Comitê de Rede Nacional de Comunicação Pública escolhe gerente da TV UFG como representante regional
Escolha foi feita durante III Encontro do Comitê Nacional de Comunicação Pública, em Brasília
A gerente da TV UFG, professora Rosana Borges, foi escolhida como representante da região Centro-Oeste no Núcleo Executivo do Comitê de Rede Nacional de Comunicação Pública. Composto por gestores de emissoras públicas, TVs universitárias federais e educativas estaduais que tenham celebrado contratos com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Comitê de Rede é responsável por estabelecer as diretrizes e zelar pela qualidade da programação da Rede Pública de Televisão (RPTV). A escolha dos representantes foi feita durante o III Encontro do Comitê Nacional de Comunicação Pública, realizado em Brasília (DF), nos dias 10 e 11 de abril.
A Rede, lançada em 2010, engloba os quatro canais da EBC e 22 emissoras públicas estaduais e universitárias, permitindo que as produções da TV Brasil sejam exibidas em todas as regiões do país e, em contrapartida, que reportagens e outros produtos audiovisuais regionais encontrem espaço na programação nacional da emissora.
O Núcleo Executivo se reunirá a cada dois meses, enquanto os membros do Comitê realizarão encontros duas vezes ao ano. Os representantes regionais serão substituídos anualmente, caso não haja recondução.
A TV UFG
A TV UFG é uma emissora pública, educativa e cultural, que abrange, em sinal aberto (14 UHF), a região metropolitana de Goiânia. De concessão da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), a TV UFG foi inaugurada em 14 de dezembro de 2009, após 47 anos de luta da UFG para obter uma emissora televisiva e melhor cumprir com seu caráter público e democrático.
Antes de inaugurar a TV UFG, a Fundação RTVE associou-se à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Deste modo, a TV UFG integra, desde a sua fundação, a Rede Pública de Televisão, retransmitindo parte da programação da TV Brasil, sua principal parceira. Além de sua programação própria e de produtos audiovisuais já finalizados enviados por produtores independentes de Goiás, de outros estados e de vários países da América Latina, a TV UFG exibe produções de outras emissoras ligadas às universidades federais brasileiras, compartilhadas por meio da RedeIFES. A Televisión América Latina (TAL), o Canal Futura e o Instituto Itaú Cultural são outros parceiros que partilham conteúdos para compor a grade de programação da TV UFG.
Source: Fund. RTVE