Teorias da Comunicação I A comunicação: histórico e evolução conceitual. O objeto da comunicação social. Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma teoria da comunicação. As principais escolas e vertentes teóricas em comunicação. Comunicação, ideologia e poder. Elementos de semiologia e semiótica. Tendências e perspectivas em comunicação (64 horas). Bibliografia básica: COHN, G. (org.) Comunicação e indústria cultural. SP: Cia. Editora Nacional, 1978. DE FLEUR, M. e BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993. FREITAG, B. A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo, Brasiliense, 1990. LIMA, L.C. (org.) Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982. MAFFESOLI, M. A contemplação do mundo. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 1995. MATTELART, Armand e Michèle. História das Teorias da Comunicação. SP: Loyola, 1997. SFEZ, Lucien. Crítica da comunicação. São Paulo: Loyola, 1994. THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. WOLF, M. Teorias da comunicação. Lisboa, Presença, 1987.
Teorias da comunicação II Os diversos referenciais teóricos aplicados à comunicação. Abordagens contemporâneas da comunicação. Comunicação, cultura e consumo. Imaginário social e subjetividade. Simulacro e pós-modernidade. A sociedade do espetáculo e a estetização da realidade. Novas tecnologias, comunicação e globalização.
Bibliografia Básica: BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Lisboa, Relógio D'Água, 1991. CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1989. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: Edusc, 2001. LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998. MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Ed. Senac SPaulo, 2001. MAFFESOLI, M. A contemplação do mundo. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 1995. MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. São Paulo: EDUSC, 2000. MORAES, Denis. Planeta mídia: tendências da comunicação na Era Global. Campo Grande: Letra Livre, 1998.
Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação I Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Fontes e tipos de pesquisa. Hábitos de leitura e técnicas de resumo e resenha. Normas, estruturação, coordenação, apresentação de trabalhos científicos: monografia, dissertação, tese. Referências bibliográficas e de documentos eletrônicos. Elaboração de projeto de pesquisa.
Bibliografia Básica: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 2. Ed. SP: Brasiliense, 1991. CARVALHO, Nelly de. Publicidade; A linguagem da sedução. 3. ed. SP: Ática, 2000. CYRANKA, Lúcia F. de Mendonça e SOUZA, Vânia Pinheiro de. Orientações para Normalização de Trabalhos Acadêmicos. 2. ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 1996. FAUSTO NETO, Antônio. A Teoria da Comunicação Social no Brasil (O que não fazer?). In: I ENCONTRO DE ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO. Salvador: Departamento de Comunicação, UFBA. 1987 Revisão crítica dos modelos de pesquisa de comunicação existentes. In: II SIMPÓSIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE – INTERCOM. Belo Horizonte, 1990. FERREIRA, Maria Nazareth. A teoria da Comunicação como Ciência (Apontamentos para a discussão de novas bases para a TC). In: I ENCONTRO DE ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO. 1987, Salvador. Núcleo Interdisciplinar de Cultura e Comunicação, Departamento de Comunicação, UFBA. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. SP: Atlas, 1996. HIRANO, Sedi (Org.). Pesquisa Social e planejamento. SP.: T. A. Queiroz, 1988. IANNI, Octávio. Os Horizontes do Pensamento. In: A SOCIEDADE GLOBAL. 6. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998, p.p. 165/182. LAGNEAU, Gérard . A sociologia da publicidade. SP: Cultrix, 1981. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. Ed. SP: Atlas, 1991. MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. SP: EDUSC, 2000. E Michelle. História das Teorias da Comunicação. SP: Loyola, 1999. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações.SP: Atlas, 1994. MENDONÇA, Leda Moreira e ALESSANDRO, Walmirton Thadeu D’. Guia para apresentação de trabalhos técnico-científicos na UFG. Goiânia: Cegraf, 1997. SARMENTO (Org.) Walney Moraes. Problemas de Metodologia nas Ciências Sociais. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1989. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. SP: Editora Autores Associados, 1986. RUBIN, Antônio Albino Canelas. A questão do objeto da Teoria da Comunicação Social. In: I ENCONTRO DE ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO. Salvador, 1987. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 21. Ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação II Enfoques de pesquisa para a comunicação. A organização do processo de pesquisa: técnicas de pesquisa. Etapas fundamentais da pesquisa: planejamento, execução, análise e avaliação dos resultados e relatório final. A prática da pesquisa em comunicação.
Bibliografia Básica: LOPES, M. I. V. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 1990. SANTAELLA, Lúcia. Comunicação & pesquisa. São Paulo: IIacker Editores, 2001. MELLO, J. M. Teoria da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos. Petrópolis: Vozes, 1998. QUIVY E CAMPENHOUDT. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1992. TIHLLENT, Michel. Crítica metodológica, Investigação Social e Enquete Operária. SP: Polis, 1985.
Teoria da Opiniâo Pública Natureza, formação e conteúdo da opinião pública. Público e massa. Mídia e opinião pública. Formas de expressão, controle e manipulação da opinião pública. O papel da sociedade civil organizada. O espaço público. A espetacularização da política.
