Nota do Conselho Diretor da FIC

O Conselho Diretor da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás informa que acompanha com atenção os desdobramentos da questão judicial que envolve o concurso público para o cargo de docente do Curso de Jornalismo.

A adoção da política de cotas no âmbito de todo o serviço público federal foi um avanço para promoção da igualdade racial e da justiça social numa sociedade cuja escravidão deixou marcas estruturais profundas que perduram até hoje. A institucionalização das cotas, além de ser uma vitória histórica do movimento negro, promove efetivamente a igualdade, a diversidade e o combate ao racismo. A FIC reafirma seu compromisso com esta política, com o modelo adotado pela UFG para efetivar sua aplicação e com os valores fundamentais que ela representa.

A FIC cumprirá rigorosamente as decisões da justiça, mas acredita que ao final do processo prevalecerão os direitos e os valores consolidados na lei de cotas e na sua aplicação. E acredita ser este um caminho eficiente para a superação da herança racista que oprime alunos, professores e cidadãos brasileiros.