CHAMADA DE TRABALHOS – PUBLICIDADE SEM FRONTEIRAS – VOLUME 6


Caros pesquisadores,
É com imenso prazer que anunciamos a chamada de Trabalhos para a publicação do sexto
volume do livro Publicidade sem Fronteiras, do Curso de Comunicação Social,
habilitação Publicidade e Propaganda, da Faculdade de Informação e Comunicação, da
Universidade Federal de Goiás. A coleção vem sendo publicada regularmente desde
2012, sempre apresentando uma coletânea de textos referente a produção docente do
curso de Publicidade/UFG, bem como parcerias e contribuições vindas de autores de
diversas partes do país. Sua proposta é refletir e analisar a prática da publicidade nos dias
de hoje. Por não pensar na prática dissociada da teoria, e nem a publicidade como uma
área isolada, os autores investigam e analisam a relação da publicidade com diversas áreas
afins, tal qual a cultura, o cinema, a literatura, os direitos humanos, a tecnologia, as
narrativas visuais, a gestão, entre outros.
Em todas as suas edições, os livros são submetidos ao Conselho Editorial da Editora
Imprensa Universitária, da Universidade Federal de Goiás. Além disso, a coleção é adepta
do open acess, o que permite acesso livre e gratuito pelos interessados na leitura. Você
pode conhecer melhor a coleção, clicando nos links correspondentes as versões digitais
publicadas:
Volume 4:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/publicidade_sem_fronteira.pdf
Volume 5:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/publicidade_sem_fronteira5_final.pdf
Assim como nos volumes anteriores, o livro será dividido em três blocos temáticos, a
seguir:
1- Publicidade e memória: estratégias, representações e técnicas;
2- Publicidade hoje: fronteiras e interações transdisciplinares, técnicas e midiáticas,
Publicidade e processos inclusivos, Ensino em Publicidade; e
3- Tendências: caminhos possíveis, novas tecnologias e mídias, novos conceitos e
propostas.
Para esta edição, poderão submeter trabalhos pesquisadores com Doutorado ou Mestrado.
O livro será digital e está previsto para ter, no máximo, 220 páginas, o que equivale a
aceitação de aproximadamente 13 artigos. As normas contendo as diretrizes para
formatação dos artigos encontram-se em anexo.
O prazo final para envio dos originais é dia 15 de julho de 2020, que deverão ser enviados
para os e-mails dos organizadores, prof. Dr. Alexandre Tadeu dos Santos
(alexandre@ufg.br) e prof. Dra. Marina Roriz (marinaroriz@ufg.br).
Esperamos contar com sua contribuição. Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Atenciosamente,
Prof. Dr. Alexandre Tadeu dos Santos
Prof. Dra. Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

Normas de publicação para os artigos:

I
Apresentação dos originais

Os originais da obra deverão ser digitados utilizando-se o programa Word, com fonte
Times New Roman, corpo 12, página A4, espaçamento 1,5 e a seguinte mancha gráfica:
margem superior – 2 cm; margem inferior – 2 cm; margem direita – 2 cm; e margem
esquerda – 2,5 cm e máximo de 15 páginas.
• Os títulos e subtítulos devem ser curtos. O Título com o corpo 14 em negrito e
sub título, corpo 12, em negrito.
• Caso haja imagens, indicar no corpo do texto o local de inserção ou inseri-las em
baixa resolução. Enviá-las em arquivo separado, em alta resolução (300 dpi – em
.jpg ou .tif) e com largura mínima de 10 cm (altura proporcional).
• Todos os direitos sobre imagens reproduzidas na obra são de responsabilidade do
autor, portanto, os mesmos deverão assegurar o direito de uso de imagens
providenciando autorização de uso, se for o caso.
O texto deve seguir as regras da ABNT, observando as normas de referências para
trabalhos acadêmicos, apresentadas, de maneira simplificada, a seguir.

II
Citações

As citações indiretas deverão ser feitas no corpo do texto, somente mencionando o
sobrenome, acrescido do ano da obra.
Ex.: (ADORNO, 1982)
No caso de haver coincidência de datas de texto ou obra, distinguir com letras, respeitando
a ordem de entrada no artigo.
Ex.: (1915a, 1915b...).
De acordo com Reeside (1927a) ou (REESIDE, 1927b)
No caso de compilação de textos de um mesmo autor em uma obra, colocar o ano do texto
seguido do ano da edição da obra utilizada.
Ex.: (SCHUDSON, 1992/1997)
(DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)
No caso de obra de vários autores, os sobrenomes destes deverão ser citados separados
por ponto e vírgula.
Ex.: (KATZ; LAZARSFELD, 1970)
As citações de várias obras, de autores diversos, mencionadas simultaneamente, devem
ser separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética.
Ex.: (FONSECA, 1995; PAIVA, 1997; SILVA, 1997).
Nas citações textuais (citação direta curta), entre aspas, deverá ser acrescida a página.
Ex.: “É que o saber não é feito para compreender, ele é feito para cortar.” (FOUCAULT,
1984, p. 28).
As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas.
As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Ex.: Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos
[...]”.
No caso de citações textuais de artigos de revista ou jornal, deverão constar o título do
artigo, o nome da revista ou do jornal, a cidade, o número da página e a data de publicação.
Ex.: “Ascender socialmente e adquirir produtos que simbolizassem o status alcançado”.
(Folha de S. Paulo, p. 4, 2 abr. 1995).
As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo
de 4 cm da margem esquerda, com corpo 10 e sem as aspas.

III
Referências

Inserir apenas as referências utilizadas no artigo.
Devem vir em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta
(maiúsculas).
Ex: EWEN, S. ...
SILVERSTONE, R. ...
Os itens devem obedecer à seguinte ordem:
Livro – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, título em itálico, cidade, editora, ano.
Ex.: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
Capítulo de livro – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, título, seguido de ponto
final e da palavra In (seguida de dois pontos) e o sobrenome do organizador ou
coordenador ou editor em caixa-alta, seguido das iniciais e (Org.) ou (Coord.) ou (Ed.).
Na sequência, entram o título do livro em itálico, a cidade, a editora, o ano.
Ex.: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.;
SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo:
Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
Artigo de revista – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, título do artigo, nome da
revista em itálico, cidade, volume (v.), número (n.), páginas (usar p. para singular e plural)
e ano.
Ex.: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio
de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
Artigo de jornal – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, nome da matéria, nome do
jornal em itálico, local e data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e páginas
correspondentes.
Ex.: NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28
jun. 1999.
Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
Ex. (sem autoria): A FLOR Prometida. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 4, 2 abr. 1995.

IV

Referências de sites

Acrescentar, no final da referência, “Disponível em: <endereço eletrônico="">”, e a data de acesso ao documento, precedida da expressão: “Acesso em:”. Ex.: SILVA, Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 1998. Caso seja uma pesquisa em todo o site, cite: O nome do site. Disponível em ... . Acesso em: Ex.: FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2012.</endereço>