Produções audiovisuais são apresentadas na Expocom
Obras desenvolvidas por acadêmicos abordaram temáticas diversas em comunicação
Por Murillo Buaretto
Dezenas de pessoas compareceram ao Estúdio de TV e Vídeo da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) durante a tarde do primeiro dia do Intercom Centro-Oeste. O objetivo dos participantes do congresso era assistir às apresentações dos trabalhos de produção audiovisual na categoria Expocom. Ao todo, três grupos foram avaliados pelo júri.
O primeiro documentário apresentado retrata o trabalho desenvolvido por pessoas que se dedicam a cuidar de idosos que precisam de atenção e carinho. Os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso foram até um asilo e viveram na prática a rotina de quem dedica sua vida a fazer o bem.
O segundo trabalho foi realizado pela acadêmica Ana Elisa Alves da Universidade de Brasília. O objeto de análise do vídeo foi a Rádio Intervalo, uma emissora comunitária que funciona dentro de uma escola da cidade-satélite Planaltina (DF). No documentário Vozes de Planaltina, a estudante conversou com os alunos que produzem conteúdo para a rádio e com os estudantes-ouvintes para entender o processo como um todo: desde a produção até a recepção.
A terceira obra apresentada abordou outro gênero: a ficção. O trabalho desenvolvido por acadêmicos de Jornalismo da UFG foi um curta-metragem chamado O Castelo de Cartas. A produção ocorreu quando os estudantes estavam no 3º período do curso e foi feita com poucos recursos técnicos. O enredo mostra uma sessão de tortura feita por uma esposa traída contra a amante de seu marido. De acordo com a apresentadora do trabalho, Katherine Alexandria, a obra ficcional de suspense foi gravada em menos de dois dias.
Fonte: Facomb/UFG