foto agro centro oeste familiar

Agro Centro-Oeste Familiar é aprendizado para futuros jornalistas

Estudantes comandam rádio interna do Centro de Cultura e Eventos, fazem cobertura jornalística para veículos da universidade e ministram oficinas no Circo da Comunicação

Patrícia da Veiga

Fotos: Wéber Félix e Carlos Siqueira

 

A oportunidade de levar os futuros profissionais a conhecerem a realidade camponesa mobilizou parte da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) durante a Agro Centro-Oeste Familiar, evento que marcou a última semana na UFG. Três equipes de estudantes, formadas por laboratórios e disciplinas diferentes, acompanharam toda a programação da feira, de exposições a seminários, realizando trabalhos relacionados à área de atuação do comunicador.

Quem cursa a disciplina prática Produção Radiofônica, ministrada pela professora Flora Ribeiro no espaço da Rádio Universitária, recebeu duas tarefas, coordenadas pela monitora Liliane Bueno: colaborar com a programação de uma rádio local (improvisada na sala de áudio do Centro de Cultura e Eventos) e realizar cobertura diária para os programas Panorama e Jornal das Seis, da Rádio Universitária 870 AM. Na oportunidade, 15 estudantes se organizaram para fazer reportagens, entrevistas, redação de notas, produção e programação musical.

De acordo com a professora Flora Ribeiro, a atividade foi inédita e teve como objetivo estimular os futuros jornalistas a tomarem conhecimento, de forma crítica, dos temas abordados na Agro Centro-Oeste Familiar. Afinal, segundo ela, trata-se de um universo estranho à maioria dos estudantes. “O jornalista tem de ser capaz de passar pra seu público a essência dos assuntos e, por isso, tem de viver as experiências”, declarou. Flora orientou seus alunos a imergirem na programação da feira e buscar responder, para si próprios, questões fundamentais como: Por que fazer um evento sobre agricultura familiar? Que relevância isso tem para a sociedade? O que está imbricado nesse processo? “O aspecto pedagógico dessa atividade vale para que eles aprendam a enxergar além do que está posto”, argumentou.

radio

 

Liliane Bueno, monitora da Rádio Universitária 870AM, faz locução para a rádio interna da Agro Centro-Oeste Familiar

 

 

 

No Circo da Comunicação, da Infância e da Juventude, atividade integrada à Agro Centro-Oeste Familiar, o foco dos estudantes, orientados pelo professor Nilton José dos Reis Rocha e reunidos em torno do Coletivo Magnífica Mundi, foram as oficinas de Comunicação e Arte. Grafite, fotonovela, webtv, fotografia, produção de vídeo, confecção de blogs, além de circo e educação física, fizeram parte do universo construído para receber filhos de agricultores e estudantes de escolas públicas.

 

Também estiveram presentes na atividade do Circo discentes oriundos de outras unidades da UFG, como a Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), a Faculdade de Artes Visuais (FAV) e o Instituto de Estudos Socioambientais (IESA). O objetivo das oficinas, bastante usadas como parte da metodologia do Coletivo Magnífica Mundi, foi compartilhar visões de mundo e modos de ser entre campo e cidade por meio da produção de conteúdo.

circo2

 

Estudantes de Jornalismo, Artes Cênicas, Geografia e Artes Visuais se envolveram no espaço de oficinas do Circo da Comunicação, da Infância e da Juventude

 

 

 

Na Assessoria de Comunicação da UFG, o costumeiro trabalho de cobertura jornalística para o Portal UFG e para o Jornal UFG, coordenado pela professora Silvana Coleta, também foi encampado pelos estagiários e estudantes de Jornalismo. Eles circularam pela feira e construíram as pautas conforme suas percepções sobre cursos, seminários, eventos paralelos e atividades culturais. Além disso, conheceram expositores e parte dos bastidores do evento mesmo antes de sua realização, quando acompanharam o “ensaio geral” - nome dado a uma reunião promovida no dia 8 de maio que finalizou o processo de organização e estruturação da feira.

dia de campo agro centro oeste

 

Estagiária da Ascom/UFG (De camisa xadrez, à frente) acompanha Dia de Campo, no primeiro dia de atividades da Agro Centro-Oeste Familiar (13/6)

 

O resultado do trabalho dos comunicadores ainda pode ser conferido neste sábado, último dia da Agro Centro-Oeste Familiar. No período matutino, a partir das 8h30, as crianças e os adolescentes que foram público das oficinas do Circo apresentam o resultado de suas vivências. Além disso, todas as transmissões via internet realizadas pelo Coletivo Magnífica Mundi estão no canal Livestream. No interior do Centro de Cultura e Eventos da UFG, onde estão os 40 estandes da exposição e da feira livre, os visitantes podem acompanhar a programação da rádio interna ao longo de todo o dia. E também há textos dos estudantes no sítio da Agro Centro-Oeste Familiar.

Source: Ascom/UFG