renan-suporte

Egresso da FIC ganha bolsa em mestrado no Canadá

Estudante procura por suporte para arrecadar fundos e cobrir custos extras do mestrado
Renan Freitas Santiago, formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás em 2021, foi admitido em duas universidades do Canadá com bolsa para mestrado.
O egresso foi aceito em duas grandes instituições públicas do país, Brock University (na qual foi contemplado por uma bolsa que cobre 100% das mensalidades) e em Toronto Metropolitan University. Renan destaca a importância das atividades extracurriculares e o grande peso que suas cartas de recomendação tiveram para o processo. Além disso, ele destaca sua participação integrando a produtora experimental coletiva da FIC e o projeto Vozes de Gaia desde 2021, mantendo sua participação e ligação com a UFG atualmente, mesmo após formado. “Creio que a minha participação nos projetos de extensão foram importantes para que eu fosse selecionado, em especial o projeto Vozes de Gaia. 
Acho que todos os alunos que desejam seguir carreira acadêmica precisam tentar focar a sua graduação, para além das boas notas, em projetos e atividades extracurriculares e contribuir de alguma forma com a comunidade. Uma boa carta de recomendação também faz toda a diferença, minhas recomendantes foram a professora Lara Lima Sartler que me supervisiona no projeto Vozes de Gaia, e a neste momento coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Letícia Segurado Côrtes. Ambas recomendantes são da FIC, são mulheres que admiro e que mais tiveram contato comigo durante e após minha graduação.”, diz Renan. Não só destacando o currículo, Renan também enfatiza o peso da sua presença em um mestrado internacional. A bolsa ofertada pela universidade canadense não cobre os custos extras como moradia e alimentação, e por isso, o egresso enfrenta mais um desafio com persistência. 
“Ingressei na UFG em 2017 por cota racial e usufruí dos programas sociais da PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) durante toda a minha graduação, e para mim, essa graduação seria o ponto máximo de até onde eu poderia chegar. Ainda existe uma visão social de que apenas pessoas com altas condições financeiras podem fazer um mestrado internacional, e de alguma forma por um tempo, também pensei que eu não pertencia a estes lugares. Agora, quero servir como exemplo para outros e mostrar que um negro, gay e baixa renda, pode, sim, ocupar esses e muitos outros espaços. Infelizmente, as faculdades canadenses, por mais que públicas, ainda são pagas, e a bolsa ofertada não cobre a minha permanência no país. 
Por esse motivo iniciei uma arrecadação online para cobrir os gastos iniciais e fazer a solicitação do visto de estudante.” Sobre Renan: Renan Freitas Santiago, tem 28 anos e ingressou na Universidade Federal de Goiás no curso de Publicidade e Propaganda em 2017, formando em dezembro de 2021. Ele integra como egresso a equipe da produtora experimental Aspas da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, e também é membro do projeto audiovisual e podcast Vozes de Gaia, exibido nos canais da FIC e também na TV UFG. Renan pesquisa a importância dos jogos digitais como suporte acadêmico e como fonte de representatividade LGBTQIA+, tendo sido aprovado em duas universidades públicas canadenses, recebendo uma bolsa que cobre 100% das mensalidades do programa. Mais Informações: A imigração canadense solicita que o estudante apresente 10 mil dólares canadenses (equivalente a R$37.014,32, cambio em 08/05/2023) para subsídio durante 1 ano. As aulas iniciam em setembro de 2023 e o estudante precisa dar entrada no visto até a primeira quinzena de junho de 2023. 
A arrecadação pode ser feita pelo seguinte link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/mestrado-do-santiago , ou através do pix: renanuhoh@gmail.com 
Contato: e-mail: renanuhoh@gmail.com WhatsApp: (62) 99383-2245