Ética da Comunicação Conceito de ética e moral. Ética, Justiça e Comunicação Social. A responsabilidade social do publicitário na sociedade contemporânea. O código de ética profissional. Disposições constitucionais inerentes aos meios de comunicação. O compromisso social inerente aos seres profissionais. Ética empresarial e institucional. Questões éticas do uso da imagem. Comunicação e direito autoral.
Bibliografia Básica: ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo: Ed. Atlas, 2001 BARROS FILHO, Clóvis de. Ética na comunicação. Editora Moderna, São Paulo, 1995. BLÁZQUEZ, Niceto. Ética e meios de comunicação. São Paulo: Paulinas, 1999. COSTELLA. Antônio F. Legislação da comunicação social – curso básico. Campos do Jordão: Ed. Mantiqueira, 2002. FISCHER, Desmond. O Direito de Comunicar. SP: Brasiliense, 1984. KOSOVSKI, Ester (org.) Ética na comunicação. Rio de Janeiro, Mauad, 1995. LEINSINGER, Klaus M. Ética Empresarial – responsabilidade global e gerenciamento moderno. Trad. Carlos Alberto Pereira. Petrópolis: Vozes, 2001. OLIVEIRA. Manfredo Araújo. Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2000. NASH. Laura. Ética nas empresas – Guia prático para soluções de problemas éticos nas empresas. Trad. Kátia Aparecida Roque São Paulo: Makron Books, 2001
Introdução à Publicidade e Propaganda Publicidade e propaganda: conceitos e definições. A Teoria da Publicidade. Publicidade e o contexto político, social e econômico. A publicidade de vendas e a publicidade político-institucional. Os elementos do sistema publicitário: agências, anunciantes, corretores, veículos e fornecedores. A estruturação das agências, o departamento de publicidade e o departamento comercial dos veículos.
Bibliografia básica: BRANCO, Renato Castelo [et alli], (Planej. e Coordenação). História da Propaganda no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz Editora, 1990. CADENA, Nelson Varón. Brasil: 100 anos de propaganda. São Paulo: Edições Referência, 2001. GRACIOSO, Francisco & PENTEADO, José Roberto Whiteaker. Cinqüenta anos de vida e propaganda brasileiras. São Paulo: Mauro Ivan Marketing Editorial, 2001. MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira. Rio de janeiro: Ediouro, 2001. PENTEADO, José Roberto Whiteaker. A propaganda antiga. São Paulo: Livraria Editora Pioneira, 19874. RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação: pequena história da propaganda no Brasil. São Paulo: Atual Editora 1985. SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª edição. São Paulo: Pioneira, 1998
Legislação em Publicidade e Propaganda Regulamento legal da profissão de Publicidade e Propaganda. O Código de Defesa do Consumidor. Aspectos deontológicos. Legislações de interesse da área de Comunicação Social e da Publicidade e Propaganda. Direito do consumidor.
Bibliografia básica: ANDRÉ, Alberto. Ética da Comunicação Social: Doutrina e Códigos, 3ª ed., Porto Alegre RS., Asgra: DC Luzzatto, 1992. COSTELLA, Antônio F. Legislação da Comunicação Social: curso básico. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2002. ERBOLATO, Mário. Deontologia da Comunicação Social, Petrópolis, Vozes, 1982. FERREIRA, Aluísio. Direito à Informação, Direito à Comunicação (Direitos Fundamentais na Constituição Brasileira),SP., Celso Bastos Editor, 1997. PASQUALATTO, Adalberto. Os efeitos obrigacionais da Publicidade no Código de Defesa do consumidor, SP., R.T., 1997. SANT’ANNA, A Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Atlas, 2000.
Língua Portuguesa: Redação e Expressão Conceito de língua e linguagem. Modalidade oral e escrita. Expressão lingüística. Sintaxe e semântica. Texto e textualidade. Mecanismos de construção textual. Leitura, interpretação e produção de textos.
Bibliografia Básica: CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo, Ática, 2000. CUNHA, Celso. CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985. FAVERO, L. Coesão e coerência textuais. São Paulo, Ática, 1998. FIORIN, J. L; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo, Ática, 1999. GARCIA, O. M. Comunicação e prosa moderna — aprenda a escrever aprendendo a pensar. Rio de Janeiro, FGV, 1997. NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo, EdUnesp, 2000. PÉCORA, A. Problemas de redação. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
Seminário Temático em Comunicação - I Disciplina do Núcleo Comum que tem por objetivo aprofundar e atualizar a discussão acerca de conteúdos relevantes na área de Comunicação. Seminário temático com abordagem interdisciplinar. A ementa e o programa são definidos e aprovados a partir de planejamento semestral do curso.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor responsável pela disciplina, considerando a especificidade do tema a ser desenvolvido.
