
Servidores, alunos e professores discutem parceria entre RTVE/TV UFG e Facomb/UFG
A TV UFG e a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG (Facomb / UFG) estão prestes a firmar uma parceria para a produção de um telejornal e de outros produtos audiovisuais a serem veiculados na emissora. Uma vez assinado o acordo, os alunos de Comunicação Social poderão participar da produção de programas televisivos inseridos em um projeto de extensão e em disciplinas de prática laboratorial.
As propostas de convênio entre a emissora e a faculdade foram discutidas em uma audiência pública nesta quarta-feira, 1º. Os professores Magno Medeiros, diretor da Facomb, Juarez Ferraz de Maia, coordenador do curso de Jornalismo, e Rosana Borges, gerente da TV UFG, participaram do evento, bem como o coordenador de imagem da televisão, Michael Valim.
Maia pontuou a importância da parceria entre a Facomb e a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), detentora da concessão do canal 14 UHF. Para ele, o convênio abre novas oportunidades de aprendizado para os estudantes, que experimentarão uma melhoria no ensino de jornalismo audiovisual, mas também desafios.
História de luta
Gerente da TV UFG e professora da Facomb, Rosana Borges apresentou um breve histórico da luta pela implementação da emissora. Desde a concessão da Rádio Universitária à Universidade Federal de Goiás, na década de 1960, a instituição vem solicitando o canal de TV. Superando muitas dificuldades, o canal foi inaugurado em dezembro de 2009. Agora, a TV UFG começa os estudos para implementação do telejornalismo na emissora.
O convênio apresentado tem por objetivo de reforçar a parceria entre a universidade e a Fundação RTVE. Ele prevê a criação de disciplinas laboratoriais que integrarão as grades curriculares de todas as habilitações do curso de Comunicação Social. Uma dessas disciplinas disporá de 30 vagas (seis por dia) e permitirá que os alunos participem da produção de um telejornal que deve ir ao ar em agosto. Alunos, servidores e professores também poderão participar de um projeto de extensão cujo edital será publicado em breve.
O coordenador de imagem da TV UFG, Michael Valim, adiantou que o telejornal deverá ter 15 minutos e até duas matérias diárias. A quantidade foi definida pela proposta de aprofundar os temas abordados. Especialistas serão convidados a participar da discussão dos assuntos, explicando o suas consequências na vida do telespectador. O horário previsto para a exibição é 20h45, antes do Repórter Brasil, transmitido pela TV UFG em parceria com a TV Brasil. O telejornal ainda não tem nome definido, mas contará com a efetiva participação de movimentos sociais por meio de convênios com os Pontos de Cultura. Valim apontou ainda a possibilidade de criação de cursos permanentes de qualificação para os alunos da faculdade.
Investimentos
Já o diretor da Facomb, Magno Medeiros, apresentou alguns investimentos realizados pela Facomb na área de audiovisual, especialmente em televisão. Afirmou também que a faculdade está aberta a parcerias e propostas como a que está sendo firmada com a TV UFG.
Os participantes da audiência pública puderam fazer perguntas e mostraram-se interessados nas possibilidades advindas do convênio.
Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/TV UFG