Bibliografia Básica: VIA, Sara Chucid da. Opinião Pública. São Paulo: Loyola, 1983. SILLA, Cervellini, FIGUEIREDO, Rubens. O que é opinião pública. São Paulo: Brasiliense, 1996. SUSSKIND, l E Fild, P. Em crise com a opinião pública. São Paulo: Futura, 1996. THIOLANT, Michel. Opinião pública e debates políticos. São Paulo: Polis, 1986.
Seminário Temático Seminário Temático é uma disciplina aberta com o objetivo de realizar a interface do campo da Comunicação com as disciplinas das áreas básicas do conhecimento, especialmente com a Filosofia, Antropologia, Sociologia, Política e Economia. É uma disciplina de aprofundamento e de atualização de temas considerados relevantes. A ementa e o programa deste seminário serão aprovados no planejamento semestral de curso.
Introdução às Relações Públicas Histórico das relações públicas. Definição de relações públicas. Natureza das relações públicas. Funções e princípios básicas de relações públicas. Processo de relações públicas. Relações com os diferentes públicos. Aplicação das técnicas de relações públicas.
Bibliografia Básica: GUTIERREZ Fortes, Waldyr. Relações públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. 2ª. Ed. Ver. e ampl. São Paulo: Summus, 2003. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Obtendo resultados com relações públicas. SP: Pioneira, 1997 NOGUEIRA, Maria Francisca Magalhães. Atendimento ao consumidor: O Procon de Goiânia. Goiânia: Cegraf, 2000. NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada. Como gerenciar: imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. RJ: Mauad, 2000. SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas e micropolítica. SPaulo: Summus, 2001.
Estatísca Aplicada Estudo do método estatístico e sua aplicação no processo de investigação dos fenômenos estatísticos, descritos quantitativamente e qualitativamente. Estudo da teoria da amostragem e suas aplicações na pesquisa, na avaliação de parâmetros. Verificação de teses e de hipóteses.
STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. Harbra
Projeto Experimental ou TCC I Projeto experimental (PE): Definição do tema e da instituição. Levantamento exploratório do cliente: apresentação, histórico do cliente, briefing. Elaboração de pré-projeto. Aceite do cliente e do professor orientador. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): revisão bibliográfica, elaboração do projeto de pesquisa.
Projeto Experimental ou TCC II Projeto experimental (PE): Pesquisa e diagnóstico. Elaboração de Plano de Relações Públicas e/ou Projetos de Relações Públicas para a organização. Relatório final. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): redação da monografia.
Ética Conceito de ética e moral. Ética e Justiça. Ética e Responsabilidade. Ética e discurso. A responsabilidade social do Relações Públicas na sociedade contemporânea. O compromisso social inerente aos profissionais. Ética Empresarial.
Bibliografia Básica: ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo: Ed. Atlas, 2001 COSTELLA. Antônio F. Legislação da comunicação social – curso básico. Campos do Jordão: Ed. Mantiqueira, 2002 LEINSINGER, Klaus M. Ética Empresarial – responsabilidade global e gerenciamento moderno. Trad. Carlos Alberto Pereira. Petrópolis: Vozes, 2001. OLIVEIRA. Manfredo Araújo. Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2000. MARQUES. Divina Eterna Vieira. O conceito de Ética em Aristóteles: um tratado para o bem viver. Dissertação de mestrado; PUCCAMP, 2000. NASH. Laura. Ética nas empresas – Guia prático para soluções de problemas éticos nas empresas. Trad. Kátia Aparecida Roque São Paulo: Makron Books, 2001.
Legislação em RP e Comunicação Direito da comunicação. Princípios constitucionais do Direito da comunicação. Direito Penal e os meios de comunicação: conceitos básicos; espécies de crimes. Direito do consumidor. Legislações ambientais e de incentivo à cultura. Código de ética das Relações Públicas.
Bibliografia Básica: ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza (org). Guia Brasileiro de Relações Públicas. Novo Hamburgo, RS: Ed. FEEVALE, 1981. BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Disponível em http://www.abradee.com.br/codigo.htm). COSTELLA, Antonio F. Legislação da Comunicação Social. Campos de Jordão: Mantiqueira, 2002. MOURA, Claúdia Peixoto de. Relações Públicas: a legislação em foco. Trabalho apresentado no GT Relações Públicas, no XIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação –INTERCOM. Londrina/Paraná, setembro de 1996. PARLAMENTO NACIONAL. Fórum de Debates do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas. São Paulo, 12/13 de agosto de 1994. SANTOS, Reinaldo. Vade-Mécum da Comunicação. 8ª ed. Rio de Janeiro: Edições Trabalhistas, 1989.
Língua Portuguesa – Redação e Expressão I Conceito de língua e linguagem. Modalidade oral e escrita. Expressão lingüística. Sintaxe e semântica. Texto e textualidade. Mecanismos de construção textual. Leitura, interpretação e produção de textos.
