
Telejornalismo como ferramenta social
Parceria com a Globo Universidade traz repórteres das suas afiliadas para falar sobre suas experiências
Por Viviane Bittencourt
Foto: Kaíque agostinetti
O Intercom Centro-Oeste contou com a parceria da Globo Universidade por meio de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Um dos convidados para compor o painel de discussões sobre Jornalismo, Política e Juventude foi Júlio Mosquera, repórter da afiliada da Rede Globo em Brasília.
Júlio faz coberturas políticas e ressaltou as dificuldades de cobrir o tema. Segundo ele, é difícil a cobertura política devido a falta de imagens, pois as notícias sempre acontecem nos bastidores. Júlio ainda afirmou sobre o distanciamento dos jovens com a política. “ Os jovens de hoje não têm o mesmo interesse que os jovens de antigamente, que lutavam e se mobilizavam pelos seus direitos, hoje a juventude não se preocupa mais com a política.”
Outro convidado à participar do projeto com a Globo Universidade foi Fábio Castro, repórter da TV Anhanguera. Fábio falou do início da sua carreira de jornalista e como veio trabalhar em Goiânia. Fábio também falou sobre a importância de redes sociais e o uso da internet na programação da TV Anhanguera.
De acordo com Fábio, o Facebook é muito utilizado pela afiliada da Rede Globo. “As pessoas em geral gostam de ver na TV as matérias que correspondem às suas realidades, ou a problemas que passam, para isso utilizam-se de mídias eletrônicas.” Para Fábio Castro o jornalismo cidadão se faz cada vez mais presente nas grandes redes, e essa participação tem possibilitado matérias especiais e até mesmo grandes coberturas.
Source: Facomb/UFG