Adriano_Duarte

Adriano Duarte profere palestra na FIC nesta segunda-feira

Palestrante de renome internacional, o professor abordará o tema “A rua no século XXI: materialidade urbana e 'virtualidade' cibernética”. Dia 14, às 10h, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. 

 

O professor Adriano Duarte Rodrigues, da Universidade Nova de Lisboa, profere palestra nesta segunda-feira, dia 14, às 10h, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Mundialmente conhecido pelos estudos na área de Teorias da Comunicação, Linguística e Análise do Discurso Midiático, ele vai abordar o tema “A rua no século XXI: materialidade urbana e 'virtualidade' cibernética”.

O evento é organizado pelo curso de Jornalismo (Coordenação e Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação) e pelo Mestrado em Comunicação da FIC/UFG. A palestra é aberta aos estudantes, professores e demais interessados. A Coordenação do Curso de Jornalismo providenciará lista de frequência dos estudantes, que receberão o certificado de participação, válido como Atividades Complementares.

Na terça-feira, dia 15, às 14h, Adriano Duarte Rodrigues terá um encontro com os professores e estudantes do Mestrado em Comunicação da FIC. Ele discutirá temas atuais relativos às Teorias da Comunicação.

O palestrante

Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, da qual foi diretor (1988-1993) e presidente do Conselho Cientifico (2000-2003).  É licenciado em Teologia (1968), mestre em Sociologia (1970) pela Universidade de Estrassburgo (França) e Doutor em Comunicação (1977) pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL, leciona Teorias da Comunicação e Pragmática, nas licenciaturas em Ciências da Comunicação e em Ciências da Linguagem, nos cursos, Campo e Discurso dos Media e Análise da conversação, nos cursos de mestrado em Ciências da Comunicação e em Linguística, Interação Discursiva, no curso de Doutoramento em Linguística.

Foi professor visitante de várias universidades estrangeiras. Dirige o Grupo de Investigação sobre Interações Discursivas (GIID), do Centro de Linguística, da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Conselho Editorial de diversas revistas estrangeiras. Publicou diversos artigos em revistas da especialidade, tanto nacionais como estrangeiras. É autor de várias obras, tais como: Estratégias da Comunicação (2001, 3a edição),Comunicação e Cultura (2010, 3a. edição), Introdução à Semiótica (2000), A Partitura Invisível - para a Abordagem Interativa da Linguagem (2005, 2a edição, 2a edição) e O Paradigma Comunicacional – histórias e teorias (2011).

 

Fonte: FIC/UFG