
Tescarolo fará conferência de abertura da IV Feicom
A palestra , que será realizada nesta quinta-feira, dia 29, às 8h30, no auditório da Facomb, abordará o tema Comunicação e informação no século XXI: multirreferencialidades. Ricardo Tescarolo é doutor pela USP e pró-reitor Comunitário e de Extensão da PUC-PR.
O professor Ricardo Tescarolo, pró-reitor Comunitário e de Extensão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), fará a conferência de abertura da IV Feira de Informação e Comunicação (Feicom). A palestra, que será realizada nesta quinta-feira, dia 29, às 8h30, no auditório da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da UFG, abordará o tema “Comunicação e informação no século XXI: multirreferencialidades”.
Ricardo Tescarolo, que é doutor pela USP, falará sobre o tema “comunicação e informação”, relacionando questões interdisciplinares que envolvem a prática pedagógica, o ensino superior e as matrizes emergentes do pensamento educacional. O professor dará ênfase à formação docente no contexto da metamorfose civilizatória contemporânea, abordando a escola e a universidade como sistema social complexo.
A solenidade de abertura do evento contará com a participação da Banda da Guarda Municipal de Goiânia e do Grupo de Teatro do Colégio Marista de Goiânia, que apresentará a performance “Vidas em Manchetes”.
A Feicom 2009 reúne uma série de palestras, minicursos, oficinas, exposições, comunicações científicas e apresentações culturais. Confira a programação completa na página
http://feicomfacomb.blogspot.com
O conferencista
Ricardo Tescarolo possui doutorado em Educação pela USP - Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Educação pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), graduação em Letras - Português/Inglês (licenciatura) e em Pedagogia (bacharelado e licenciatura). É professor do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também exerce o cargo de Pró-Reitor Comunitário e de Extensão. Inscreve-se na linha de pesquisa "Teoria e Prática Pedagógica" e integra o grupo de pesquisas "Paradigmas Pedagógicos Emergentes na Formação de Professores". Coordena o projeto de pesquisa "A Formação de Professores no contexto da Metamorfose Civilizatória Contemporânea". É avaliador de cursos do SINAES/BASIS do MEC. Outros interesses científicos: pedagogia do equilíbrio; epistemologia da pedagogia; currículo como prática de significação espaço-temporal; matrizes emergentes do pensamento pedagógico; a escola como sistema social complexo; formação docente no contexto da metamorfose civilizatória contemporânea.
Fonte: Facomb/UFG