. Publicidade e Propaganda

Curso de Publicidade e Propaganda

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Apresentação

Uma formação em construção

A primeira turma do curso de Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda é oferecida em 1997, com apenas 20 vagas. Com um dos processos seletivos mais concorridos da Universidade Federal de Goiás (UFG), o curso é um dos pioneiros na formação de Comunicadores habilitados em Publicidade e Propaganda, no Estado de Goiás.

Depois de mais de uma década, o curso se solidifica, contando com um quadro de 15 professores efetivos, representando as diversas áreas do saber que compõe uma formação interdisciplinar com a publicidade: Imagem e Som, Fotografia, Vídeo, Teorias da Comunicação, Teorias de Método e Pesquisa, Marketing, Poéticas da Mídia, Criação Publicitária, Assessoria de Comunicação, Ética e Legislação, Estratégias Digitais, Comunicação no Terceiro Setor, Empreendedorismo, dentre muitas outras.

Das 50 vagas oferecidas anualmente, o curso funciona, hoje, preferencialmente no período vespertino. Em busca de aprimorar um diálogo com as políticas governamentais da atualidade, nós professores estimulamos a mobilidade estudantil para universidades conveniadas à UFG no exterior e no Brasil. Desse modo, apenas nos últimos dois anos, 22 de nossos estudantes viveram o processo de internacionalização, pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional (PIAI), cursando parte de seus créditos em instituições francesas, coreanas, canadenses, estadunidenses, etc. Dentro do país, estimulamos a participação estudantil no Programa de Mobilidade Estudantil (PME), cuja preferência tem sido por universidades de grande porte como a UFRJ, UFF, UFPR, UFPE, UnB, etc.

No ensino, trabalhamos com a atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), contemplando os diversos campos de trabalho em que os egressos podem atuar. Neste sentido, nosso curso tem como enfoque oferecer uma panorâmica destes diversos campos de trabalho, para que o estudante possa optar pela qual tem mais afinidade e interesse. Objetivando articular teoria à prática, o curso enfatiza a formação uma prática reflexiva aliado a uma reflexão sobre as práticas atuais da comunicação publicitária no Estado, no País e no mundo.

Interessa-nos, desse modo, formar egressos capazes de:

  • Ter uma visão crítica do papel e da função da Comunicação Social e da Publicidade e Propaganda na sociedade;

  • Ter a realidade que o cerca como referência para sua formação e seu trabalho como agente de transformação;

  • Ter competência técnica, perceptiva e intelectual para criar soluções e inovação em comunicação e publicidade, observando nelas os conteúdos e os compromissos com a sociedade;

  • Desempenhar de modo criativo o papel de estrategista, de gestor, de pesquisador e realizador de tarefas típicas de sua especialidade.

 

Assim, nossas ações em ensino, pesquisa e extensão têm como princípios norteadores:

  • Propiciar uma formação que conjugue uma visão crítica e ampla da realidade, de modo que o egresso possa transformá-la a fim de atender aos propósitos e funções que a Publicidade e Propaganda tomam para si nos campos de pesquisa acadêmica, institucional, político, mercadológico, cultural e social;

  • Formar o egresso com um conhecimento coerente com os padrões contidos no currículo mínimo adotado pelo Conselho Federal de Educação e nos currículos sugeridos pelos profissionais da área c/ ou entidades de classes;

  • Adotar um currículo pleno capaz de integrar a criatividade e a capacidade de gerar ideias e gerir processos de comunicação com objetivos de tornar público ideias,

    • serviços, produtos e organizações diversas;

    • Garantir uma carga horária suficiente para cumprimento do currículo, das atividades complementares, trabalhos de conclusão de curso e dos projetos experimentais necessários ao bom desempenho profissional;

    • Propiciar um ensino de qualidade que possibilite a construção de reflexões sobre como comunicação e a publicidade podem contribuir para o crescimento e inovação social e cultural da região Centro-Oeste;

    • Atender a demanda dos campos de trabalho potenciais para profissionais com formação superior, buscando formar egressos com visão crítica da realidade e crescimento humano e opinião crítica de processos comunicacionais.

 

 

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