Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa da Facomb

Núcleo de Pesquisa "Comunicação e Complexidade" (Líder: Profa. Dra. Maria Francisca Magalhães Nogueira- fnogueira@cultura.com.br):Linha de Pesquisa: Cultura das organizações, gestão e planejamento. Objetivos: Pesquisar e produzir conhecimento na área de estudos da comunicação nas organizações fundamentada nas matrizes paradigmáticas do Pensamento da Complexidade, visando à compreensão de um universo cada vez mais complexo da comunicação das organizações. Parceria: Núcleo de Estudos da Complexidade (Complexus), da PUC/SP.

Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (Líderes: Profas Ms: Lisbeth Oliveira e Ana Rita Vidica Fernandes): Pesquisa e produz conhecimento científico na área de estudos de Teoria da Imagem, visando à compreensão de um universo hoje cada vez mais amplo da Comunicação Social. O NPTI através de suas linhas de pesquisa instrumentaliza o debate e a produção do audiovisual, com trabalhos que possibilitam uma compreensão das novas tecnologias no campo da imagem fixa (fotográfica) e também da imagem em movimento (eletrônica e cinematográfica), bem como repensa o espaço da imagem de síntese. Nesse aspecto a pesquisa do Núcleo está comprometida com interação de conhecimentos transdisciplinares que, sintonizados com os fenômenos sociais e culturais, permite a análise coesa destes meios de comunicação permeados pela imagem. Parceria com o NUPEAT e o IESA. Acesse: http://npti-facomb.blogspot.com/

Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Memória, Identidade e Cidadania (COMIC) (Líderes: Prof. Dr. Juarez Ferra e Profª Dnd Rosana Borges):pesquisas nas áreas de comunicação social, cinema, história e antropologia, visando contribuir para o desenvolvimento dos estudos relacionados aos processos comunicacionais dos grupos sociais e das próprias sociedades.

Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Cidadania e Política (Líderes: Prof. Dr. Luiz Signates e Profª Dnd Ângela Moraes): Estudo da democracia na comunicação e em sua interface com a política, a mídia, as comunidades e redes sociais. Comunicação, cidadania e esfera pública. A liberdade de expressão e as formas sistêmicas de controle. Políticas públicas de comunicação e a democratização dos processos de comunicação.Conheça os atuais projetos de pesquisa.

Sociedade Midiática em Goiás (Líderes:Profª Dra. Simone Tuzzo e Prof. Dnd. Claudomilson Braga):A linha de pesquisa criada - Pesquisa e Opinião Pública - visa atender às especificidades dos pesquisadores, trabalhando tanto o viés dos meios de comunicação de massa, quanto da formação da Opinião Pública. O grupo se caracteriza como multidisciplinar visto que a mídia possui interfaces diferenciadas e diferenciadoras, possibilitando olhares e interpretações múltiplas.

Núcleo de Pesquisa em Informação e Cidadania (Líder: Profª Dra. Maria de Fátina Garbelini):Estudo da relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas. Processos de  construção e prática da cidadania pelo acesso e uso da informação.

PARCERIAS

Núcleo de Pesquisa em História do Audiovisual e Cinema - USP ( Membro: Prof. Dr. Lisandro Nogueira): Acesse:  www.lisandronogueira.blogspot.com

Nupeat/Iesa (parceria com o Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem): Discussão sobre o debate ambiental na comunicação. Acesse:www.iesa.ufg.br/nupeat