Pesquisadores discutem importância da assessoria de comunicação para profissionais liberais

Levantamento revela um novo mercado de trabalho para profissionais de Relações Públicas

Por Murillo Buaretto

 

         Qual a percepção que os profissionais liberais têm do trabalho de assessoria de comunicação? Para responder a esta pergunta, um grupo de pesquisa formado por professores e alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou um levantamento com 60 trabalhadores. Os resultados da pesquisa foram expostos em uma Divisão Temática apresentada no primeiro dia, no Intercom Centro-Oeste.

 

         Durante a apresentação, o coordenador do grupo, Claudomilson Braga, expôs o quanto um relações públicas pode contribuir para a formação de uma imagem positiva de um profissional liberal. “Constatamos que 98% dos entrevistados entendem que a imagem é importante, mas não sabem que existe uma área de conhecimento que trabalha isso”, afirmou.

         Outra revelação da pesquisa foi que a maioria dos profissionais liberais – advogados, médicos, odontólogos e arquitetos – não querem ser celebridades televisivas. “Eles querem ser prestigiados e reconhecidos pelos públicos que atendem por serem bons no que fazem”. E, segundo o Claudomilson, um bom trabalho com a imagem destes trabalhadores tem a capacidade de conquistar esta visão favorável do público.

         De acordo com o coordenador da pesquisa, este estudo também revelou um mercado novo para os profissionais de Relações Públicas e da área de Comunicação como um todo. “Não conheço ninguém que esteja trabalhando em assessoria de imagem para profissionais liberais”, finaliza.

 

Source: Facomb/UFG