Teorias da Imagem – I Natureza da imagem. A natureza e a definição da imagem. A retórica da imagem. Capacidade de referência. Signos. O espaço representado – a perspectiva. Usos da cor na publicidade. Aspectos técnicos e culturais.
Bibliografia básica: BRITO, João Batista de. Imagens Amadas, Ateliê Editorial, 1995 DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico, Ed. Papirus, 1994 JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem, Papirus Editora, São Paulo, 1996 MACHADO, Arlindo. A arte do Vídeo, Ed. Brasiliense, São Paulo, 1988. ROCHA, Everardo P. Guimarães Rocha, Magia e Capitalismo – um estudo antropológico da publicidade, Ed. Brasiliense
Teorias da Imagem – II As diferentes imagens. A imagem fotográfica. A imagem eletrônica/videográfica. A imagem cinematográfica. A imagem “pós-moderna”: simulações e virtualidades na era do digital.
Bibliografia básica: BAZIN, André. Cinema – ensaios . São Paulo: Brasiliense, 1988. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica . In: Walter Benjamin, BURGOYNE, Robert. A nação do filme . Brasília: Editora da UNB, 2002 CHARNEY, Leo & Schwart, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna . São Paulo: Cosac & Naify, 2001. DIDEROT, Denis. Dircurso sobre a poesia dramática . São Paulo: Brasiliense, 1996. ELIAS, Norbet. O processo civilizador . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. FRIEDRICH, Otto. A cidade das redes . São Paulo: Companhia das Letras, 1988 Magia e técnica – Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985
Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Fontes e tipos de pesquisa. Hábitos de leitura e técnicas de resumo e resenha. Normas, estruturação, coordenação, apresentação de trabalhos científicos: monografia, dissertação, tese. Referências bibliográficas e de documentos eletrônicos. Elaboração de projeto de pesquisa.
Bibliografia básica: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1991. CYRANKA, Lúcia F. de Mendonça e SOUZA, Vânia Pinheiro de. Orientações para Normalização de Trabalhos Acadêmicos . 2. ed. Juiz de Fora: EDUFJ, 1996. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1992. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa . 3. ed. SP: Atlas, 1996. HIRANO, Sedi (Org.). Pesquisa Social e planejamento . 2. Ed. SP.: T. A . Queiroz, 1988. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. Ed. SP: Atlas, 1991. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações . 2. ed. SP: Atlas, 1994. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica . 21. Ed. Petrópolis: SARMENTO (Org.) Walney Moraes . Problemas de Metodologia nas Ciências Sociais . Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1989.
Teorias da Comunicação – I A comunicação: histórico e evolução conceitual. O objeto da comunicação social. Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma teoria da comunicação. As principais escolas e vertentes teóricas em comunicação. Comunicação, ideologia e poder. Elementos de semiologia e semiótica. Tendências e perspectivas em comunicação.
Bibliografia básica: COHN, G. (org.) Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978. DE FLEUR, M. e BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993. FREITAG, B. A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo, Brasiliense, 1990. HOHLFELDT, Antônio, Martino, Luiz C. e França, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. LIMA, L.C. (org.) Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982. MARQUES DE MELO, José. Teorias da comunicação: Paradigmas latino-americanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. MIÈGE, Bernard. O pensamento comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. MATTELARD, Armand e Michèle. História das Teorias da Comunicação. Porto: Campo das Letras, 1997. THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. WOLF, M. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 1987.
Teorias da Comunicação – II Os diversos referenciais teóricos aplicados à comunicação. Abordagens contemporâneas da comunicação. Comunicação, cultura e consumo. Imaginário social e subjetividade. Simulacro e pós-modernidade. A sociedade do espetáculo e a estetização da realidade. Novas tecnologias, comunicação e globalização.
Bibliografia básica: BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Lisboa, Relógio D'Água, 1991. CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1989. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: Edusc, 2001. LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998. MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2001. MAFFESOLI, M. A contemplação do mundo. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 1995. MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. São Paulo: EDUSC, 2000. MORAES, Denis. Planeta mídia: tendências da comunicação na Era Global. Campo Grande: Letra Livre, 1998. SFEZ, Lucien. Crítica da comunicação. São Paulo: Loyola, 1994.
Trabalho de Conclusão de Curso – I (ou Projeto Experimental – I) Trabalho final do curso de Publicidade e Propaganda, podendo resultar em uma monografia (TCC) ou no desenvolvimento de um Projeto Experimental. Monografia sobre o universo da publicidade e propaganda. Criação e desenvolvimento de artes publicitárias. Projeto, planejamento e execução de campanhas publicitárias e promocionais. Prática operacional em agências e veículos publicitários.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor orientador em conjunto com o(s) aluno(s), considerando a especificidade do projeto a ser desenvolvido.
