vera iris

Vera Iris Paternostro faz a abertura da VII Feicom

Vera Iris Paternostro é quem vai abrir a série de palestras da VII Feicom. A gerente nacional de desenvolvimento de jornalismo da TV Globo vai falar sobre cidadania no telejornalismo.

Talvez pelo nome você não saiba quem é ela. Ou, se ver o rosto, não vai reconhecer. Mas é certo que os frutos do trabalho dela já chegaram até você. Vera Iris trabalhou como editora do Jornal Nacional e como editora-chefe do Jornal Hoje, na Rede Globo. Foi uma das fundadoras da GloboNews e hoje é gerente nacional de desenvolvimento de jornalismo da TV Globo. Mas não é só isso. Ela já foi professora de Telejornalismo e muito contribuiu com a produção audiovisual no Brasil. Sua principal publicação “O Texto Na TV: Manual De Telejornalismo” é uma referência no assunto.

Muito gentil e educada, Vera Iris atendeu nosso pedido de entrevista. E a experiência foi muito gratificante. É muito legal ler um livro, cujo autor faz parte da nossa geração, passa por situações semelhantes as nossas. Muitas vezes, nós universitários, precisamos estudar teorias que foram criadas tão longe da nossa realidade. Estudamos autores que viveram em um contexto histórico, político, econômico e social totalmente oposto ao nosso. Tem sua importância, é claro. Isso ninguém discorda. Mas poder conhecer e trocar ideias com alguém que escreveu um verdadeiro manual para quem quer fazer jornalismo na televisão, não tem preço!

Por isso, universitários, não percam a oportunidade! É daqui uns dias! Mas enquanto a nossa VII Feicom não chega, deixo com vocês uma prévia da nossa entrevista. Perguntei o que ela pensava sobre a participação dos alunos em eventos como a Feicom, e ela respondeu:

“Acho que é uma experiência fundamental. Desenvolve e faz crescer profissionalmente. Sempre que houver possibilidades de enfrentar desafios, ainda mais dentro da Universidade, vale a pena para a evolução profissional”

 

Para saber mais, acesse o blog da Feicom: http://facomb.blog.br/feicom/

Fonte: FACOMB/UFG