laços entre os parceiros do projeto. Faz parte da expectativa unir a comunidade acadêmica, estudantes, professores, servidores técnico-administrativos com a comunidade do entorno do DCE da UFG no Campus I. A idéia é a partir do envolvimento dessa parcela da população, alcançar outras partes da cidade e do Estado, multiplicando conhecimento e experiências de compostagem do grupo, a partir de ações concretas na área da compostagem comunitária. Oficinas, reuniões de estudo e planejamento e orientação regular para os participantes e para a comunidade em geral são os principais objetivos do grupo.
EXPOSIÇÕES: EXPLORANDO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (PJ031-2017)
Período: 16/05/2017 a 31/12/2020
Coordenação: LISBETH OLIVEIRA
Resumo: O projeto explora a linguagem das "exposições", uma importante ferramenta da Comunicação, hoje traduzida no emprego da fotografia, da imagem virtual, do audiovisual, do texto e de muitas outras expressões que juntas objetivam sensibilizar o visitante para as questões da sustentabilidade. Sustentabilidade no âmbito deste projeto pressupõe o cuidado com a saúde e alimentação individual mas também a saúde coletiva, repensando o modelo de desenvolvimento existente a partir de temas como: a matriz energética, a questão alimentar, as mudanças climáticas, a radiação eletromagnética, etc.
MATÉRIA-PRIMA - LABORATÓRIO DE JORNALISMO EM RÁDIO - ESPECIAL CORONAVIRUS (PJ335-2020)
Período: 01/06/2020 a 20/12/2020
Coordenação: MARIA FLORA RIBEIRO COSTA
Resumo: esta ação de extensão resulta em uma prática de laboratório de jornalismo em rádio, na qual discentes desenvolverão conhecimentos específicos dessa atividade em aproveitamento do tema corona vírus, estando construindo uma plataforma de utilidade pública e informativo sobre a pandemia em rádio para ouvintes da rádio universitária e, ao mesmo tempo, na pratica pedagógica disciplinar. O conteúdo jornalístico produzido pela equipe estará também sendo divulgado pelas redes e mídias sociais do programa matéria-prima, com posts específicos também para esses espaços cibernéticos.
LIVES DOS PROFESSORES DE RELAÇÕES PÚBLICAS - COMPARTILHANDO CONHECIMENTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 (PJ327-2020)
Período: 24/05/2020 a 30/07/2020
Coordenação: THAMARA SAMPAIO VASCONCELOS VILELA
Resumo: Lives ao vivo e também reprodução de conteúdo previamente gravado, com duração média de 1 hora cada episódio, para debater temas da Comunicação Social e de interesse público, podendo estar ou não relacionados ao novo coronavírus/COVID-19. O período de duração é três meses, entre 30/04/2020 à 30/07/2020, podendo ser prorrogado. Ao final dos três meses, teremos entre 12 a 24 episódios gravados e disponibilizados em mídias sociais. Obs.: O projeto teve início efetivo no dia 30/04/2020, mas só está sendo cadastrado hoje dia 24/05/2020.
ATELIÊ TIPOGRÁFICO E LABORATÓRIO DO IMPRESSO (PJ325-2020)
Período: 30/04/2020 a 31/12/2025
Coordenação: JOSE VANDERLEI GOUVEIA
Resumo: Criação de um espaço para a preservação da cultura tipográfica. Preservação da história do CEGRAF/ UFG, desde a sua criação como Imprensa Universitária. Recuperação do antigo maquinário gráfico. Espaço de Museu, com seu acervo devidamente tratado conforme as normas adequadas. Memória histórica da Imprensa Universitária e Goiana, espaço de ensino, pesquisa, extensão e produção – de livros e outros impressos em tipografia artesanal, aulas, cursos, estágios, visitações. Experimentação e produção de peças gráficas.
