
Professor da ECA/USP profere palestra na V Feicom
Ismar de Oliveira Soares participa de mesa-redonda na manhã desta terça-feira, no auditório da Facomb/UFG, dentro da programação da V Feicom. Ele abordará o tema Educomunicação: ressignificar o ensino de comunicação e informação.
O professor Ismar de Oliveira Soares profere palestra nesta terça-feira, dia 09, no auditório da Facomb. A mesa-redonda “Educomunicação: ressignificar o ensino de comunicação e informação” integra a programação da V Feira de Informação e Comunicação. Também participa do debate a professora Celene Cunha Monteiro Antunes Barreira, professora do Iesa/UFG e atual coordenadora de Educação a Distância da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Soares é coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) e é reconhecido como um dos mais ativos pesquisadores na área da Comunicação/Educação. De 1980 a 1988, presidiu a União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC), também assessorando a equipe de comunicação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, e nos anos 90 a União Católica latino-americana de Imprensa. Soares, aos 57 anos, foi eleito presidente da União Católica Internacional da Imprensa (UCIP), durante o Congresso Mundial da entidade realizado na Universidade de Friburgo, na Suíça. Sua função está ligada a atividades voltadas para a difusão da notícia no âmbito católico.
O que é Educomunicação
A educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos. Os recentes estudos desenvolvidos pelo NCE sobre a inter-relação comunicação e educação apontam para a emergência de um campo de intervenção social caracterizado por oferecer um suporte teórico-metodológico que permite aos agentes sociais compreenderem a importância da ação comunicativa para o convívio humano, a produção do conhecimento, bem como para a elaboração e implementação de projetos colaborativos de mudanças sociais.
O conceito e as práticas educomunicativas vêm somar-se às propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere especialmente à área das linguagens e suas tecnologias. O conceito da educomunicação propõe, na verdade, a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, nos espaços educativos, quebrando a hierarquia na distribuição do saber, justamente pelo reconhecimento de que todos as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função operacional no ambiente escolar.
Em resumo, a educomunicação tem como meta construir a cidadania, a partir do pressuposto básico do exercício do direito de todos à expressão e à comunicação. Você deseja saber mais sobre o conceito e suas aplicações? Clique aqui.
Fonte: Facomb/UFG