Bibliografia Básica: CARRAHER, David W. Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. SP: Pioneira, 1983. CERVO, A.L., BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. SPaulo: Makron Books, 1996. BASTOS, Lília da Rocha. Et. Al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 4. ed. rev. amp. RJ: LTC, 1995. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporãneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985. FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. London, Longman, 1992. FARACO, C. A., TEZZA, C. Prática de texto: língua portuguesa para nossos estudantes. Petrópolis, Vozes, 1992. FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis, Vozes, 1988. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 4. ed. São Paulo, Ática, 1997. FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora UNB, 1995. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. RJ: F. Getúlio Vargas, 1986.
Língua Portuguesa – Redação e Expressão II Leitura e interpretação de textos jornalísticos, publicitários e institucionais, teórico-científicos e literários. Gêneros textuais: artigos, resenhas, resumos e outros. Coerência e coesão. Desenvolvimento de argumentação, raciocínio crítico e persuasão. Criação de textos de ficção. Adequação da linguagem verbal e escrita pelos meios de comunicação, salientando os aspectos de recepção (público alvo).
Bibliografia Básica: HALLIDAY, M. A. K. , HASAN, H. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. 3rd. ed. Oxford University Press. KOCH, Ingedore G.V. Argumentação e linguagem. 3. ed. São Paulo, Cortez, 1993. KRESS, G., van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, Routledge, 1996. PENTEADO, J. R. Whitaker. A técnica da comunicação humana. SP: Pioneira, 1986. PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo, Ática, 1995. TERRA, Ernani, NICOLA, José de. Guia prático de ortografia. SP: Scipione, 1996.
Produção de Texto Jornalístico I Fundamentos do jornalismo. A forma e o suporte tecnológico do discurso jornalistico, As caracteristicas da linguagem jornalistica. Estrutura da noticia. Seleção e ordenação. Pauta. Responsabilidade perante as fontes. Estidos de entrevistas. Produção do texto noticioso.
Bibliografia básica BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. (Vol. II). São Paulo, Ática, 1990. CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmática do Jornalismo – Buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. São Paulo: Summus Editorial, 1994. DINES, Alberto. O papel do jornal. São Paulo, Summus, 1986. LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo, Ática, 1986. LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. São Paulo, Ática, 2ª ed., 1987. LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. Florianópolis-SC, Editora Insular, 2001.
Produção de Texto Jornalístico II A reportagem – investigação e interpretação. Apuração e produção de reportagem. A entrevista (técnica) e as linguagens jornalísticas. Condução da entrevista. Informação documental. Jornalismo opinativo e argumentação. Artigos, editoriais, crônicas, resenhas jornalisticas, colunismo.
Bibliografia básica BALSAC, Honoré. Os jornalistas. Rio de Janeiro, Ediouro, 1999. BELTRÃO, Luiz. Jornalismo interpretativo. Porto Alegre, Sulina, 2ª edição, 1980. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. RJ, Record, 2001. SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnica de Reportagem – Nota sobre narrativa jornalística. São Paulo, Summus Editorial, 5ª ed. 1986.
Criação Publicitária I Introdução à redação publicitária. Funções da propaganda. A propaganda no contexto do marketing. Teorias da criação. A linguagem artística e a linguagem comunicacional/persuasiva. Linguagem e evolução do texto publicitário. Características dos textos para anúncios (varejo, venda e institucional), de mídia impressa: jornal, revista e folder.
Bibliografia básica BERTOMEU, João V. Cegato. Criação na propaganda impressa. SP: Futura, 2002. BIGAL, Solange. O que é criação publicitária ou (o estético na Publicidade). SP: Nobel, 1999. CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Ed. Futura, 1999. HOPKINS, Claude. A ciência da propaganda. São Paulo: Ed. Cultrix, s/d. PREDEBON, José. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. SP: Atlas, 1999. RIBEIRO, Júlio [et all]. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 2002. SANDMANN. Antônio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 2000. SANT´ANNA, Armando. Propaganda: teoria - técnica – prática. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002. THOMPSOM, Charles “Chic”. Grande idéia!: como desenvolver e aplicar sua criatividade. 2ª ed. Trad. Ricardo Gouveia. São Paulo: Ed. Saraiva: 1995. VESTERGAARD, Torben & KIM, Schroder. A linguagem da propaganda. Trad. João Alves dos Santos; trad. dos textos publicitários: Gilson César Cardoso de Souza. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Redação e Expressão em Relações Públicas Texto institucional. Campanha institucional. Redação de textos para campanhas institucionais: folder, cartaz, carta (mala-direta, ofício), relatório, release, jornal mural, boletim, jornal de empresa.
Bibliografia básica BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. SP:Ática, 1986. CESCA, Cleuza G. G..Comunicação Dirigida Escrita na Empresa. SP: Summus, 1995 NUNES, Marina Martinez. Redação em Relações Públicas. PAlegre: Sagra: DC Luzzato, 1995. FORTES, W. Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. SP: Summus, 2003. ARGYRIS, Chris et al. Comunicação Eficaz na Empresa. RJ:Campus, 1999 MACHADO NETO, O. Competência em Comunicação Organizacional Escrita. RJ: Qualitymark, 2003. MOLES, Abraham. O Cartaz. SP:Perspectiva, 1987. POPPER, Rudolf. A Elaboração de Manuais na Empresa. SP:Pioneira, 1981. MENDES G. F. et al. Manual de Redação da Presidência da República. Brasília: Pres. da Rep,1991 REGO, Francisco G.Torquato do.Jornalismo Empresarial: teoria e prática. SP: Summus, 1984. PALMA, Jaurês R. Jornalismo Empresarial. Porto Alegre:Sulina:DC Luzzatto, 1994. KOPLIN E FERRARETTO. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. SP: Atlas, 2003.
