noticia1259005302_ORIG.jpg

Colóquio debate a TV UFG

A construção de uma televisão pública, educativa e cultural é o tema do evento, que será realizado nesta quinta-feira, às 14h, no anfiteatro do IME/UFG.

A Universidade Federal de Goiás está prestes a realizar um sonho antigo: colocar no ar o seu canal de televisão, que terá um caráter eminentemente educativo e cultural. Por força da legislação em vigor, a UFG não pôde obter a concessão, criando, em 1996, a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE) para tal finalidade. No momento, o parque de transmissão está montado e a Fundação RTVE aguarda autorização do Ministério das Comunicações para iniciar as atividades da TV UFG, que retransmitirá a TV Brasil e contará também com programação própria, ocupando o canal 14 UHF.

Com o objetivo de divulgar a efetivação da TV UFG e ampliar a discussão sobre as suas finalidades, será realizado no próximo dia 26 de novembro, às 14 horas, o I COLÓQUIO TV UFG. O evento, que tem como tema "A construção de uma televisão pública, educativa e cultural", acontecerá no Anfiteatro do Instituto de Matemática e Estatística, localizado no Câmpus Samambaia.

O I COLÓQUIO TV UFG contará com a presença da professora Maria Regina de Paula Mota (UFMG), que desenvolve diversas pesquisas sobre televisão pública no país, além do Diretor Executivo da Fundação RTVE, professor Carlito Lariucci e da Gerente da TV UFG, professora Rosana Maria Ribeiro Borges.

Na ocasião serão divulgadas duas importantes políticas da Fundação RTVE: produção cooperada e captação de produtos audiovisuais. A primeira estabelece os critérios para produções televisivas a serem desenvolvidas em parceria com a Fundação RTVE, objetivando a veiculação na TV UFG e a segunda regulamenta o envio de produtos audiovisuais já finalizados para exibição na emissora, sem custo algum para o seu realizador.

O evento é gratuito e aberto à sociedade. Nele, os participantes poderão conhecer a emissora que mudará a história da comunicação televisiva em Goiás, bem como assistir a primeira exibição pública das produções da TV UFG.

Fuente: Fundação RTVE