PROJETO DE EXTENSÃO - PÊPÊPRAQUÊ? (PJ339-2020)
Período: 27/04/2020 a 31/12/2020
Coordenação: ELISEU VIEIRA MACHADO JUNIOR
Resumo: O projeto de extensão PêPêpraQuê tem, como fundamento, a discussão e a publicação de conteúdos vinculados à área de Publicidade e Propaganda – PP. Tem foco no eixo das disciplinas chamadas “Empreendedoras” que fazem parte do Projeto Pedagógico do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, a partir de conteúdos direcionados às áreas de marketing, de comunicação, crise e gestão de marcas. O projeto visa a manutenção do contato com os corpos docente e discente de PP e a apreensão de novas competências em um período de trabalho remoto. Tratará o seguinte problema: aproveitando o contexto atual, de enfrentamento do novo coronavírus, como podemos capacitar os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal de Goiás, para a gestão da comunicação, de marcas e de conteúdos conexos em momentos de crise? Em outras palavras, quais seriam as estratégias de ensino e aprendizagem, no eixo das disciplinas empreendedoras, que podem ser operacionalizadas neste período? O objetivo é o desenvolvimento de ações que cooperem para o processo de ensino e aprendizagem a partir de um contexto de crise/pandemia. Justifica-se pela relevância do período da pandemia e os impactos que este novo coronavírus tem trazido a toda a comunidade acadêmica no que se refere à continuidade dos trabalhos acadêmicos. Tem-se a proposta de desenvolver os seguintes produtos: Plataforma de Comunicação, por meio do Google Hangout; Blog com as seções: Artigo de Opinião, Fontes referenciadas, Comentários de Alunos entre outros; e, um e-book, que será a compilação de todos os materiais/conteúdos publicados, a ser divulgado em formato digital.
PENSAR DIREITOS HUMANOS DIGITAL (PJ367-2020)
Período: 22/06/2020 a 31/12/2021
Coordenação: MAGNO LUIZ MEDEIROS DA SILVA
Resumo: O presente projeto tem por objetivo a socialização do conhecimento e a popularização da ciência e do saber no campo interdisciplinar dos direitos humanos. Esse processo de difusão e discussão de ideias, teorias, conceitos serão realizados em ambientes virtuais, por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Nessa perspectiva, as ações de extensão ocorrerão em diferentes modalidades, contemplando diversas pautas que abarcam direitos individuais e coletivos. O debate público proposto será difundido aos diversos públicos via redes sociais, videoconferências e streaming. Estão previstos debates, lives, palestras, entrevistas, minicursos, podcast, videoaulas, videoconferências, webinars, etc. Trata-se de um projeto de extensão colaborativo, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH), com apoio de diversos programas de pós-graduação e unidades acadêmicas.
ASPAS - PRODUTORA COLABORATIVA (PJ360-2020)
Período: 17/06/2020 a 31/07/2025
Coordenação: LARA LIMA SATLER
Resumo: O Projeto de Extensão Aspas Produtora Colaborativa se justifica pelo amplo uso do audiovisual no contemporâneo, oferecendo a estudantes da graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e docentes a oportunidade, dentro da própria universidade, para expandir suas habilidades criativas, técnicas e experimentais em produção e difusão audiovisual.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ (PJ172-2020)
Período: 19/03/2020 a 19/03/2021
Coordenação: ANDREA PEREIRA DOS SANTOS
Resumo: Esse projeto tem como intuito criar uma biblioteca comunitária para a comunidade São José, sendo montada dentro da Igreja Católica da Comunidade Divino Pai Eterno, em Aparecida de Goiânia. A Igreja foi fundada em 2 de fevereiro de 1966, e atende cerca de 400 pessoas (informação pessoal, por telefone). Foi realizado um diagnóstico do projeto, a partir da análise swot, com o intuito de levantar os pontos fortes e fracos do projeto, e também as ameaças que poderão surgir, assim como as oportunidades esperadas.