Cultura Brasileira Formação da cultura brasileira. Narrativas clássicas sobre a constituição da nação, da cultura e da identidade nacionais. A cultura brasileira contemporânea. Hibridismo, diferença e diversidade cultural.
Bibliografia Básica: AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. Brasília: Ed. da UnB. 1963. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998. BUARQUE DE HOLANDA, Sergio. Raízes do Brasil. José Olympio, 1993. CANCLINI, Nestor G. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1997. CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1967. DA MATTA, Roberto. Carnavais e Heróis. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1979. FAORO, Raymundo. Os donos do poder. SP: Globo, 1998 ( dois vol). FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Brasília: Ed. da UnB, 1963. GUIMARÃES E HUNTLEY (ORGS). Tirando a mascara. SP: Paz e Terra, 2000. PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. SP: Brasiliense, 1999. SOUZA, Jessé (Org). Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil – Estados Unidos. Brasília: Paralelo 15, 1997.
Filosofia Origem e o desenvolvimento dos problemas atuais da filosofia em suas diversas áreas: ciência e conhecimento, o problema do valor, filosofia e linguagem, filosofia e sociedade. Ciência e Ideologia. Teoria do Valor (juízos sobre Beleza de Juízos morais). A Filosofia e Linguagem (significado, interpretação, a relação escrita/leitura). Filosofia e sociedade (Globalização e cultura).
Bibliografia Básica: ARANHA, M. L. Arruda; MARTINS, M.ª Pires. Filosofando. SPaulo: Moderna, 1973. BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. RJ, Francisco Alves, 1986. DUFRENNE, Michel. Estética e Filosofia. São Paulo: Perspectiva, 1980. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Lisboa: Portugália, 1966. MOLES, Abraham, Teoria da Informação e Percepção Estética. RJ: EDUNB, 1978. RUSSELL, Bertrand. História da Filosofia Ocidental. RJ, Francisco Alves, 1986.
Sociologia Conceitos Sociológicos Fundamentais: Fato Social, Ação Social, Relação Social, Instituição, Grupos Sociais, Socialização, Estrutura Social, Organização Social, Comunidade, Sociedade. Processos Sociais. A Sociedade de Classes: Teorias de Classes e de Estratificação Social. Mudanças e Movimentos Sociais. Sociedade de Massas: Comunicação e Alienação.
Bibliografia Básica: ARAÚJO, C. E. P. A Percepção da Diferença numa Sociedade Relacional.: Anotações sobre o Caso Brasileiro. Mimeo: Trabalho apresentado no XXI Encontro da ANPOCS. Caxambu, 1997. ARON, R.. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo, Martins Fontes/Ed. UnB, 1987. BERGER, P. Perspectivas Sociológicas. Petrópolis, Vozes, 1986. CASTRO, A. M. & DIAS, E. F. Introdução ao Pensamento Sociológico. RJ, Eldorado, 1977. COHN, G.. Comunicação e Indústria Cultural. SP, Cia Editora Nacional & EdUSP, 1971. COHN, G.. Sociologia da Comunicação: Teoria e Ideologia. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1973. DAMATTA, R.. A Casa e a Rua. Rio de Janeiro, Guanabara, 1991. DAMATTA, R.. Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Guanabara, 1990. DURKHEIM, E.. As Regras do Método Sociológico. SP, Cia Editora Nacional, 1987. DURKHEIM, E.. Formas Elementares da Vida religiosa. São Paulo, Paulinas, 1989. DURKHEIM, E.. Sociologia e Filosofia. São Paulo, Ícone, 1994. GERTH, h. h. & MILL, W.. In: Weber, M.. Ensaios de Sociologia. RJ, Zahar, s/d. HOLANDA, S. B.. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio, 1992. LIMA, L. C.. Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990. LUKES, S. In: Cohn, G (org.). Para Ler os Clássicos. RJ, Livros Técnicos e Científicos, 1977. MARTINS, C. B. O que é Sociologia. São Paulo, Brasiliense, 1988. MILLS, W. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro, Zahar, 1980. MOISÉS, J. A.. Os Brasileiros e a Democracia. São Paulo, Ática, 1995. MOYA, C.. Imagem Crítica da Sociologia. São Paulo, Cultrix, 1970. SOUZA, J.. O Malandro e o Protestante. Mimeo: Trabalho apresentado no XX Encontro da ANPOCS. Caxambu, 1996. WEBER, M.. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. SP, Pioneira, 1989. WEBER, M.. Economia e Sociedade. Vol 1. Brasília, Ed. UnB, 1994. WEBER, M.. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, s/d.
