Expocom_Jornal1

Curso de Jornalismo é premiado no Intercom Centro-Oeste

Os estudantes Lucas Botelho, Elisama Ximenes e Kaito Campos foram premiados nas categorias Jornal Impresso, Blog e Jornalismo Literário, no Intercom Centro-Oeste, realizado em Campo Grande.

O curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG recebeu premiações em três categorias durante o XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste), realizado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, entre os dias 4 e 6 de junho.

Os alunos Lucas Botelho, Elisama Ximenes e Kaito Campos foram premiados nas categorias: Jornal Impresso, com o Jornal Samambaia (jornal laboratório do curso); Blog, com a Agência Moara (agência de notícias da Magnífica Mundi); e Jornalismo Literário, com um áudio perfil sobre uma estudante da UFG com deficiência visual. Os alunos receberam troféu e passaporte para participarem como representantes oficiais da UFG do Intercom Nacional, que será realizado em setembro no Rio de Janeiro.

Expocom_Jornal1

Segundo a professora da FIC Luciene dias, então coordenadora do curso de Jornalismo da UFG, a premiação no Intercom regional é um importante reconhecimento . “Além de consolidar trabalhos realizados pelo nosso curso de Jornalismo, a premiação tem um caráter profundamente prospectivo uma vez que estimula docentes e discente no processo de produção acadêmica,” afirma.

 

Novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo em debate
Também durante o Intercom Centro-Oeste, foi realizada uma mesa-redonda que discutiu o ensino de jornalismo na região e a implantação de novas diretrizes curriculares para o curso. Participaram do debate os professores: Oswaldo Ribeiro da Silva , da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande, Sérgio Araújo de Sá da Universidade de Brasília (UnB), Luciene de Oliveira Dias, da UFG, e Marcos Paulo da Silva, da UFMS, com a mediação do professor Gerson Luiz Martins, também da UFMS.

De acordo com Luciene Dias, membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante da UFG, essa discussão foi fundamental porque o núcleo do curso da UFG está passando por um processo intenso de reestruturação do plano pedagógico curricular para atender as novas diretrizes curriculares nacionais. “Um diálogo entre os estados do Centro-Oeste nesse momento é importante para unificar perspectivas no sentido de construir um curso de jornalismo que nos envolva de fato, que pense especificidades da região Centro-Oeste. Foi um debate muito rico,” avalia.

Intercom_CO_2015

Professora Luciene Dias participa de mesa-redonda sobre ensino de Jornaismo

 

Fonte: Ascom/UFG