CICLO DE SEMINÁRIOS EM TECNOLOGIAS E COMPUTAÇÃO APLICADA À INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (PJ443-2019)
Período: 06/06/2019 a 31/12/2020
Coordenação: DOUGLAS FARIAS CORDEIRO
Resumo: A aplicação de soluções baseadas em tecnologias da informação e comunicação tem se tornado um diferencial tanto na investigação científica quanto em questões que a extrapolam, tais como em jornalismo investigativo, análise de dados, levantamento de tendências, detecção de padrões, entre outros. Neste sentido, conhecer e saber manipular tais tipos de soluções de forma adequada, e sob um olhar crítico, é fundamental para que se possa alcançar um diferencial competitivo, seja pessoal, científico, social, político ou organizacional. Diante disso, este projeto surge como uma proposta de promoção de um ambiente de debate de temas consagrados e emergentes voltados à tecnologias e computação aplicada à informação e comunicação.
ENTRE MARGARIDAS E SAMAMBAIAS: MULHERES, TERRA E VIDA PJ654-2019)
Período: 18/10/2019 a 05/10/2020
Coordenação: LUCIENE DE OLIVEIRA DIAS
Resumo: O projeto "Entre margaridas e samambaias: Mulheres, Terra e Vida" nasce de uma disciplina ministrada como Núcleo Livre da UFG pela docente que coordena a ação. Pela disciplina, ofertada no semestre 2019-1, consolidamos nossa participação na Marcha das Margaridas realizada em 2019, em Brasília. A Marcha das Margaridas é uma mobilização de mulheres do campo, das águas, das florestas e das cidades na luta pela democracia, justiça social e soberania popular. Uma articulação política que é resultado da militância e engajamento de Margarida Alves, camponesa e defensora dos direitos das(os) trabalhadoras(es) rurais, assassinada em 1983 pelo conflito com latifundiários. A Marca de 2019 foi realizada nos dias 13 e 14 de agosto e reuniu 100 mil mulheres em Brasília. As defesas da Marcha passam pelo direito à terra, território, água e agroecologia; pelo fim da violência contra as mulheres; pelo combate ao racismo; pela democracia e os direitos humanos; e pelo respeito ao meio ambiente.
DIÁRIOS DE VIAGEM DE DAMIANA DA CUNHA (PJ332-2020)
Período: 15/06/2020 a 31/12/2021
Coordenação: CASSIA OLIVEIRA
Resumo: Diários de viagem de Damiana da Cunha é um projeto de investigação, pesquisa e reconstituição da figura histórica e emblemática de Damiana da Cunha, índia caiapó que viveu entre 1779-1831 no arraial de Vila Boa, atual Cidade de Goiás. A partir do levantamento de escassos registros históricos e pesquisas sobre a trajetória de Damiana da Cunha, cuja importância esteve relacionada com um polêmico trabalho de mediação entre seu povo caiapó e os homens brancos do governo de Goiás com o intuito de dirimir os conflitos belicosos existentes, pretende-se neste projeto recontar sua história apresentando este percurso a partir de elementos orais, textuais e artísticos. Estes elementos (narrativas orais, escritas e visuais, objetos, vestimentas, mapas, cartas, esculturas etc.) serão construídos por um grupo de artesãs e artistas da Cidade de Goiás inspiradas nas travessias desta mulher caiapó. Dentre as ações e formações planejadas para o projeto, está a montagem de uma exposição no Museu das Bandeiras na Cidade de Goiás e no Museu Antropológico em Goiânia, além de ações e formações educativas para a rede pública de ensino.
BIBLIOTECA DA ASSOCIAÇÃO DOWN DE GOIÁS (PJ655-2019)
Período: 02/09/2019 a 31/12/2021
Coordenação: KEYLA ROSA DE FARIA
Resumo: O presente projeto consiste na implantação de uma biblioteca na Associação Down de Goiás, localizada no Setor Leste Vila Nova, na cidade de Goiânia. Esta Associação é mantida pelas mães e pais das pessoas com Síndrome de Down, e, por empresários que sensibilizam com a causa. O projeto nasce a partir de uma pesquisa do mestrado em Comunicação Mídia e Cultura, a qual visa analisar o uso das mídias na produção cultural para esse público. Permitindo assim, identificar as mudanças no comportamento e na aprendizagem do Síndrome de Down a partir das ações culturais desenvolvidas nesta biblioteca. Desta forma, entende-se que a biblioteca tem seu valor significativo neste espaço, pois permitirá o discurso inclusivo, utilizando a mídia e a cultura, como meio para promover um ambiente favorável à comunicação educativa, bem como o acesso ao lazer e a cultura.