Introdução à Ciência Política Definição de politica. Noções básicas: Estado e instituições políticas; poder e autoridade; processo decisório; a função politica e a democracia. Distinção entre filosofia política e teoria política. Estudos ilustrativos, retirados de diferentes subcampos da Ciência Política. A influência dos meios de comunicação de massa sobre os processos políticos; pesquisas e marketing eleitorais. A relação entre ética e política, e entre ética e Ciência Política.
Bibliografia Básica: BOBBIO, Noberto et al. (orgs.). Dicionário de Política. Várias edições. Brasília, Ed Unb: 2001. MICELI, Sérgio (org.). O que Ler na Ciência Social Brasileira, Volume 3: Política. São Paulo, Sumaré/ANPOCS, 1999. RUA, Maria das Graças & CARVALHO, Maria Izabel Valladão de (orgs.). O Estudo da Política: Tópicos selecionados. Brasília, Paralelo 15, 1998. Vários autores. Curso de Introdução à Ciência Política (várias unidades). 2ª ed. Brasília, Ed. UNB, 1982.
Sociologia do Trabalho Análise das organizações e das formas de cooperação. Formas históricas da organização do trabalho: manufatura, fordismo e toyotismo. Reestruturação e flexibilização. Profissões e ocupações. A questão sindical e as diversas modalidades de sindicalismo: greves, ação coletiva, formas de negociação nas relações de trabalho, familia, gênero e as novas formas de organização do trabalho.
Bibliografia Básica DRUCK, Maria da Graça. Terceirização: (des) fordizando a feabrica. São Paulo: Boitrempo, 1999. ALVES, Giovovanni. O novo (e precário) Mundo do Trabalho. SP: Boitempo, 2000. LEITE, Márcia de Paula. Inovações tecnológicas e relações de trabalho: a experiência brasileira à luz do quadro internacional. IN: CASTRO, Nadya Araujo de. A máquina e o equilibrista: inovações na indústria automobilística brasileira. RJ: Paz e Terra, 1995. MATOSO, Jorge. E. I. Terceira revolução industrial e o mundo do trabalho. IN: autor. A desordem do trabalho. São Paulo: Escritta, 1995.
Introdução à Economia A economia de mercado (versão simplificada). O mercado e sua abertura ao exterior e à ação do Estado. Agregados macroeconômicos (Produto, Renda, Oferta, Demanda). Moedas, bancos e sistema financeiro. A economia da empresa. A apropriação da riqueza gerada. As contribuições dos economistas latino-americanos para o desenvolvimentismo e para o estudo das relações entre economias pobres e ricas. Teoria da dependência. A passagem do período fordista para a economia flexibilizada.
Bibliografia Básica: KANITZ, Stephen. O Brasil que dá certo: o novo ciclo de crescimento. SP: Makron Books, 1995. BAERIN. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, 1996. MANKIN, N. G. Introdução à Economia. Trad. M. J. C. Monteiro. RJ: Campus, 1999. VASCONCELLOS, M. A. Sandoval de. Economia Brasileira Contemporânea. SP: Saraiva, 1996. Fundamentos de Economia. SP: Atlas, 1998. HUNT E. K. História do Pensamento Econômico. RJ: Campus, 1989.
Tópicos Contemporâneos em Comunicação I Tópicos Contemporâneos em Comunicação são disciplinas abertas com o objetivo de aprofundar e atualizar temas referentes à Comunicação e ao ensino de Relações Públicas. As ementas e os programas de cada seminário serão aprovados no planejamento semestral de curso. A exigência ou não de pré-requisito caberá ao professor ou à coordenação de curso definir.
Tópicos Contemporâneos em Comunicação II Tópicos Contemporâneos em Comunicação são disciplinas abertas com o objetivo de aprofundar e atualizar temas referentes à Comunicação e ao ensino de Relações Públicas. As ementas e os programas de cada seminário serão aprovados no planejamento semestral de curso. A exigência ou não de pré-requisito caberá ao professor ou à coordenação de curso definir.
Teoria da imagem Natureza da imagem. A natureza e a definição da imagem. A retórica da imagem. Capacidade de referência. Signos. O espaço representando a perspectiva. Usos da cor. Aspectos teecnicos e culturais. As diferentes imagens. A imagem fotográfica. A imagem eletrônica/videográfica. A imagem cinematográfica. A imagem “pós-moderna”: simulações e virtualidades na era digital.
