
Curso de Jornalismo da UFG lança livro histórico
A publicação, que resgata a história do primeiro curso de Comunicação Social de Goiás, teve contribuição de professores e jornalistas egressos
Por Tiago Gebrim
No ano em que a universidade comemora seus 50 anos, o curso de Jornalismo da UFG publica seu primeiro livro. A publicação, nomeada Jornalismo UFG, foi lançada em uma cerimônia no auditório da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb/UFG), na manhã da última quarta-feira, dia oito de dezembro. Organizado pelo coordenador do curso, o professor Juarez Maia, o livro tem a contribuição dos grandes nomes da mais antiga graduação da Facomb.
Na cerimônia de lançamento estavam presentes os atuais estudantes do curso de Jornalismo e também seus egressos, além do corpo docente da Facomb e o diretor da unidade, Magno Medeiros, os coordenadores da Assessoria de Comunicação da universidade, Silvana Coleta e Venerando Ribeiro, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado, o pró-reitor de extensão e cultura, Anselmo Pessoa Neto, e o reitor da universidade, Edward Madureira.
O professor Magno Medeiros foi o primeiro a tomar a palavra, cumprimentando os ex-estudantes, os atuais discentes e os professores presentes no evento. De acordo com ele, o lançamento do livro Jornalismo UFG é uma importante iniciativa do professor Juarez, pois resgata a história do curso de Jornaslimo desde o seu início, em 1968. Dessa posição tomou partido também Edward Madureira, ao afirmar que esse é um marco não só para a Facomb como também para a própria história da profissão em Goiás. O reitor ainda lembrou a importância da presença dos egressos nos eventos da instituição e propôs a utilização do espaço do Centro de Cultura e Eventos para a realização de cerimônias que reúnam os ex-estudantes, procurando manter vivo esse vínculo profissional – universidade.
O professor Juarez Maia fez questão de nomear os professores e jornalistas cuja dedicação e contribuição foram imprescindíveis para a realização do livro histórico e aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem ao professor Thomas Roland, pertencente à primeira geração de docentes do curso e ainda em exercício. A celebração ainda contou com uma apresentação musical dos artistas TonZêra e Emídio Queiroz e a distribuição de exemplares do Jornalismo UFG aos presentes. Ao final, um delicioso coquetel patrocinado pela Associação dos Docentes da UFG (Adufg).
Fonte: Ascom/UFG