Curso de Jornalismo promove dia de atividades sobre jornalismo local
Cofundador da Agência Mural de Jornalismo das Periferias de São Paulo, Paulo Talarico, é um dos convidados confirmados
No dia 4 de novembro, segunda-feira, o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG) promoverá um dia de atividades sobre jornalismo local nas periferias urbanas. A atividade começa às 9h30, com uma mesa sobre essa temática no Auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).
Para debater o tema, estará presente o jornalista Paulo Talarico, cofundador e diretor de treinamento e dados da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, de São Paulo. Também participarão as jornalistas Evellyn Oliveira, formada pela UFMT e comunicadora da Rádio Noroeste de Goiânia, e a relações públicas Juliana Alves, formada pela UFG e idealizadora da página Jornal Noroeste. A mediação será da vice-coordenadora do curso de Jornalismo da UFG, professora Ângela Moraes.
A proposta do evento é discutir como o jornalismo local nas grandes cidades pode ser praticado a partir das periferias urbanas, contrapondo a cobertura jornalística realizada pelos veículos comerciais de comunicação.
Já no período da tarde, às 13h, ainda no auditório, será realizada a oficina Como criar uma política editorial para a cobertura do seu veículo e do seu território?, com Paulo Talarico. “A ideia é construir juntos uma linha editorial do que queremos e devemos cobrir sobre uma área e quais seriam os combinados essenciais para definir essas políticas”, explica Paulo.
Sobre a Agência Mural
O projeto começou como um blog hospedado no jornal Folha de São Paulo em 2010 e se transformou em uma agência de notícias sobre as periferias das cidades da Grande São Paulo. Atualmente, a equipe conta com quase 70 comunicadores, com idades entre 18 e 50 anos.