
Luiz Martins e Rogério Araújo ministram aula inaugural da Facomb
Professores da UnB proferem palestras nesta segunda-feira, às 8h30, no auditório do IME/INF. Com o tema Formação continuada em comunicação e informação, ética e cidadania, atividade faz parte da programação da Semana do Calouro 2010.
Os professores Luiz Martins da Silva e Rogério Araújo Júnior, ambos da Universidade de Brasília (UnB), ministram a aula inaugural da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG. As palestras interdisciplinares ocorrem nesta segunda-feira, a partir das 8h30, no auditório do IME/INF, e fazem parte da programação da Semana do Calouro 2010 da Facomb/UFG. O professores vão abordar o tema “Formação continuada em comunicação e informação, ética e cidadania”.
Na terça-feira haverá encontros interativos específicos dos cursos de Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicos. A reunião com os estudantes, coordenadores de cursos e professores tem por objetivo apresentar, principalmente aos calouros, a estrutura e o projeto pedagógico de cada um dos cursos e habilitações da Facomb/UFG. Além de informações acadêmicas, o encontro visa promover uma maior integração da comunidade universitária. No encontro do Jornalismo, foram convidados dois profissionais: Almiro Marcos, que falará sobre Jornalismo Impresso, e Luiz Spada, que abordará importantes temas que envolvem o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás.
Já na quarta-feira estão programados diversos debates e mesas-redondas. O curso de Biblioteconomia promoverá uma mesa-redonda no auditório da Biblioteca Central, a partir das 8h, com o tema “A atuação profissional do bibliotecário”. Participam os seguintes profissionais: Valéria Soledade Caetano (BC/UFG), Maria Socorro Abreu de Lima (Biblioteca Pio Vargas/Agepel), Maria Eunice Suares Barboza (Biblioteca Braille/Agepel), Murilo Melo Macedo (Colégio Marista/Biblioteca) e Rafael Bueno de Assunção (Assoc. dos Bibliotecários de Goiás).
O curso de Jornalismo organizará o painel “Mídia UFG”, às 8h, no Estúdio RTV, com a participação dos professores Luiz Signates (Rádio Universitária), Rosana Borges (TV UFG/RedeIFES UFG), Silvana Coleta (Ascom/UFG) e Lisandro Nogueira (Cine UFG). O curso de Relações Públicas programou uma mesa-redonda que abordará o tema “Profissionais de RP no mercado goiano”. O debate, que ocorrerá às 8h, no auditório da Facomb, será mediado pela professora Simone Tuzzo.
Já o curso de Publicidade e Propaganda promoverá um bate-papo com Raul Seabra, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Goiás (Sinapro/GO). O encontro será realizado a partir das 14h, no auditório da Facomb.
Na quinta-feira haverá um painel que discutirá as políticas institucionais da UFG, com a participação do pró-reitor Ernando Filizzola de Melo, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PROCOM). Também participarão gestores da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). As exposições darão ênfase às oportunidades de bolsas concedidas aos estudantes.
Faz parte da programação, na quinta-feira, no Cine UFG, a exibição de documentários da TV Brasil/Ponto Brasil e da TV UFG/Fundação RTVE. E, encerrando as atividades da Semana do Calouro 2010, sexta-feira, haverá a tradicional calourada, momento de integração dos estudantes, organizada pelo Diretório Acadêmico de Comunicação (Dacom) e pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia. Nesta dia, a partir das 14h, haverá ainda, a exibição de filmes goianos de animação e os premiados do Festival Miau.
Quem é Luiz Martins da Silva
Graduação: Jornalismo, Universidade de Brasília-UnB (1975); mestrado, Comunicação - UnB (1986); doutorado, Sociologia – bolsa-sanduíche; UnB/ Universidade Nova de Lisboa (1995). Trabalhou em diversos órgãos de imprensa (Jornal de Brasília, Globo e Veja, dentre outros); professor da UnB (desde 1988). Pesquisador desde 1990, período em que tem orientado sucessivamente pesquisas de iniciação científica; mestrado e doutorado e coordenado um projeto de extensão, o SOS-Imprensa (acompanha e analisa casos de erros, abusos e vítimas da mídia). Áreas de atuação, pesquisa e produção bibliográfica: jornalismo, jornalismo público, comunicação pública e comunicação e mobilização social. Na UnB, integra a Linha de Pesquisa Jornalismo e Sociedade, com o projeto O jornalismo como teoria democrática (Bolsa PQ-CNPq). Tem escrito e publicado poesias desde 1977. Participou de várias antologias.
Quem é Rogério Henrique Araújo Júnior
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da mesma Universidade. Atuou como gerente de projetos na Área de Planejamento da Coordenadoria do Programa de Bibliotecas da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal entre 1995 e 1997. Foi Assessor da Assessoria Especial do Governador do Distrito Federal entre 1997 e 1998. É membro dos Grupos de Pesquisa Representação e Organização da Informação e do Conhecimento e Inteligência Organizacional e Competitiva registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e Membro da Comissão de Avaliação da Área de Arquivologia do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC) . Atuou como Coordenador do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília entre 2003 e 2004 e como Gerente do Programa de Comutação Bibliográfica - COMUT do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/MCT entre 2007 e 2008.
Fuente: Facomb/UFG