Bibliografia Básica: NEIVA JR., Eduardo. A Imagem. Coleção Princípios. Ed. Ática, 1986. BAZIN, André. Ontologie de l’image Photographique – Que´est-ce que le cinema. Paris, Lês Editions duCerf, 1958, Vol. 1 (em português: Cinema – Ensaios – Ed. Brasiliense). MACHADO, Arlindo. A Ilusão Espetacular, Introdução à Fotografia. SP: Brasiliense, 1984. MACHADO, Arlindo. Vídeo e sua linguagem. In: Revista USP Dossiê palavra, no. 16, Dez. 92 – Fev. 93. MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1988. MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas & Pós-Cinemas. Ed. Papirus, 1997. Eisenstein: Geometria do Êxtase. Ed. Brasiliense, 1982. FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Hucitec, 1985. BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia. Obras Escolhidas, Vol.1 (Pág. 91-107), Brasiliense, 1996. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Obras Escolhidas, Vol.1 (Pág. 165-196), Brasiliense, 1996. ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é Etnocentrismo. Coleção Primeiros Passos, Ed. Brasiliense. ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e Capitalismo, um estudo antropológico da publicidade. Ed. Brasiliense. LEVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. Ed. Tempo Brasileiro, 1973. LEVI-STRAUSS, Claude. O Totemismo Hoje. Ed. Vozes, 1975. PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. Perspectiva, 1976. TOSCANI, Oliviero. A Publicidade é um cadáver que nos sorri. Ediouro, 1996. PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. Cultrix, 1974. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Ed. Nova fronteira, 1984. BARTHES, Roland. Rhétorique de límage em Communications. Paris, Seuil, no. 4, 1964. ROSE, Carla. Aprenda em 14 dias Fotografia Digital. Ed. Campus, pág. 370, 1997. ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. Pioneira, São Paulo, 1980. DEBRAY, Régis. Vida e Morte da Imagem – uma história do olhas no ocidente. Ed. Vozes, 1984.
Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado Importância da pesquisa de opinião para o planejamento de Relações Públicas. Conceitos de pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Etapas de uma pesquisa de uma pesquisa de opinião. Execução de um projeto de pesquisa de opinião: elaboração do instrumento de pesquisa, amostragem, análise de dados e resultados e apresentação do relatório final.
Bibliografia Básica: ALMEIDA, Alberto Carlos. Como são feiras as pesquisas eleitorais e de opinião. São Paulo: Ed. FGV, 2002. AUGRAS, Monique. Opinião pública: Teoria e pesquisa. São Paulo: Vozes, 1970. BARRETO, Lauro. Pesquisas de opinião no processo eleitoral. Lúmen Júris, 1997. BADDIE, Earl. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: EDUFMG, 1999. BOUDON, Raymond. Métodos quantitativos em sociologia. São Paulo: 1987. COOK, Seltiz ; WRIGHTSMAN e KIDDER, Lousie H. Métodos de pesquisa nas Relações Sociais. 2ª. Edição, Vol.I, II, II. São Paulo: E.P.U, 1987. CROSSEN, Cyntia. O fundo falso das pesquisas: a ciência das verdades torcidas. Rio de Janeiro: Revan, 1999. DE FELIPPE JÚNIOR, Bernardo. Pesquisa: o que é e para que serve. Brasília: SEBRAE, 1994. GOODE, Willian J. e HATT, Paul K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968 MINAYO, M. C. de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1999. ROSENBERG, M. Pesquisas eleitorais em debate na imprensa. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1989.
Pesquisa Qualitativa em Relações Públicas Introdução aos princípios básicos da pesquisa qualitativa: fundamentos epistemológicos. Conceituação e evolução da pesquisa qualitativa nas ciências humanas e em relações públicas. Discussão de questões metodológicas e éticas. Abordagens qualitativas na pesquisa em relações públicas: pesquisa-ação, pesquisa participante, pesquisa etnográfica, estudos de caso, pesquisa documental, análise de discurso, análise de conteúdo, entrevista, auditoria de opinião, grupos focais e método delphi. Elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa qualitativa.
Bibliografia Básica: HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987. LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E. D. A Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A A pesquisa qualitativa: fundamentos e recursos básicos. 2 ed. São Paulo: Moraes, 1994. MINAYO, M.C. De S. O desafio do conhecimento. 2 ed. São Paulo: Hucites; ABRASCO, 1993, 269 p. POTTES, M. G. S. e TOLEDO, V. L. P. Pesquisa qualitativa no Brasil-Histórico, Evolução e Tendências. São Paulo: ESOMAR, 1991. SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2000.
Fundamentos da Administração Introdução às principais teorias administrativas: teoria clássica, teoria neoclássica e novas teorias. Modelos de administração estratégica, participativa, japonesa, virtual e empreendedora. Desenho departamental: abordagem funcional, abordagem divisional, abordagem matricial, abordagens de equipes, abordagens de redes. Desenho organizacional: organizacional, mecanísticos, burocráticos, orgânicos e adaptativos. Direção e controle. Cultura organizacional. Áreas funcionais. Funções básicas da administração.
Bibliografia básica: NELIO, Arantes. Sistemas de Gestão empresarial: conceitos permanentes de administração válidas. São Paulo: Atlas, 1998. CAMPOS, Vicente F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Rio de Janeiro: Block Editores, 1992. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 4ª. Ed. Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2000. CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro, 1999. FERREIRA, Ademir A et. Alli. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. SP: Pioneira, 1997. PEREIRA, Maria Isabel e SANTOS, Silvio Aparecido dos. Modelo de gestão: Uma análise conceitual. São Paulo: Editora Pioneira, 2001. LERNER, Walter. Administração participativa. São Paulo: Cultura, 1986. FREITAS, Fernando. Parceiros na vitória. Administração holística no mundo. São Paulo: Cultura Ed. Associados, 1991. OLIVEIRA, Marco A. Cultura organizacional. São Paulo: Nobel, 1988. VENTURA, Jordi et all. Dirección de Comunicacion empresarial e institucional. Barcelona, Madri: Gestión, 2000. MAXIMIANO, Antonio C. A. Além da Hierarquia: Como implantar estratégias participativas para administrar empresa enxuta. São Paulo: Atlas, 1995. IANNI, A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Editora Best Seller, 1990.
