Intercom Centro-Oeste na UFG teve o maior número de participantes dos últimos 10 anos

Intercom Centro-Oeste na UFG teve o maior número de participantes dos últimos 10 anos

Com mais de 600 inscritos e mais de 160 trabalhos submetidos, o congresso recebeu participantes dos três estados da região e do Distrito Federal

Texto: Lucas Caetano

Fotos: Lucas Borobo

O Intercom Centro-Oeste 2024, realizado na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG) entre os dias 5 e 7 de junho, teve o maior número de participantes dos últimos dez anos, segundo o diretor regional da Intercom, Luan Chagas. Ao todo, foram 674 inscritos e 168 trabalhos submetidos. Com o tema “Outros saberes para a comunicação do amanhã: Culturas, Tempos e Tecnologias", o congresso foi organizado a partir de uma parceria entre três laboratórios da FIC: o Pindoba – Grupo de Estudos em Narrativas da Diferença, a Magnífica Mundi - Laboratório de Jornalismo Compartilhado e o Laboratório de Narrativas Outras (LabNós).

Ao longo dos três dias de evento, foram realizadas mais de 20 oficinas e workshops, além de mesas temáticas, atividades culturais e premiações. O diretor regional da Intercom falou sobre a importância do congresso: “É um evento fundamental porque a gente tem ele acontecendo todos os anos para agregar estudantes, principalmente da graduação, no prêmio Expocom, que é o principal prêmio laboratorial hoje para estudantes de comunicação no Brasil”, afirmou Luan Chagas.

Abertura Intercom Centro-Oeste 2024
Da esquerda para a direita: Diretor regional do Intercom, Luan Chagas; Diretor da FIC, Daniel Christino, Secretário de Comunicação da UFG, Salvio Peixoto, e Coordenadora do Intercom Centro-Oeste 2024, Gabriela Marques

 

Pesquisa

A coordenadora da equipe organizadora do Intercom CO 2024, Gabriela Marques, professora do curso de Jornalismo na FIC, destaca a diversidade de trabalhos apresentados no evento. “É muito bom ver que temos muito a oferecer, muito a pesquisar, que a comunicação é um campo de pesquisa muito rico, muito diverso e que abre muitas portas, muitas possibilidades de trabalho. Então, temos que enaltecer esse que, para mim, é o ponto forte da nossa área enquanto ciência. Acredito que precisamos valorizar mais isso e acredito que isso ficou bem refletido no evento.”

Minicurso Intercom CO 2024
Intercom Centro-Oeste 2024 realizou mais de 20 oficinas e Workshops

 

Samuel Rocha, discente do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília, e bolsista no projeto de pesquisa LabMetaverse UCB relata que foi a primeira vez que participou do Intercom Centro-Oeste e que foi uma experiência enriquecedora. O estudante apresentou um trabalho no GT Identidades de gênero, sexualidades e raças. “Eu pude ter uma oportunidade única de me conectar com outros pesquisadores e pesquisadoras que estão atuando nesse campo da comunicação, pensando em outras narrativas, para pensarmos os outros saberes da comunicação, que é o que propõe o evento”, relatou. Samuel pontuou também que foi muito importante a participação na Roda de Conversa sobre os Direitos da comunidade LGBTQIA+ dentro das universidades.

Programação

Um dos destaques da programação foram as três mesas temáticas, que abordaram a comunicação a partir de diferentes perspectivas como a dos povos do cerrado e das mulheres. No primeiro dia do congresso, três mulheres compuseram uma mesa sobre o tema “Comunicação e cerradania para um amanhã que não está à venda". O debate foi mediado pela professora Dra. Luciene Dias, com participação da Dra. Maiara Dourado, jornalista e antropóloga (Conselho Indigenista Missionário - CIMI), e da Dra. Naira Rosana Dias da Silva, artista visual e professora do IFG.
No segundo dia, o tema da mesa foram as tecnologias da imagem e narrativas diversas. A professora Mariana Capeletti, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e o professor Dr. Vilso Junior Chierentin Santi, da Universidade Federal de Roraima, apresentaram alguns dos resultados de suas pesquisas. O debate foi mediado pelas professoras doutoras Ana Rita Vidica e Lara Satler, da FIC.

Intercom Centro-Oeste na UFG teve o maior número de participantes dos últimos 10 anos
Mesa de encerramento realizada no auditório da Biblioteca Central

 

Para encerrar o evento, o tema da mesa do último dia foi “Jornalismo e Povos originários: experiências transfronteiras e o papel da comunicação popular”. Participaram dos debates o pesquisador Aluizio Azevedo, cigano da etnia Calon, Jornalista e realizador audiovisual; a jornalista Maria de Fatima Pereira Tertuliano, quilombola do povo Kalunga, o jornalista Anapuaka Muniz Tupinambá, da Rádio Yandê – Portal de Etnomídia Indígena, e o professor Dr. Edson Silva, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A mesa foi mediada pelo professor Dr. Nilton José, da FIC.

Expocom Centro-Oeste

Um dos momentos mais esperados em todas as edições do Intercom é a premiação da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), quando estudantes de graduação têm a chance de apresentar trabalhos produzidos em cursos de comunicação e concorrer ao Troféu Expocom. Neste ano, a etapa Centro-Oeste recebeu 217 submissões de trabalhos.

Expocom CO 2024
Noite de premiação do Expocom foi um dos pontos altos do evento

 

Com clima de noite de Oscar e muita emoção, o evento de premiação foi realizado no auditório do Adufg Sindicato na noite do último dia do Intercom CO. O troféu desta edição da premiação segue uma proposta alinhada à temática do evento. Ao invés do tradicional acrílico, o prêmio foi produzido em cerâmica por artesãos da marca Marido e Muié Cerâmicas. Os premiados na etapa regional poderão concorrer no Expocom Nacional, que ocorre em setembro, em Santa Catarina. Estudantes da FIC irão disputar o nacional em dez categorias

Fonte: Intercom Centro-oeste

Categorias: Notícias