Trabalho de Conclusão de Curso – II (ou Projeto Experimental – II) Conclusão do trabalho final, conforme previsão e desenvolvimento na disciplina pré-requisito (Trabalho de Conclusão de Curso I ou Projeto Experimental I). Elaboração de monografia em caso de TCC. Elaboração e desenvolvimento de produto ou serviço, acompanhado de relatório final, em caso de Projeto Experimental. Apresentação e defesa do trabalho perante uma banca examinadora de acordo com os critérios e os procedimentos definidos em resolução específica do curso.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor orientador em conjunto com o(s) aluno(s), considerando a especificidade do projeto a ser desenvolvido.
Cultura Brasileira Conceito de cultura. Características da cultura brasileira. Identidades e diferenças. Multiculturalismo. Gênero, família e relações étnicas/raciais no Brasil.
Bibliografia básica: AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. Brasília: Ed. da UnB. 1963. BUARQUE DE HOLANDA, Sergio. Raízes do Brasil. José Olympio, 1993. FAORO, Raymundo. Os donos do poder. SP: Globo, 1998 ( dois vol). FREIRE, G. Sobrados e mucambos. Rio de Janeiro: Record, 1996. FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Brasília: Ed. da UnB, 1963. PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1999.
Filosofia Origem e desenvolvimento dos problemas atuais da filosofia em suas interfaces com a ciência, a ideologia, a sociedade e a linguagem. A questão da verdade. Mito e comunicação. Filosofia da Linguagem. A retórica e a poética.
Bibliografia Básica: ARANHA, M. L. Arruda; MARTINS, M.ª Pires. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1973. BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1986. DUFRENNE, Michel. Estética e Filosofia. São Paulo: Perspectiva, 1980. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Lisboa: Portugália, 1966. MOLES, Abraham, Teoria da Informação e Percepção Estética. Rio de Janeiro: EDUNB, 1978. RUSSELL, Bertrand. História da Filosofia Ocidental. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1986.
História da Arte Arte e estética. Elementos da obra de arte. A interpretação sociológica da arte. A arte, a filosofia e a ciência. A arte como expressão social do momento histórico. Arte primitiva e antiga. Arte na Idade Média e no Renascimento. Escolas, vertentes e vanguardas. Panorama da arte brasileira. Tendências da arte contemporânea.
Bibliografia básica: ARGAN, GG. Arte Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1992. CALABRESE, O. A linguagem da Arte. Rio de Janeiro: Globo, 1977. CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. HAUSER, A. História da Arte. São Paulo: Salvat, 1978. HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1972. NOVAES, A. (org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1989. PROENÇA, G. História da Arte. São Paulo: Ática, 1989.
Introdução à Ciência Política Publicidade e propaganda: conceitos e definições. A Teoria da Publicidade. Publicidade e o contexto político, social e econômico. A publicidade de vendas e a publicidade político-institucional. Os elementos do sistema publicitário: agências, anunciantes, corretores, veículos e fornecedores. A estruturação das agências, o departamento de publicidade e o departamento comercial dos veículos.
Bibliografia básica: BRANCO, Renato Castelo [et alli], (Planej. e Coordenação). História da Propaganda no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz Editora, 1990. CADENA, Nelson Varón. Brasil: 100 anos de propaganda. São Paulo: Edições Referência, 2001. GRACIOSO, Francisco & PENTEADO, José Roberto Whiteaker. Cinqüenta anos de vida e propaganda brasileiras. São Paulo: Mauro Ivan Marketing Editorial, 2001. MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira. Rio de janeiro: Ediouro, 2001. PENTEADO, José Roberto Whiteaker. A propaganda antiga. São Paulo: Livraria Editora Pioneira, 19874. RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação: pequena história da propaganda no Brasil. São Paulo: Atual Editora 1985. SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª edição. São Paulo: Pioneira, 1998
Psicologia da Comunicação A interface Psicologia e Comunicação Social. Elementos e conceitos para análise psicológica da comunicação social. Processos de socialização e individualização. Indivíduo, grupo e massa. Efeitos dos meios de comunicação social. O inconsciente, o desejo e a linguagem da comunicação. Limites psicológicos ao processo de comunicação.
Bibliografia básica: BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. SPINK, M.J. (org.) O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1993. VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Seminário Temático em Comunicação – II Disciplina do Núcleo Específico que tem por objetivo aprofundar e atualizar a discussão acerca de conteúdos relevantes na área de Comunicação. Seminário temático com abordagem interdisciplinar. A ementa e o programa são definidos e aprovados a partir de planejamento semestral do curso.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor responsável pela disciplina, considerando a especificidade do tema a ser desenvolvido.