BLOG DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UFG: PTJRP.BLOGSPOT.COM (PJ326-2020)
Período: 14/05/2020 a 31/07/2023
Coordenação: GARDENE LEAO DE CASTRO
Resumo: Divulgar, em uma plataforma on line interativa, textos, notícias e artigos de opinião de professores de RP da UFG e informações relacionadas ao COVID-19, ao Curso de Relações Públicas e à UFG.
TANTO CERRADO E TANTO MAR -PRÁTICAS COMPARTILHADAS EM CINEMA E TV (BRASIL/CUBA) (PJ517-2019)
Período: 01/07/2019 a 01/07/2024
Coordenação: ANGELITA PEREIRA DE LIMA
Resumo: O projeto Tanto cerrado e tanto mar pretende contemplar as relações de produção conjunta, que se iniciaram ainda nos anos 90, do século passado, entre instituições cubanas de jornalismo e de cinema relacionado com o universo infanto-juvenil, pela Rede Unial/Unicef, e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás. Ao se organizar dentro do pensamento crítico latino-americano e tendo o audiovisual como esfera concreta deste diálogo, ele se articula entre a TV Serrana, pelo Instituto Cubano de Rádio e Televisão- ICRT, e os Laboratórios Integrados em Jornalismo Compartilhado Magnifica Mundi, pela Faculdade de Informação e Comunicação/Universidade Federal de Goiás.
COMITÊ DO PROLER DE GOIÂNIA - PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA / BIBLIOTECA LIBRIS (PJ178-2019)
Período: 03/04/2019 a 31/12/2020
Coordenação: MARIA DAS GRACAS MONTEIRO CASTRO
Resumo: O PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura, criado em 1992 pela Fundação Biblioteca Nacional e organizado no formato de comitês, em mais de 80 cidades brasileiras, que se estruturaram das mais variadas formas e em convênio com secretarias de educação e cultura, universidades e organizações da sociedade civil, tem atuado como importante e atuante presença política, comprometido com a democratização do acesso à leitura, por meio desses comitês. O Comitê de Goiânia, tem convênio firmado com a UFG desde 2002 e funciona no Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (LIBRIS) do Curso de Biblioteconomia/FIC. As ações do Comitê do PROLER são desenvolvidas a partir da Biblioteca escolar de referência existente na FIC e na Faculdade de Educação. As bibliotecas reúnem um acervo atualizado de livros para crianças e jovens, bem como obras teóricas nas áreas de literatura e leitura e atendem a rede municipal de ensino do Goiânia, por meio de suas bibliotecas escolares. Além de disponibilizar um acervo com mais de 6.000 títulos para empréstimo aos professores da rede municipal de ensino, promove a organização técnica e pedagógica das bibliotecas municipais por meio cursos técnicos e de metodologia da leitura no espaço escolar. Esse acervo, se constitui elemento importante no desenvolvimento de ações de promoção da leitura, uma vez que a biblioteca é o lugar por excelência para o cumprimento de tais premissas. A biblioteca escolar modelo, atua na formação dos futuros bibliotecários e professores e consequentemente dos alunos das escolas da rede municipal de ensino para que tenham uma referência física, organizacional, tecnológica e de formação profissional para o cumprimento da LEI Nº 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. O Comitê do Proler e o Libris compõe um dos núcleos de formação do Movimento Brasil Literário. A produção intelectual do projeto prevê anualmente a publicação de resenhas para publicação anual no catálogo da Feira de Bolonha/Itália bem como a publicação dos manais de serviço de catalogação e classificação, que servem de suporte para as bibliotecas da rede municipal de ensino de Goiânia.