
Projeto de extensão da FIC promove oficina sobre ferramentas do Google para jornalistas
O projeto de extensão Observatório Jornalístico Universitário (OJÚ), vai realizar uma oficina sobre ferramentas do Google para jornalistas no dia 15 de setembro, às 9h, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). A atividade é promovida em parceria com o Instituto Fala e o projeto Ciência na Real, e integra a disciplina Jornalismo de Dados, ministrada pela professora Mariza Fernandes. A oficina será ministrada pela Rede de Treinamentos do Instituto Fala, em parceria com o Google News Initiative.
A capacitação vai abordar recursos que otimizam o trabalho jornalístico, desde a pesquisa até a checagem de informações. Entre os destaques da programação estão os módulos sobre o Gemini, ferramenta que permite acelerar a produção de conteúdos com relatórios aprofundados e checagem de fontes, e o NotebookLM, que facilita a organização e extração de informações em arquivos extensos. Também serão apresentadas as atualizações do Google Trends, para monitorar em tempo real o interesse do público, e do Google Pinpoint, que auxilia na análise de grandes volumes de documentos.
O treinamento é voltado especialmente a estudantes de jornalismo, mas está aberto a toda a comunidade interessada em inovação na comunicação. Não é necessária inscrição prévia e todos os participantes receberão certificado de conclusão.
Sobre o OJÚ
O Observatório Jornalístico Universitário (OJÚ) é um projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG) , voltado para o jornalismo de dados, a checagem de fatos e o combate à desinformação. O objetivo é proporcionar um espaço de aprendizado e experimentação, onde futuros jornalistas se preparam para atuar de forma crítica, humanizada e ética em um cenário cada vez mais desafiador. A missão do OJÚ se divide em dois pilares essenciais: combater as ameaças à integridade da informação e formar comunicadores capacitados para enfrentar esse desafio de forma responsável e criativa.
Atividade realizada em parceria com o Instituto Fala é aberta ao público