noticia1258052413_ORIG.jpg

Gisela Castro profere palestra no Seminário de Mídia e Cultura

Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing abordará o tema Mídia, cultura e consumo, nesta sexta-feira, às 17h30, no auditório da FAV.

A professora Gisela Castro, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), profere a palestra de encerramento do I Seminário de Mídia e Cultura, nesta sexta-feira, às 17h30, no auditório da Faculdade de Artes Visuais. Ela abordará o tema “Mídia, cultura e consumo”.

O evento é uma promoção conjunta dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) e da Faculdade de Artes Visuais (FAV). O seminário reúne palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentação de comunicações científicas. Abaixo, confira a programação.

A palestrante

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Complementação Pedagógica pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), membro da coordenação editorial da revista Comunicação, Mídia e Consumo e do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) e sócia da Intercom filiada ao NP Culturas Urbanas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e cibercultura, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, consumo, cibercultura, subjetividade, música e entretenimento.

 

 

 

I Seminário de Mídia e Cultura – 2009

As produções midiáticas e suas representações.

 

Dia 12/11/ 2009

 

8:00 h 

Credenciamento

8:30 h  

Abertura

8:45 h

Mesa PPGCom e PPGCV

9:45 h

Intervalo - coffee break

10:00 h

Palestra – Prof. André Loiselle (Carliton University)

Tema: Quebec Cinema: culture and politics

11:00 h 

Debates

12:00 h

Intervalo – almoço

14:00 

   às

16:00 h

 

Comunicações – GT 1

A representação e autorrepresentação social nos produtos midiáticos.

14:00 h

Barravento: a representação do subalterno pela ótica glauberiana - Ceiça Ferreira (UFG), Maria Luiz Martins Mendonça (orientadora – UFG)

14:20 h

O ciberespaço nasce para todos (?) - Maria Zuleide d’ Angelo Leite, Meire Luce Ribeiro de Sá Mendes e Valdirene Cássia da Silva (orientadora) (Unitins)

14:40 h

Primeiras reflexões sobre auto-representação cinematográfica xavante - Marcelo do Nascimento Melchior, Profa. Dra. Rosa Maria Berardo (orientadora) (UFG)

15:00 h

O Príncipe, de Ugo Giorgetti, e as imagens da miséria no cinema brasileiro - Rodrigo Cássio Oliveira (UFG), Prof. Dr. Lisandro Nogueira (orientador – UFG)

15:20 h

Representações sociais e opinião pública: interfaces conceituais - Simone A. Tuzzo, Claudomilson F. Braga (UFG)

15:40  h

Debates

16:00  h

Intervalo (Coffee – break)

16:20

   às

18:00 h

Comunicações – GT 3

As narrativas midiáticas contemporâneas.

16:20 h

A animação interativa aplicada à publicidade na internet -

16:40 h

A justaposição da tv fechada e aberta brasileira: A indústria cultural a serviço do puro entretenimento a partir da análise do programa Cilada - Lara Lima de O. Paiva, Murilo Luiz Ferreira / Prof. Dr. Goiamérico Felício C. dos Santos e Prof. Dra. Maria Luiza Martins de Mendonça (Orientadores – UFG)

17:00 h

O acontecimento superdimensionado: a midiatização da tragédia do crack em família de classe mais elevada - Jocélia da Silva Bortoli (Unisinos), Prof. Dr. Jairo Ferreira (orientador – Unisinos)

17:20 h

Mídia e cultura: a oralidade e as mediações da televisão na constituição das identidades na comunidade negra de Itamatatiua - Wesley Pereira Grijó; Profa. Dra. Rosa Maria Berardo (orientadora – UFG)

17:40 h

As tendências pós-modernas na leitura de Peter Greenaway - Ana Flávia Silva Amorim, Anapaula de Almeida, Lorena Ribeiro Mello

 

 

Dia 13/11/ 2009

 

8:30 h

Palestra – Prof. André Loiselle (Carliton University)

      Quebec Cinema: culture and politics

 

11:30 h

Debate

12:00 h

Almoço

13:40

   às

15:40 h

Comunicações – GT 2

O corpo e outras mídias como forma de expressão e comunicação.

13: 40 h

As representações das travestilidades no cotidiano social - Aline Soares (UFG)

14:00 h

O biopoder na sociedade de consumo: reconfigurações possíveis diante da era digital - Flávia Martins dos Santos (UFG), Profa. Dra. Suely Henrique de Aquino Gomes (Orientadora - UFG)

14:20 h

 “Homens que amam homens” e “Eu apoio o casamento gay”: encontros, confrontos e (re)construção de identidades. Andréa Pereira dos Santos. Profa. Dra. Suely Henrique de Aquino Gomes (Orientadora – UFG)

14:40 h

Corpo e comunicação na contemporaneidade - Elaine Silva Ferreira Silva Gonzaga, Suely Henrique de Aquino Gomes (Orientadora – UFG)

15:00 h

A boa forma do corpo na mídia: discurso e disciplina - Deyvisson Pereira da Costa (UFMT)

15h20

Debates

15:40 h

Intervalo (Coffee – break)

16:00

   às

16:40 h

Comunicações – GT 4

As práticas de consumo nos produtos midiáticos.

16:00 h

Beleza que põe mesa: a relação de trabalhadoras domésticas com mídia, beleza e consumo - Janaína Vieira de Paula Jordão (UFG)

16:20 h

A telenovela brasileira: uma história de sucesso e de estímulo ao consumo - Viviane Sales Martins, Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (Orientador) UFG

16:40 h

Comunicar para mobilizar e atingir resultados: uma experiência de comunicação no terceiro setor - Carlise Nascimento Borges (Alfa)

17:00 h

Desejo, encantamento e estratégias de condução na web 2.0 - Vanderlei Cassiano Lopes Junior ,Cleomar Rocha – (orientadorUFG)

17:20 h

Debates

17:30 h

Palestra – Profª. Gisela Castro (ESPM)

Mídia, cultura e consumo

18:30 h

Encerramento

 

Fuente: Facomb/UFG