Sociologia Conceitos sociológicos fundamentais: fato social, ação social, relação social, instituição, grupos sociais, socialização, estrutura social, organização social, comunidade, sociedade. Processos sociais. A sociedade de classes: Teorias de Classes e de estratificação social. Mudanças e movimentos sociais. Sociedade de massas: comunicação e alienação.
Bibliografia Básica: BERGER, P.. Perspectivas Sociológicas. Petrópolis, Vozes, 1986. CASTRO, A. M. & DIAS, E. F.. Introdução ao Pensamento Sociológico. Rio de Janeiro, Eldorado, 1977. DAMATTA, R.. A Casa e a Rua. Rio de Janeiro, Guanabara, 1991. DAMATTA, R.. Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Guanabara, 1990. DURKHEIM, E.. As Regras do Método Sociológico. São Paulo, Cia Editora Nacional, 1987. HOLANDA, S. B.. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1992. MARTINS, C. B.. O que é Sociologia. São Paulo, Brasiliense, 1988. MILLS, W.. A imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. MOISÉS, J. A.. Os Brasileiros e a Democracia. São Paulo, Ática, 1995. MOYA, C.. Imagem Crítica da Sociologia. São Paulo, Cultrix, 1970. WEBER, M.. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo, Livraria Pioneira, 1989. WEBER, M.. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, s/d.
Administração de Agência Introdução à Teoria da Administração. Visualização do ambiente administrativo em publicidade e propaganda. Funções do administrador. Novas ferramentas e tendências atuais da administração em comunicação social. Estrutura organizacional de uma agência. Atendimento: Natureza e funções.
Bibliografia básica: GRACIOSO, Francisco. Marketing, Uma experiência brasileira. São Paulo: Cultrix, 1998. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1999. PREDEBON, José. Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Ed. Atlas, 2000. RIBEIRO, Júlio [et al]. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. 3ª edição. São Paulo: Atlas,1995. SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 7ª edição. Rio de Janeiro: Pioneira, 1999. SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª edição. São Paulo: São Paulo: Atlas, 1991.
Comportamento do Consumidor Aspectos psicológicos, culturais, econômicos e sociais que configuram o comportamento dos indivíduos como consumidores. Modas, tendências, impulsos. Perfis de consumidores. Símbolos, arquétipos e estereótipos nos meios de comunicação.
Bibliografia Básica: GADE, C. Psicologia do consumidor e da propaganda. S. Paulo, EPU, 1998. GIGLIO, O comportamento do consumidor. São. Paulo: Pioneira, 2002. KERSALIAN, E. O comportamento do consumidor. São. Paulo: Atlas, Aroldo Rodrigues. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes. Everardo P. G. ROCHA. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo Rio: Mauad, 1995. BYINGTON, C. Desenvolvimento da personalidade, símbolos e arquétipos, São Paulo, Ática, 1987. PERSON, Ethel, O poder da fantasia: como construímos nossas vidas, Rio de Janeiro: Rocco, 1997. WELLAUSAN, A. Consumismo: origem em cada um de nós. Porto Alegre: Tchê, 1988.
Comunicação e Novas Tecnologias As novas tecnologias de comunicação e informação na cultura da velocidade. Internet e sociabilidade. Redes interativas e impérios midiáticos. Cultura virtual, cibercultura e processos de comunicação. Infovias, multimídia e hipermídia. Tecnologias digitais e mídias integradas aplicadas à comunicação social.
Bibliografia básica: BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D'Água, 1991. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. DIZARD Jr., Wilson. A nova mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. DOWBOR, Ladislau et al. (orgs.) Desafios da comunicação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1989. LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998. MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. São Paulo: EDUSC, 2000. MORAES, Denis. Planeta mídia: tendências da comunicação na Era Global. Campo Grande: Letra Livre, 1998.
Criação Publicitária – I Introdução à redação publicitária. Funções da propaganda. A propaganda no contexto do marketing. Teorias da criação. A linguagem artística e a linguagem comunicacional/persuasiva. Linguagem e evolução do texto publicitário. Características dos textos para anúncios (varejo, venda e institucional), de mídia impressa: jornal, revista e folder.