Mercadologia Conceitos mercadológicos. Necessidades, demandas, desejos, valor e satisfação. A ótica da troca, transações e relacionamentos. Segmentação de mercado. Variáveis controláveis e incontroláveis no processo mercadológico. Aplicação do mix de marketing.nas estratégias de comunicação da organização.
Bibliografia Básica: KOTLER, Philip; Armstrong, Gary. Princípios de Marketing. SP: Prentice Hall, 2003. EQUIPE EAESP - FGV, Gestão de Marketing. São Paulo, Saraiva 2002 CZINKOTA, Michael R. et al. Marketing as melhores práticas. PAlegre: Bookman, 2001. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. SP: Prentice Hall, 2000. SHIMP, Terence A. Propaganda e Promoção - Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Assessoria em Comunicação Conceitos básicos: a comunicação integrada na empresa. As etapas para a elaboração da política de comunicação organizacional. Diagnóstico geral. Classificação e estudos dos públicos e implementação das ações. Estratégias de captação de recursos Ética, controle e gestão das informações institucionais. Projetos editoriais e gráficos da comunicação dirigida escrita na empresa. Elaboração e atualização do mailing list. Mída trainning e organização de entrevistas coletivas. Press release, press kit e o processo de distribuição. Relatório e planejamento anual de atividades. A estruturação dos setores de Relações Públicas e a gestão da comunicação.
Bibliografia Básica: BARROS, Antonio; DUARTE, Jorge; MARTINEZ, Regina (orgs). Comunicação: discurso, práticas e tendências. São Paulo: Rideel/Brasília: UNICEUB, 2001. CAHEN, Roger. Comunicação empresarial. São Paulo: Best Seller, 1996. DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. Brasília: Atlas, 2002. NOGUEIRA, Maria Francisca Magalhães. O atendimento ao consumidor: O Procon de Goiânia. Goiânia: Ed. Cegraf, 2000. KOPPLIN, Elisa & Ferraretto, Luiz A Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: Sagra-De-Luzzatto, 1993. VILELA, Regina. Quem tem medo da imprensa? Como e quando falar com jornalistas. Guia básico de mídia training. Rio de Janeiro: Campus, 1998. WEY, Hebe. O Processo de Relações Públicas. São Paulo: Summus, 1986.
Planejamento de Relações Públicas Definição, função e níveis do planejamento de Relações Públicas (RP). Dimensões do planejamento: racional, política, valorativa e administrativa. Administração do planejamento: fases de planejamento, organização, execução e coordenação; avaliação – acompanhamento e controle. Fases de elaboração do planejamento: concepção, determinação do problema (diagnóstico), definição de objetivos, seleção de mídias, orçamento, sensibilização da equipe executora, execução e avaliação. Aplicação prática: elaboração de plano e/ou projeto e/ou proposta.
Bibliografia Básica: ALBUQUERQUE, Adão Nunes. Planejamento de relações públicas. Porto Alegre: Sulina, 1983. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997. BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento: Introdução à metodologia do planejamento social. 4ª ed. São Paulo: Moraes, 1981. LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000. GUTIERREZ FORTEZ, Waldyr. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. 2ª ed. Rev. E ampl. São Paulo, 2003.
GEST. Estratégica em Comunicação e Marketing (planejamento Estratégico) Planejamento tradicional x planejamento estratégico. Conceituação de planejamento e de sistema. O pensamento estratégico. Métodos e instrumentos do planejamento estratégico: diagnóstico estratégico, missão da empresa, objetivos, desafios, estratégias e políticas empresariais. Controle e avaliação do planejamento estratégico. Elaboração de planos estratégicos.
Bibliografia Básica: ASNOF, Igor e outros. Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1981. BETHLEM, Agrícola. Política e estratégia de empresas. Rio de Janeiro: 1981. BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento: introdução à metodologia do planejamento social. São Paulo, 1981. CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro,1999 GAJ, Luis. Administração estratégica. São Paulo: Ática, 1987. IANNI, Octavio. Estado e planejamento no Brasil. Rio de Janeiro, 1986. OLIVEIRA, Djalma P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e prática. São Paulo, Atlas, 1992 FISCHMANN, Adalberto A e ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Atlas, 1995. TAVARES, Mauro Calixta. Planejamento estratégico. SP: Editora Harbra, 1991.
Planejamento Gráfico-Visual O espaço gráfico e seus elementos de expressão: diagrama, imagem, tipologia e cor. O projeto gráfico: conceito e produção. A relação entre a forma e o conteúdo editorial. Técnicas de representação e de reprodução: pré-impressão, acabamento e papéis. Desenvolvimento de projeto gráfico: jornal, revista e folder. Computação gráfica.
