'Nossa História Daria um Filme' contemplado no PROEXT 2011

Projeto da Facomb sai do papel no ano que vem em parceria com a TV UFG

Divulgado na sexta-feira, 3, pelo Ministério da Educação, o resultado final do Programa de Extensão Universitária (Proext) 2011 trouxe uma boa notícia para a Universidade Federal de Goiás: o projeto “Nossa História Daria um Filme”, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), foi contemplado com R$ 45 mil e vai sair do papel em 2012.

Concebido pela professora Rosana Borges, que também é gerente da TV UFG, e pelo estudante Fernando Viana, coordenador do projeto Comunidade Faz Arte, o projeto se constitui numa série de dez documentários em curta-metragem que abordam a trajetória de personalidades populares radicadas em diferentes regiões goianienses. O produto do trabalho vai ser compartilhado com dezenas de emissores ligadas a instituições de ensino superior por meio da RedeIfes.

“O primeiro filme-documentário será geral e explicativo e os demais, produzidos em nove regiões da cidade de Goiânia”, explica Rosana Borges no documento enviado ao MEC. “ O objetivo é documentar, especialmente, trajetórias de vida de pessoas singulares, cuja atuação espacial é produtora de expressões culturais permeadas por histórias, sonhos e realizações em prol do bem comum”, complementa.
Segundo a professora, cada filme deve ter entre 25 e 30 minutos de duração. Ela adianta ainda que a Facomb-UFG vai coordenar o trabalho de produção, tendo a parceria da TV UFG, veículo de comunicação da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE-UFG), e do projeto Comunidade Faz Arte.

Fuente: Facomb/UFG