Bibliografia Básica: BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Ed. Futura, 2002. BIGAL, Solange. O que é criação publicitária ou (o estético na Publicidade). 2ª ed. São Paulo: Nobel, 1999. CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 2ª ed. São Paulo: Ed. Futura, 1999. HOPKINS, Claude. A ciência da propaganda. Trad. H. F. P. . São Paulo: Ed. Cultrix, s/d. PREDEBON, José. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. São Paulo: Ed. Atlas, 1999. RIBEIRO, Júlio [et all]. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 2002. SANDMANN. Antônio. A linguagem da propaganda. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2000. SANT´ANNA, Armando. Propaganda: teoria - técnica – prática. 7ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002. THOMPSOM, Charles “Chic”. Grande idéia!: como desenvolver e aplicar sua criatividade. 2ª ed. Trad. Ricardo Gouveia. São Paulo: Ed. Saraiva: 1995. VESTERGAARD, Torben & KIM, Schroder. A linguagem da propaganda. Trad. João Alves dos Santos; trad. dos textos publicitários: Gilson César Cardoso de Souza. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Criação Publicitária – II O processo criativo: como a mente opera para criar. Redação publicitária: características intrínsecas ao mercado, ao produto, ao meio. Os elementos do texto em publicidade e propaganda. A retórica do consumo. Literatura, publicidade e outras artes. Propaganda e ideologia. Estratégias, concepções e realização das mensagens publicitárias para as mídias impressa e eletrônica.
Bibliografia Básica: BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1982. COMPARATO, Doc. Roteiro: arte e técnica de escrever para cinema e televisão. 10ª ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 2002. DUAILIBI, Roberto & SIMONSEN JR, Harry. Criatividade e Marketing: o livro que contém a régua heurística. São Paulo: McGraw-Hill, 1990. JOANNIS, Henri. O processo de criação publicitária: estratégia, concepção e realização de mensagens publicitárias. 2ª ed. Lisboa: Edições CETOP, 1998. OGILVY, David. Confissões de um publicitário. Trad. Luiz augusto Cama. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand d Brasil, 1993. PREDEBON, José. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. São Paulo: Ed. Atlas, 1999. PREDEBON, J. Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Ed. Atlas, 2000. REBOUL, Olivier. O slogan. Trad. Ignácio Assis Silva. São Paulo Ed. Cultrix, 1989. DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão: segredos para você se tornar um grande criativo. Rio de Janeiro: Campus Editora, 2003. PETIT, Francesc. Propaganda ilimitada. 8ª ed. São Paulo: Siciliano, 1991.
Criação Publicitária – III A criação publicitária: características intrínsecas ao meio social e político. Os elementos do texto publicitário na criação de roteiros para documentários e para o cinema artístico. Estratégias e as técnicas de criação de campanhas de marketing político e governamental. A retórica do consumo. Literatura, publicidade e outras artes. Propaganda e ideologia. Estratégias, concepções e realização de mensagens publicitárias para a mídia digital.
Bibliografia básica: BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1982. JOANNIS, Henri. O processo de criação publicitária: estratégia, concepção e realização de mensagens publicitárias. 2ª ed. Lisboa: Ediçopes CETOP, 1998. JONES, Jones Philip. A Publicidade como negócio. Editora Nobel, 2003. OGILVY, David. Confissões de um publicitário. Trad. Luiz augusto Cama. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand d Brasil, 1993. PINHO, J. B. Publicidade e vendas na internet: técnica e estratégias. São Paulo: Summus, 2000. PREDEBON, José. Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Ed. Atlas, 2000. REBOUL, Olivier. O slogan. Trad. Ignacio Assis Silva. São Paulo Ed. Cultrix, 1989. VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na propaganda: uma proposta. São Paulo: Edições Loyola, 1999. VIEIRA, S. Marca, o que o coração não sente os olhos não vêem (reflexões sobre marketing e ética). Rio de Janeiro: Ed. PUC; São Paulo: Edições Loyola, 2002.
Direção de Arte Natureza e funções da arte na propaganda. Perfil do profissional do diretor de arte. Criação para diferentes mídias. Estética e criação de peças publicitárias. Adequação do produto ao mercado. Briefing, brainstorm, soluções de layout, peças eletrônicas e digitais.
Bibliografia Básica: HURL BURT, Alen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986. JACQUES, João Pedro. Tipografia pós-moderna: 2AB, 1998. MARTINS, José S.. O Poder da Imagem. São Paulo: intermeios, Comunicação e Marketing, 1992. RIBEIRO, Júlio. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1985.
Estágio Supervisionado Desenvolvimento e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no curso de Publicidade e Propaganda em uma determinada empresa ou instituição. Práticas e estudos supervisionados por um professor responsável pela Coordenação de Estágios e acompanhados por um profissional designado pela empresa ou instituição.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor orientador em conjunto com o(s) aluno(s), considerando a especificidade do projeto a ser desenvolvido.
Estatística Aplicada Estatistica descritiva. Elaboração e interppretação de greaficos e tabelas. Amostragem e amostra. Intervalo de confiança e número de elementos. Representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma amostra. Principais distribuições. Métodos de inferência estatística. Teste de hipóteses. Correlação. Regressão. Aplicação á publicidade.
