jorge_duarte_tereza_cruvinel_cosette_castro

Jorge Duarte, Tereza Cruvinel e Cosette Castro participam de eventos na FIC

Os palestrantes participam do II Seminário Comunicação Pública e Cidadania e da IX Feicom nesta quarta (23/11) e quinta-feira (24/11), no auditório da FIC.

O professor Jorge Duarte, coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Embrapa, faz a palestra de abertura do II Seminário Comunicação Pública e Cidadania, nesta quarta-feira, dia 23/11, às 9h, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, no Câmpus Samambaia. Ele abordará o tema “O desafio de fazer comunicação pública”.

O evento contará também com a presença da professora Cosette Castro, da Universidade Católica de Brasília e coordenadora do projeto Inclui Comunicação Pública. De forma integrada com a IX Feicom – Feira de Informação e Comunicação, o seminário terá ainda a participação da jornalista Tereza Cruvinel, fundadora e ex-presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Ambas vão abordar o tema “Comunicação Pública em tempo de crise”. O debate ocorrerá nesta quinta-feira, dia 24/11, a partir das 8h30, no auditório da FIC/UFG.

Quem é Jorge Duarte

Jorge_Duarte

Possui graduação pela Universidade Católica de Pelotas em Jornalismo e em Relações Públicas (1989), mestrado em Comunicação Social (1996) e doutorado em Comunicação Social (2004) pela Universidade Metodista de São Paulo. É coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Embrapa, professor de pós-graduação do Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb), do Centro Universitário de Brasília e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Professor da Consultre Consultoria e Treinamento Ltda. e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Atuou durante 9 anos na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (2004 a 2013) onde foi assessor especial e diretor do Núcleo de Comunicação Pública. Top Executivo de Comunicação Região Centro-Oeste 2015 e Top 5 Executivo de Comunicação Região Centro-Oeste 2016 eleito por jornalistas e profissionais de agências de comunicação.

Quem é Tereza Cruvinel

Tereza_Cruvinel

Fundadora e ex-presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Na presidência do órgão, implantou a TV Brasil, formando a Rede Pública de Televisão junto com outras emissoras educativas e culturais estaduais. Começou a carreira profissional em 1982, dedicando-se logo ao jornalismo político. Atuou na TV Brasília, Jornal de Brasília, Correio Braziliense e Jornal do Brasil, entre 1982 e 1986, quando se transferiu para O Globo (RJ), para escrever a coluna Panorama Politico, por mais de 20 anos. É articulista de vários jornais e blogueira do Tema Livre.

Quem é Cosette Castro

cosette_castro

Finalizou os estudos de Pós-Doutorado na Cátedra da Unesco de Comunicação/Metodista em março de 2011. É doutora em Comunicación y Periodismo pela Universidade Autônoma de Barcelona/ Espanha, país onde viveu entre 1998 e 2003. Defendeu a tese em 2003, quando recebeu nota 10 com louvor (Cum Lauden). Possui mestrado em Comunicação e Cultura pela PUC/RS (1997); Especialização em Educação Popular pela Unisinos/RS (1996) e graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas/RS (1984). Entre 1984 e 1995 trabalhou como jornalista, atuando em jornalismo impresso, televisivo e assessoria de comunicação. Recebeu Prêmio ARI de Jornalismo em 1987. Em 1995, voltou à academia, onde passou a refletir sobre os anos de prática jornalística. É docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasilia (UCB). Em 2008 recebeu o prêmio Luiz Beltrão/ Intercom de liderança emergente em Pesquisa em Comunicação. É coordenadora do GT de Contenidos Digitales da Sociedade da Informação para América Latina e Caribe; vice coordena o GP de Conteúdos Digitais e Convergência Tecnológica da Sociedade Brasileira de Pesquisa Interdisciplinar em Comunicação ( Intercom) e é vice-coordenadora do GT Comunicação Digital da Associação Latino-americana de Pesquisa em Comunicação (ALAIC).  É pesquisadora CNPq, onde co-coordena o grupo de Pesquisa sobre Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latina. Participa da Rede Iberoamericana AUTY sobre TV Digital. Coordena o Observatório Latino-americano de Indústria de Conteúdos Digitais (Transmídias e Convergência Tecnológica) OLAICD. Faz parte do Comitê Acadêmico da Cátedra Julio Assange, de CIESPAL/Equador.

Fonte: FIC/UFG