Esp_Prof

Cursos de Comunicação recebem os visitantes de forma interativa

Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda chamam a atenção dos visitantes

Texto: Anamaria Rodrigues

 

Interatividade. Essa é a palavra definidora de mais uma edição do Espaço das Profissões. Apresentar as possíveis profissões aos aspirantes, de forma a que se sintam confortáveis com suas escolhas, foi o objetivo dos cursos de Comunicação da UFG. Divididos em salas ao longo da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), os cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda utilizaram diversos recursos para chamar a atenção do visitante.

Ao chegarmos à porta da sala de Jornalismo, reparamos que estamos sendo filmados e exibidos em uma televisão para todos que ali passam. Está ai o primeiro contato com a câmera. Ao entrar, o aluno poderá participar de workshops para aprender como se comportar diante da câmera, a relação existente entre o repórter, a câmera e o telespectador, entre outras atividades. Mediante exposições, o curso de jornalismo apresenta também as diversas áreas de atuação do estudante na universidade, como os laboratórios da Rádio Universitária, a WebTV Magnífica Mundi, o Jornal Samambaia e a TV UFG. Como forma de tornar mais realista a visualização dos projetos, foram realizados flashes ao vivo para a Rádio Universitária e gravações com os visitantes para o quadro “O Povo fala”, da TV Brasil.

Na sala de Relações Públicas, a interatividade também esteve presente. A sala foi dividida em quatro partes assim como as áreas de atuação do RP: Cerimonial e Protocolo, Eventos, Comunicação Organizacional e RP na era da Internet. Ao final os visitantes tiravam fotos ao lado de uma placa escrita “Eu curto a sala interativa de RP”, e essas fotos iam sendo postadas na página do curso no Facebook. Posteriormente, esse aluno, ao curtir e compartilhar, estaria automaticamente concorrendo a brindes.

Já na sala do curso de Publicidade e Propaganda foi permitido ao visitante trabalhar a criatividade. O visitante pôde ter contato direto com a câmera fotográfica, podendo ser fotógrafo ou um fotografado. Com tintas em mãos, também podia pintar o que quisesse em um grande mural, além de folhear revistas sob a orientação dos monitores e analisar exemplos reais de propagandas.

O diretor da Facomb, Magno Medeiros, destaca a importância do Espaço das Profissões na orientação profissional: “Aqui na Facomb colocamos na vitrine os nossos cursos. Isso permite aos alunos de Ensino Médio conhecerem qual curso vão poder potencialmente fazer,” explicou. Os monitores dos cursos também destacam essa importância e sentem-se orgulhosos por poderem direcionar os alunos de Ensino Médio. É o que vemos na monitora Eufrásia Songa, do 3º período de Jornalismo que estava trabalhando voluntariamente. De acordo com ela, “Quando entrei na universidade também tinha minhas dúvidas e dificuldades”.

 

Confira a cobertura completa do Espaço das Profissões 2012 clicando aqui.

Source: Ascom/UFG