Bibliografia Básica: CRESPO, Antônio. Estatística Fácil - Antônio Crespo. Ed. Saraiva COSTA, Sérgio Francisco. Introdução Ilustrada à Estatística. Harbra LEVIN, Jack. Estatística Aplicada a Ciências Humanas. Harbra TOLEDO e OVALLE. Estatística Básica . Atlas STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. Harbra
Fotografia Publicitária A fotografia na publicidade. Elementos para análise da fotografia publicitária. As técnicas e práticas de produção, captação e a utilização de imagens fotográficas em meios gráficos, eletrônicos e digitais. Tendências e perspectivas da fotografia publicitária.
Bibliografia Básica: ARCARI, Antonio. A Fotografia: a forma, os objetos, o Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1980. BAZIN, Andre. Ontologia da Imagem Fotográfica in Cinema – Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1990. BERGER, John. Modos de Ver. Barcelona: Gustavo Gilli, 1980. CAMARGO, Isaac Antonio. Reflexões sobre o Pensamento Fotográfico: Pequena Introdução às Imagens e à Fotografia. Londrina: Editora UEL, 1997. DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1994. FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia: Usos e funções no Século XIX. São Paulo: Edusp, 1991. FONTCUBERTA, Joan. (Org). Estética Fotográfica. Barcelona: Blume, 1984. FREUND, Gisèle. La Fotografia como documento social. Barcelona: Gustavo Gilli, 1976. GURAN, Milton. Linguagem Fotográfica e Informação, Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora, 1992. SONTAG, Susan. Ensaios sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981. TOSCANI, Oliviero. A Publicidade é um cadáver que nos sorri. São Paulo: Ediouro, 1996.
Introdução à Fotografia A imagem fotográfica: histórico, processos, iluminação. Técnicas fotográficas. Teoria e prática da fotografia. Fotografia em cores e em preto e branco.
Bibliografia básica: ADAMS, Ansel. A câmera , o negativo e a cópia. Editora Senac, São Paulo: 2000. BUSSELE, Michel. Livraria Pioneira Editora. São Paulo, 1979. GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio Fundo Editora, Rio de Janeiro: 1992. KEENE, Martin. Fotojornalismo, guia profissional. Dinalivro, Lisboa: 2002. MACHADO, Arlindo. A ilusão Espetacular: Introdução à Fotografia. São Paulo; Brasiliense, 1994.
Linguagem Publicitária A linguagem publicitária: características e evolução histórica. Leitura e interpretação de textos publicitários e institucionais. Publicidade e Retórica. Publicidade, Literatura e Arte. A linguagem publicitária contemporânea.
Bibliografia básica: CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 2ª ed. São Paulo: Ed. Futura, 1999. FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo, Ática, 1993. KOCH, I. Argumentação e linguagem. São Paulo, Cortez, 1996. PREDEBON, José. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. São Paulo: Ed. Atlas, 1999. SANDMANN, Antônio J. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.
Mercadologia Princípios e instrumental do Marketing. Mercado e segmentação do mercado. Planejamento mercadológico e da comunicação. As diversas aplicações do marketing: serviços, política, cultura, turismo, processos de mobilização e mudança social. Marketing em instituições públicas e no terceiro setor.
Bibliografia Básica: COBRA, Marcos. O Impacto da Propaganda: um estudo para algumas classes de bens. como utilizar. Brasília: Edição Sebrae - Série Marketing para a pequena empresa, 1995. COTRIM, Sérgio P. de Queiroz. Pesquisa de Propaganda. São Paulo: Global, 1998. GIGLIO, Ernesto. Comportamento do Consumidor e A Gerência de Marketing. São Paulo: Pioneira, 1999. GRACIOSO, Francisco. Marketing, Uma experiência brasileira. São Paulo: Cultrix, 1998. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1999. RIBEIRO, Júlio [et al]. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. 3ª edição. São Paulo: Atlas,1995. SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 7ª edição. Rio de Janeiro: Pioneira, 1999. SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª edição. São Paulo: São Paulo: Atlas, 1991. SCKACEL, Robert. Plano de Marketing: Como prepará-lo, o que ele deve conter- São Paulo: Nobel/Summus, 1985.
Mídia Panorama geral e conceitos básicos da mídia publicitária. As múltiplas tarefas da mídia (pesquisa, planejamento, execução, checking). Análise de dados sobre circulação, audiência e seleção de veículos para a mensagem publicitária. Audiência, penetração, impacto, cobertura, freqüência e intensidade. Mídia e marketing. Funções e estruturação de um departamento de mídia. Critérios de decisão sobre os meios. Preço, espaço e relação de custos. CPM e GRP. Planejamento de mídia para os meios impressos, eletrônicos e digitais.
