
Audiovisual em pauta
Discussões de temas variados na área do audiovisual atraem alunos e professores no Câmpus II
Por Juliana Dias
Foto: Carlos Siqueira
O primeiro dia de atividades do Intercom começou cedo aqui na Facomb. A divisão temática de audiovisual, realizada no Centro de Aulas B, trouxe novidades e tópicos interessantes para a discussão. Temas diversos foram abordados dentro desta área de pesquisa e, ao todo, na parte da manhã, foram apresentados cinco trabalhos.
A exposição de fotos "Obra marginal", da professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Ana Rita Vidica, o trabalho Lomografia: uma forma artística de documentação do cotidiano, apresentado por Mariana Capeletti Calaça, assim como os trabalhos Female Gaze e a narrativa cinematográfica, de Joanise Levy, e Comunicação, Cinema e música: o personagem invisível em "Durval Discos", de Geórgia Santana e Lisandro Nogueira, também instigaram o público presente.
O jornalista da TV Câmara mestre pela UnB, Cláudio Augusto Ferreira, também apresentou sua pesquisa na divisão temática de audiovisual pela manhã. O trabalho feito por ele tem como título A influência do nível educacional na relação de jovens universitáriaos com o "Big Brother Brasi". Ferreira pesquisou 30 jovens, sendo 15 universitários e 15 estudantes do ensino médio, e descobriu que não há tanta diferença entre os dois grupos estudados.
A maioria, de ambos os grupos, assistiram entre uma e três temporadas do programa e todos acompanham o programa pela TV aberta. Outro fator em comum é a forte relação dos espectadores com os participantes, ou seja, brigas, relacionamentos, provas do líder são momentos que chamam mais a atenção desses jovens. No entanto,uma das diferenças encontradas no trabalho foi que, no grupo dos universitários, muitos votam pela internet e também pelo celular, enquanto os estudantes do Ensino Médio votam somente pela internet.
Cláudio Ferreira comentou que acha muito importante eventos como o Intercom e que é preciso investir mais nas pesquisas na área de comunicação aqui no Centro-Oeste. "Falta uma comunicação entre as universidades, graduandos, mestrandos, professores da região. São cidades que estão perto umas das outras e é preciso estreitar as relações acadêmicas da região", afirmou. O jornalista gostou muito da programação deste Intercom e quer aproveitar estes dias para ver trabalhos em outras áreas, para abrir horizontes e trocar idéias com outras pessoas.
Divisão temática de publicidade e propaganda
No grupo de divisão temática em Publicidade e Propaganda, a presença de muitos alunos de outras cidades chamou a atenção. Com sala cheia, vários trabalhos foram apresentados e houve muita discussão entre as apresentações. A aluna do programa de mestrado da Facomb, Jullena Normando, apresentou o trabalho Programas femininos e consumo, no qual ela analisou o programa Mais você, apresentado pela Ana Maria Braga, nas manhãs de semana da Rede Globo. Em sua pesquisa, Jullena Normando analisou desde a história da imprensa feminina até os programas femininos exibidos atualmente, com ênfase no programa da Ana Maria Braga.
A mestranda Nellie Rego Santee trouxe um trabalho muito interessante sobre As figuras de estilo na propaganda impressa: suas influências na criatividade. Nesta pesquisa, Nellie Santee analisou peças publicitárias brasileiras em relação à criatividade e também ao uso de figuras de estilo nos textos. Ao final do trabalho, ela chegou à conclusão de que tais figuras não tem uma relação direta com a criatividade, e que as peças consideradas mais criativas são aquelas com maior ênfase em imagens, e não em texto.
Um terceiro trabalho também foi apresentado, Riso Irônico e o Grotesco no Discurso Publicitário, feito por Raquel de Paula Ribeiro. A estudante do sétimo período de Publicidade e Propaganda Juliana Kobayashi, da Universidade Federal do Mato Grosso, veio para o Intercom em Goiânia e disse que gostou da programação do evento, mas que achou que ela está mais voltada para o Jornalismo. "Não sei se foi impressão minha, mas acho que tem poucos trabalhos fora da área de Jornalismo", desabafou. Ela comentou que gostou muito das discussões na divisão temática de Publicidade e Propaganda e quer tentar ainda participar da oficina Comunicação e Mito, já que teve problemas na hora de fazer a inscrição via internet.
Fonte: Facomb/UFG