Bibliografia básica: CRAIG, James – Produção gráfica. Nobel, São Paulo, 1987. FOLHA DE SÃO PAULO – Novo manual da redação. FSP, São Paulo, 199 HURLBURT, Allen. The grid, NY, Van Nostrand Reinholdco, 1978. JÚNIOR, José Ferreira. Capas de Jornal, São Paulo, Senac, 2002. MENGARDO, Valdir. O olhar domesticado: um estudo sobre o discurso gráfico da imprensa. Dissertação de mestrado. PUC/SP, 1988. RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico, Brasília, Linha gráfica, 1998.
Produção Audiovisual O processo de gravação em vídeo tape e câmaras digitais. A imagem cinematográfica: enquadramento, composição e planos. Introdução à construção do sentido no discurso iconográfico. Técnicas da montagem Roteiro Introdução ao desenvolvimento da ação dramática. A comunicação pelo som, o rádio como mídia, texto, trilha, spot, jingle etc. Os sons nos roteiros de TV. Som direto, locução.
Bibliografia Básica: ALENCAR, Valtécio. Como montar o quebra-cabeça da produção. Videomaker. Ano 1, nº 8, 1997. ALMEIDA, Cândido José Mendes de. Uma nova ordem audiovisual: novas tecnologias de comunicação. SP: Summus Editorial, 1988. BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. SP: Summus, s/d, 3. ed. 1982 . BUONFIGLIO, Mario. Cinematografia eletrônica. Tela Viva, Março, 1997. CARVALHO, Nelly de. Publicidade; a linguagem da sedução. 3. ed. SP: Ática, 2000. CALVENTE, Emerson. Movimentos de Câmera. Tela Viva, Novembro, 1997. CASEIRO, Lucélia. Quando a emissora vira anunciante. Tela Viva, Julho, 1995. COSTA, Beto. Pontapé inicial. Tela Viva, Nov. 1997. CURY, João Wady. Storyboard: pra quê?. Videomaker, Ano 02, nº 16, 1998. DEL BIANCO, Nélia. O uso de efeitos sonoros na produção radiofônica. ICHL, UFG, s/d, mimeografado. GAGE, David Leighton, MEIER, Cláudio. O Filme publicitário. 2. Ed. SP: Atlas, 1991. KAPLUN, Mário. Produccion de programas de radio: El guion – La realizacion. Quito, 1973. LOPES, André. Vídeo Solto. Videomaker, Ano 02, nº 21, 1998. MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. SP: Edusc, 2000. MARTINS, Jorge S.. Redação Publicitária; Teoria e Prática. 2. Ed. . SP: Atlas, 1998. MOREIRA, Sônia Virgínia. O Rádio no Brasil. RJ: Rio Fundo Editora , 1991. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1984. PRADO, Emílio . A estrutura da informação radiofônica. SP: Summus Editorial, 1989. RAMOS, José Mário Ortiz. Televisão, publicidade e cultura de massa. Petrópolis: Vozes. 1995. REBOUÇAS, Flávia. Câmara sobre rodas. Videomaker, Ano 02, nº 20, 1998. SIMÕES, Inimá F. Um país no ar. SP: Brasiliense / FUNARTE, 1986. SUGUIMOTO, Alexandre. Como produzir seu próprio videoclipe. Videomaker, Ano 02, nº 18, 1998. TAVARES, Reynaldo C. Histórias que o rádio não contou. 2. Ed. SP. Harbra, 1999. TECEROLI, Paulo. No fundo azul: Saiba como trabalhar bem com o chromakey. Videomaker, Ano 02, nº 16, 1998. WATTS, Harris. On Camera. O curso de produção de filme e vídeo da BBC. 3. Ed. SP: Summus Editorial, 1990.
Introdução à Fotografia Instrumentação conceitual do papel da fotografia no mundo contemporâneo: análise dos seus valores estruturais comuns a outros campos das artes visuais e comunicação. Operação de câmera fotográfica e seus acessórios. Recursos técnicos das câmeras profissionais. Operações de laboratório: revelação, cópia, ampliação.
Bibliografia Básica: ADAMS, Ansel. A câmera , o negativo e a cópia. Editora Senac, São Paulo, 2000. BUSSELE, Michel. Livraria Pioneira Editora. São Paulo, 1979. GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio Fundo Editora, RJ, 1992. KEENE, Martin. Fotojornalismo, guia profissional. Dinalivro, Lisboa, 2002.
Relações Públicas Especializada I Disciplina aberta para verticalização de conteúdos próprios de Relações Públicas especializadas nas seguintes vertentes: Relações Públicas Empresariais, Relações Públicas Governamentais, Relações Públicas no Terceiro Setor. A disciplina prevê ainda práticas de laboratório especializado.
Relações Públicas Especializada II Disciplina aberta para verticalização de conteúdos próprios de Relações Públicas especializadas nas seguintes vertentes: Relações Públicas Empresariais, Relações Públicas Governamentais, Relações Públicas no Terceiro Setor. A disciplina prevê ainda práticas de laboratório especializado.