Bibliografia Básica: BERNARDO, Felipe Júnior de. Mídias eletrônicas, impressas e alternativas: o que são e como utilizar. Brasília: Edição Sebrae - Série Marketing para a pequena empresa, 1995. COBRA, Marcos. O Impacto da Propaganda; um estudo para algumas classes de bens. São Paulo: Atlas, 1991. COTRIM, Sérgio P. de Queiroz. Pesquisa de Propaganda. São Paulo: Global, 1998. GRACIOSO, Francisco. Marketing, Uma experiência brasileira. São Paulo: Cultrix, 1998. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1999. PREDEBON, José. Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Ed. Atlas, 2000. RIBEIRO, Júlio [et al]. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. 3ª edição. São Paulo: Atlas,1995. SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 7ª edição. Rio de Janeiro: Pioneira, 1999. SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª edição. São Paulo: São Paulo: Atlas, 1991. SCHARTZ, Tony. Mídia, o segundo Deus. Trad. Ana Maria Rocha. São Paulo: Summus, 1985.
Pesquisa de Opinião e Mercado Tipos de pesquisa. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Tipos, fontes e formas de coleta de dados. Medidas e instrumentos de coletas de dados. Amostragem. Intervalo de confiança e número de elementos da amostra. Coleta e processamento de dados. Tabulação e análise dos dados. Representação gráfica dos resultados. Planejamento e execução de pesquisa mercadológica e de opinião.
Bibliografia básica: COTRIM, Sérgio P. de Queiroz. Pesquisa de Propaganda. São Paulo: Global, 1998. SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª edição. São Paulo: Pioneira, 1998 COBRA, Marcos. O Impacto da Propaganda; um estudo para algumas classes de bens. São Paulo: Atlas, 1991. RIBEIRO, Júlio [et al]. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. 3ª edição. São Paulo: Atlas,1995.
Planejamento de Campanha Esquema de organização de campanhas de comunicação publicitária; sistemas de contas publicitárias; produção de veiculação de campanhas; análise de pesquisas; técnicas de planejamento; posicionamento do produto no mercado; o foco no consumidor; elaboração de planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda; expectativa de êxitos; contratos entre agência de Publicidade e Propaganda/veículos/clientes; briefing; CMI: Comunicação Integrada de Marcas.
Bibliografia Básica: CORRÊA, Roberto. Planejamento de Propaganda. 8a. Ed. Rev. e atualizada. São Paulo: Global Editora, 2002. GRACIOSO, F. Contato imediato com o marketing. 2ª. ed. Rio da Janeiro: Global Editora. 1986. JOSEPH. David e McBURNE. Tony. Marketing Plus: uma abordagem na administração integrada. Trad.: Fernando A de P. Andrade. Rio de Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora. 1991. KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 10a. Ed. Trad.: Bazan Tecnologia lingüística/Cristina Bazan. São Paulo: Futura, 1999. LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Ed. Futura, 2000. PINHO, J. B. . Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. 3a. Ed. Campinas: Ed. Papirus, 1991. RAPP, Stan e COLLINS, Tom, .Máxi Marketing. Trad: Míriam Fonseca Diniz: sel. de textos e rev. texto: Francisco Alberto Madia da Souza. São Paulo: McGraw-HilI. 1988. RIBEIRO, Júlio [et alli]. Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Editora Atlas, 1985. RIES, Al. E TROUT, Jack. Marketing de guerra I: os conceitos. 23a. ed. Trad:. Auriphebo Berrance Simmões: Seleção de textos e revisão técnica: Francisco Alberto Madia de Souza. São Paulo: McGraw-llill, 1986. SCHULTZ, Don e BARNES, Beth E.. Campanhas estratégicas de comunicação de marca. Trad. Maria Mota. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2001. SCKACEL, Robert. Plano de Marketing: como prepará-lo, o que ele deve conter. São Paulo: Nobel, 1997.
Planejamento Gráfico e Visual Projeto gráfico: conceito e composição. Espaço gráfico: aplicação de imagens e de textos. Processos industriais de reprodução: pré-impressão, impressão e acabamento. Arte final: medidas gráficas, imagens, texto, ilustração. Computação gráfica: softwares de editoração eletrônica e de tratamento de imagens. Criação e produção de anúncios, material promocional, imagem corporativa, embalagens e produtos editoriais.
Bibliografia Básica: CRAIG, James. Produção Gráfica. São Paulo: Nobel, 1897. FARIA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgar Blucher, 1986. HURL BURT, Alen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986. MOLES, Abraham. O cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1987. PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Ed., 2002.. STRUCK, Gilberto Luis. Identidade visual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa Emp. Gráfica. Ed., 1989.
Prática de Pesquisa em Comunicação Enfoques de pesquisa para a comunicação. A organização do processo de pesquisa: técnicas de pesquisa. Etapas fundamentais da pesquisa: planejamento, execução, análise e avaliação dos resultados e relatório final. A prática da pesquisa em comunicação.
