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Facomb agora é FIC

Confira a justificativa sucinta sobre a mudança de denominação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) para Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).

A tramitação do processo no Conselho Diretor e no Consuni


O processo de mudança do nome da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, sigla Facomb, para Faculdade de Informação e Comunicação, sigla FIC, foi objeto de discussão em três sessões do Conselho Diretor, realizadas nos meses de abril, maio e junho de 2013, e pela sessão do Conselho Universitário (Consuni) do dia 5 de julho de 2013.

Lembre-se que o Conselho Diretor e o Consuni são instâncias máximas de deliberação da unidade acadêmica e da universidade, respectivamente. As decisões desses colegiados gozam de total legalidade e legitimidade, respaldadas por representações das três categorias: professores, técnicos-administrativos e estudantes.

Em reunião do dia 26 de abril de 2013, o Conselho Diretor aprovou a indicação de membros do colegiado para compor a comissão responsável por desenvolver estudos sobre a possível mudança de nome da faculdade. A comissão, composta por seis docentes dos cursos e habilitações da unidade, desenvolveu a proposta, após debate sobre as diversas sugestões suscitadas à época.

A motivação inicial era que o nome Facomb já não mais contemplava a totalidade dos cursos existentes. Contemplava apenas o curso de Comunicação Social, habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e o curso de Biblioteconomia. Ocorre que, a partir de agosto de 2012, por meio da Resolução Consuni nº 13/2012, a sede do curso de Gestão da Informação foi transferida do Instituto de Informática (INF) para a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia. Com a inclusão de mais um curso na unidade, o nome da unidade passou a ser repensado, uma vez que precisaria contemplar todos os cursos e habilitações existentes, e não apenas os mais antigos.

A proposta de mudança da denominação da unidade foi discutida e aprovada pelo Conselho Diretor da unidade acadêmica, em sessão ordinária realizada no dia 21 de maio de 2013. O colegiado entendeu ser inviável, do ponto de vista estético e sonoro, uma proposição que abarcasse os cincos cursos/habilitações. Seria, então, mais adequado pensar-se em um nome que trabalhasse as áreas do conhecimento, conforme classificação firmada pelo CNPq e pela Capes.

Quando à identidade visual da unidade acadêmica, a comissão propôs a manutenção da marca atual, com o redesign do logotipo “FIC”. Essa proposta foi levada ao Conselho Diretor e, em sessão realizada no dia 26 de junho de 2013, foi aprovada a preservação da atual identidade visual, operando-se apenas um ligeiro redesenho na logomarca com inserção do nome FIC – Faculdade de Informação e Comunicação.

Finalmente, o processo foi encaminhado ao Consuni e, na sessão ordinária do dia 5 de julho de 2013, o colegiado aprovou a mudança de denominação de Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) para Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). A instância máxima de deliberação da UFG aprovou a mudança considerando-se os seguintes aspectos: 1) a relevância e a pertinência dos estudos desenvolvidos pela comissão responsável por elaborar a mencionada proposta de alteração do nome, consubstanciada pelo parecer da direção da unidade acadêmica; 2) a legalidade da tramitação do processo de mudança, que passou por discussões em três sessões do Conselho Diretor; 3) a legitimidade da proposta, emanada do próprio colegiado, cuja composição conta com a participação dos professores e das representações dos técnicos-administrativos e dos estudantes; 4) a concepção pedagógica, técnica e estética da proposta, firmada a nas áreas do conhecimento, cuja classificação é estabelecida por respeitadas instituições científicas do País.  

Após discussões em sessões ordinárias, constatamos que a proposta de mudança de nome foi aprovada com tranquilidade pelo Conselho Diretor e por unanimidade pelo Consuni. A partir dessa deliberação do Conselho Universitário, a Reitoria da UFG expediu a Resolução Consuni nº 26, de 5 de julho de 2013, que oficializa a mudança de denominação da unidade acadêmica.

 

O conceito que marca a mudança de denominação da unidade acadêmica

 

É importante salientar que o nome Facomb estava definitivamente ultrapassado e obsoleto, pois não mais contemplava a totalidade dos cursos existentes na unidade acadêmica. Essa obsolescência tenderia a se agravar, pois o Conselho Federal de Educação aprovou recentemente as novas Diretrizes Curriculares dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas. A tendência, portanto, é que não haja mais habilitações, mas cursos autônomos, como na prática já o são. Isso não significa aparta-se da subárea da Comunicação. Então, indaga-se: como construir o nome da faculdade com a inserção de cada um dos cinco cursos?  O nome ficaria muito extenso e antiestético. Com efeito, a solução sensata e tecnicamente aceitável é trabalhar o nome a partir do conceito de áreas do conhecimento científico e não do nome dos cinco cursos existentes. E foi isso que os conselhos deliberativos aprovaram.

O conceito que preside a mudança de denominação da unidade acadêmica remete à classificação das áreas do conhecimento científico. Seria inviável uma denominação presa ao nome dos cinco cursos/habilitações. O nome ficaria muito extenso. Então, ficou patente que seria melhor pensar em áreas e não em cursos.

De acordo com tal ordenamento classificatório, estamos situados na grande área do conhecimento, denominada “Ciências Sociais Aplicadas” (código 6.00.00.00-7), dentro da qual existem as subáreas da Comunicação (6.09.00.00-8) e da Ciência da Informação (6.07.00.00-9). Na subárea de Comunicação temos o curso de Comunicação Social, habilitações de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas. Já na subárea de Ciência da Informação insere-se o curso de Biblioteconomia, e será inserido o novo curso de Gestão da Informação, conforme indica a  nova proposta de classificação das áreas do conhecimento do CNPq.

Com base na classificação dessas subáreas do conhecimento, a comissão apresentou ao Conselho Diretor duas alternativas de nomes: Faculdade de Comunicação e Informação (FCI) e Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Considerou que essas opções contemplam a totalidade dos cursos existentes na unidade, ou seja, os cinco cursos/habilitações da graduação. E defendeu, em seu parecer, a segunda opção – FIC –, cuja sonoridade é mais agradável e possui maior pregnância e empatia. Em sua avaliação, a comissão argumentou, ademais, que a sigla FIC sugere a ideia de que estudantes, professores e técnicos “fiquem” na unidade, e contribuam com o processo de construção do conhecimento.

Trata-se, pois, de uma concepção pedagógica, técnica e estética antenada com os princípios da interdisciplinaridade e da efetiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão em torno das subáreas do conhecimento científico: Comunicação e Informação.

Fuente: FIC/UFG