SUA SAÚDE

A UFG disponibiliza várias formas de apoio. Desde suporte psicológico até orientação/adaptação para pessoas com deficiência.

Os apoios são oferecidos pelos órgãos abaixo:

 

Saudavelmente (https://saudavelmente.prae.ufg.br/)

             A Equipe de Saúde Mental do Programa atua no atendimento psiquiátrico e psicológico de estudantes da UFG. Buscando uma compreensão dos processos que envolvem a saúde mental em seus diversos aspectos, a Equipe tem realizado um trabalho amplo, com ações diversificadas, como atendimentos preferencialmente em grupo, visitas aos locais de estudo e domiciliares, reuniões entre profissionais de diferentes áreas e discussões interdisciplinares dos casos. Diante da impossibilidade de atender a todos os membros da comunidade universitária, o Programa tem dado prioridade ao atendimento das populações mais vulneráveis, como aqueles que não possuem condições socioeconômicas para arcar com tratamentos privados. Por isso, durante o acolhimento (primeiro procedimento pelo qual passa a pessoa atendida) é feita a classificação de urgências e emergências e também uma avaliação socioeconômica. O atendimento será prioritariamente em grupo. Dessa forma, o Programa garante que pelo menos os usuários em estado de urgência e os de baixa-renda possam ser atendidos, buscando contribuir com a diminuição da evasão entre os estudantes e com a qualidade de vida dos mesmos.

Fonte: https://saudavelmente.prae.ufg.br/p/1062-apresentacao

 

Localização, Horário de funcionamento e Contatos

 

Sede

Localização: 5ª Avenida, s/n, Prédio da PRAE, Campus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário

Horário de funcionamento: 07 às 19 h

Telefone / WhatsApp: (62) 3209-6243

 

Centro de Saúde

Localização: Próximo à Faculdade de Educação Física, Campus Samambaia, Vila Itatiaia

Horário de funcionamento: 07 às 19 h

Telefone: (62) 3521-1868

 

Plantão Psicológico – Saudavelmente

    O plantão psicológico constitui um espaço de escuta às pessoas em situação de crise e grave sofrimento psíquico, sendo um atendimento emergencial. Caracteriza-se por um único atendimento com intervenção breve e focal visando restabelecer o equilíbrio emocional.  Telefone: (62)3209-6243

 

Plantão Psicológico Online

      Aos Servidores diagnosticados com Covid-19 ou que cuidem de pessoas com o vírus, funcionários do Hospital das Clínicas e também aos Estudantes da Universidade Federal de Goiás: o programa SAUDAVELMENTE oferece Acolhimento e Suporte Emocional. Aos servidores interessados basta enviar um e-mail para saudavelmenteprae@ufg.br com nome, telefone e local de trabalho. Aos estudantes, enviar mensagem para o Whatsapp: (62) 3209-6243 

 

Núcleo de Acessibilidade (https://acessibilidade.ufg.br/)

       O Núcleo de Acessibilidade da UFG foi criado em 2008 e tem como objetivo propor e viabilizar uma educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, por meio da eliminação/minimização de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas, informacionais e comunicacionais. Têm-se, como foco, o respeito às diferenças, buscando a formação e a sensibilização da comunidade acadêmica; a aquisição de recursos e tecnologias assistivas para o acesso a todos os espaços, ambientes, ações e processos educativos desenvolvidos na instituição. As diversas ações do Núcleo de Acessibilidade têm como objetivos:

- Conscientizar a comunidade universitária do direito das pessoas com deficiência e do processo de inclusão em um ensino superior publico de qualidade, minimizando as barreiras atitudinais.

- Oferecer apoios diversos por meio de soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, buscando seu ingresso, acesso e permanência, favorecendo a aprendizagem, no ambiente universitário.

- Orientar as coordenações e professores dos cursos da Universidade Federal de Goiás na adequação curricular para atender às especificidades do estudante com necessidade educacional especial;

- Implantar e implementar a Política de Acessibilidade da UFG, juntamente com os órgãos e pro reitorias desta instituição, visando institucionalizar as ações já existentes e deslumbrando ações futuras nos vários níveis da instituição.

O Núcleo de Acessibilidade atua por meio de projetos. São eles:  

 

Roda de Conversa

 O objetivo deste projeto é realizar reuniões envolvendo alunos e servidores com deficiência e/ou necessidades especiais, assim como a comunidade da UFG e de Goiânia, para conhecimento e discussões das necessidades, opiniões e dificuldades relativas a acessibilidade, a inclusão e a permanência das pessoas com deficiência na UFG. Por meio destas discussões, busca-se refletir e concretizar novas ações que minimizem as dificuldades com respeito a acessibilidade nesta instituição. É importante relatar que se considera a Acessibilidade nestas discussões de forma ampliada, discutindo-se a acessibilidade arquitetônica, comunicacional, pedagógica, curricular, instrumental e atitudinal.

 Projeto "Informação Acessível"

            Ainda com objetivo de acessibilidade informacional e comunicacional o NA-SINAce/UFG em parceria com o Laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Mídias Interativas (MediaLab) vem buscando alternativas de tornar acessível os sites e páginas da UFG.

Por meio deste projeto, uma página-teste já foi criada e está em fase de implementação, com elementos que facilitarão a acessibilidade ao sistema de cegos e pessoas com baixa visão como ampliação de letras, contrastes, teclas para ir a informação buscada, programa de leitor de tela.

Ainda busca-se a criação de tecnologias assistivas que contribuam para a acessibilidade de surdos e outras demandas internas e externas à UFG.

 

(IN)Formação 

O NA-SINAce/UFG em parceria com o Departamento de Desenvolvimento, Recursos Humanos e Comissão de Inclusão e Permanência tem realizado cursos, palestras e/ou eventos na área de acessibilidade e inclusão na UFG. Estas ações têm como objetivo diminuir barreiras atitudinais e empoderar/sensibilizar pessoas das diversas áreas da universidade por meio de conhecimentos que facilitarão a convivência e prestação de serviços para as pessoas com necessidades especiais. Damos destaque aqui ao Seminário de Acessibilidade que acontece anualmente em todas as Regionais da UFG, com mesas e debates que envolvem docentes, discentes, gestores, técnicos administrativos e setores da sociedade na temática da inclusão, aulas em diferentes unidades e palestras em ações de recepção de técnicos- administrativos. 

Projeto "Dando Asas"

             O esporte, a dança e a música são elementos que podem contribuir para a saúde da pessoa com deficiência. O NA-SINAce/UFG proporciona uma ação de extensão direcionada para adolescentes e adultos com deficiência com esse objetivo. O projeto é interdisciplinar e abrange atividades diversas com musicoterapia, artes, dança, tecnologia, natação e musculação. São parceiros desta ação instituições relacionadas com as pessoas com deficiência física e intelectual. Outra ação do Projeto Dando Asas que tem proporcionado uma visão diferenciada das pessoas com deficiência na instituição é o Centro de Referência em Halterofilismo Paralimpico em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Contato do Núcleo de Acessibilidade: Av. Esperança s/n UFG - Campus Samambaia Prédio MEDIALAB (ao lado da FAV) Goiânia – GO CEP: 74690-900 

Telefones: +55 (62) 3521-1700 E-mail: acessibilidade@ufg.br