Bibliografia básica: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1997. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 2. Ed. SP: Brasiliense, 1991. CASTRO, Cláudio de M. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 1977. FRANÇA, Júnia L.; BORGES, Stella M.; VASCONCELLOS, Ana C. de.; MAGALHÃES, Maria H. de A. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte, UFMG. RUDIO, Franz V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1978. SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 3. ed. SP: Editora Autores Associados, 1986.
Produção Audiovisual – I O processo de gravação em vídeotape e câmeras digitais. Edição em ilha linear. A imagem cinematográfica: enquadramento, composição e planos. Introdução à construção do sentido no discurso iconográfico. Técnicas da montagem. Roteiro. Introdução ao desenvolvimento da ação dramática. A comunicação pelo som, o rádio como mídia, texto, trilha, spot, jingle. O trânsito de uma peça para rádio. Os sons nos roteiros de TV. Som direto, locução. Desenvolvimento de peças publicitárias.
Bibliografia Básica: ALMEIDA, Cândido José Mendes de. Uma nova ordem audiovisual: novas tecnologias de comunicação. SP: Summus Editorial, 1988. BUONFIGLIO, Mario. Cinematografia eletrônica. Tela Viva, Março, 1997. CALVENTE, Emerson. Movimentos de Câmera. Tela Viva, Novembro, 1997. COSTA, Beto. Pontapé inicial. Tela Viva, Nov. 1997. GAGE, David Leighton, MEIER, Cláudio. O Filme publicitário. 2. Ed. SP: Atlas, 1991.
Produção Audiovisual – II A ação dramática para televisão e cinema. Construção de personagem e ponto de vista. Continuidade. Roteiro e direção. Pré e pós produção. Análise de formatos de programas de televisão. Processos de interpretação e seleção de imagens. Desenvolvimento de curta metragem.
Bibliografia básica: BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte: Leitura, 2002. MARNER, Terence St. John. A realização cinematográfica. Lisboa: Edições 70, 1999. MAY, Renato. A aventura do cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. HALAS, John e MANVELL, Roger. A técnica da animação cinematográfica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Produção Cultural Reflexão critica sobre as diferentes produções culturais da sociedade: o popular, o aleternativo, as culturas urbanas e a industria cultural. Cultura, identidade e cidadania. Elaboração e gestão de projetos culturais.
Bibliografia básica: ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. S. Paulo: Brasiliense, 1998. FEATHERSTONE, M. O desmanche da cultura. S. Paulo: Nobel, 1997. HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade, Rio de Janeiro, DP&A, 1998. MORAES, Dênis
Seminário Temático em Comunicação – III Disciplina do Núcleo Específico que tem por objetivo aprofundar e atualizar a discussão acerca de conteúdos relevantes na área de Comunicação. Seminário temático com abordagem interdisciplinar. A ementa e o programa são definidos e aprovados a partir de planejamento semestral do curso.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor responsável pela disciplina, considerando a especificidade do tema a ser desenvolvido.
Tópicos Contemporâneos em Comunicação – I Disciplina do Núcleo Específico que tem por objetivo aprofundar e atualizar temas contemporâneos na área de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda. Ênfase em aspectos temáticos específicos nos campos teórico, metodológico e/ou técnico. A ementa e o programa são definidos e aprovados a partir de planejamento semestral do curso.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor responsável pela disciplina, considerando a especificidade do tema a ser desenvolvido.
Tópicos Contemporâneos em Comunicação – II Disciplina do Núcleo Específico que tem por objetivo aprofundar e atualizar temas contemporâneos na área de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda. Ênfase em aspectos temáticos específicos nos campos teórico, metodológico e/ou técnico. A ementa e o programa são definidos e aprovados a partir de planejamento semestral do curso.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor responsável pela disciplina, considerando a especificidade do tema a ser desenvolvido.
Tópicos Contemporâneos em Comunicação – III Disciplina do Núcleo Específico que tem por objetivo aprofundar e atualizar temas contemporâneos na área de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda. Ênfase em aspectos temáticos específicos nos campos teórico, metodológico e/ou técnico. A ementa e o programa são definidos e aprovados a partir de planejamento semestral do curso.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor responsável pela disciplina, considerando a especificidade do tema a ser desenvolvido.
Tutoria Acadêmica A disciplina tem por objetivo promover uma orientação pedagógica ao aluno. Tutoria sobre questões acadêmicas do curso de Publicidade e Propaganda da UFG. Discussão e orientação sobre a ênfase profissional que o aluno imprimirá à sua trajetória acadêmica. Atividades, oficinas e visitas técnicas a empresas e instituições na área de Publicidade e Propaganda.
Bibliografia básica: A bibliografia é definida pelo professor orientador em conjunto com o(s) aluno(s).