
Residência Literária gratuita tem inscrições abertas até 21 de março
Cidinha da Silva, Paulliny Tort e Tino Freitas estão entre os escritores convidados para a Residência Literária promovida pela Livraria O Jardim e pela NegaLilu Editora. Com apoio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secult Goiás, o programa está aberto para goianos ou residentes no estado, que sejam escritoras/escritores inéditos ou éditos e publicadoras/publicadores. As inscrições estão abertas até 21 de março de 2022, pelo site www.negalilu.com.br .
De acordo com o edital publicado pela NegaLilu Editora, o processo seletivo vai identificar 14 bolsistas interessados em aprimorar a escrita literária e em produzir livros com alta qualidade criativa. A Residência Literária está dividida em três eixos: Escrita, Publicação e Leitura. A carga horária total da Residência Literária é de 100 horas, incluindo 12 rodas de conversa, com 24 publicadoras e publicadores de todo o Brasil, um panorama da publicação independente no país. (veja programa completo abaixo)
No Eixo Escrita, cada curso on-line terá 8 horas/aula, divididas em quatro encontros. Os três escritores que conduzirão as atividades vão propor aos sete residentes estratégias e estímulos para a escrita de conto, crônica, romance ficcional e do livro infantil. “Considerando os avanços que temos na poesia, decidimos apoiar a qualificação da escrita em prosa, neste momento. Nosso plano é preparar novas autoras e novos autores para premiação nacional”, comenta a coordenadora da Residência Literária, Larissa Mundim.
Já no Eixo Publicação, outros sete residentes (entre revisores, editores, designers, produtores gráficos, artistas gráficos) serão selecionados para cursos voltados para a criação do livro enquanto objeto. Para isso, o projeto reúne Suryara Bernardi (ilustradora), Paulo Verano (editor), Laura Del Rey (designer gráfico e diretora de arte) e Lilia Góes (produtora gráfica).
Em quatro cursos de 6 horas, estes profissionais vão trazer informações técnicas e consultoria para a concepção e publicação de uma antologia, composta por contos produzidos no Eixo Escrita, com tiragem de 300 exemplares e conversão para e-book. A coordenação editorial deste processo editorial é de Larissa Mundim.
A residência literária também conta com o Eixo Leitura, que prevê a realização de quatro rodas de leitura comentada: contos, crônicas e um livro ilustrado publicado por editoras independentes. Esta atividade é aberta ao público em geral e será conduzida pela professora Bel Lemos.
SERVIÇO:
Inscrições para a Residência Literária dO Jardim Livraria: até 21/03/22
CONHEÇA OS INSTRUTORES DA RESIDÊNCIA
Cidinha da Silva
Cidinha da Silva (MG) publicou 19 livros , entre eles, os premiados: “Um Exu em Nova York” (Biblioteca Nacional, 2019; PNLD Literário 2021), “Os nove pentes d’África” (PNLD Literário 2020), "#Parem de nos matar!" (Acervo Público da Educação Paulista, 2021), "Oh, margem! Reinventa os rios!" (PNLD Literário 2021), e "O mar de Manu" (APCA 2021, melhor livro infantil). Organizou duas obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil, "Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras" (2003) e "Africanidades e Relações Raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil" (2014).
Laura Del Rey
Graduada em cinema e tem especialização em fotolivros. Sócia da Editora Incompleta, atua como editora, tradutora e designer na empresa – onde já coordenou cerca de 30 publicações – e também trabalha de forma autônoma na área cultural. Como autora, publicou o fotolivro “Hart", em parceria com Alziro Barbosa; a crônica "Sobre ser uma linha”, ilustrada por Gui Athayde; e o zine "O regador verde". Como sócia da Incompleta, coordena, entre outros trabalhos, a revista literária Puñado, que já conta com autoras de 18 países. Colabora também com outros veículos e iniciativas, como as revistas Revera e OLD, e os sites El Pulpo e Icônica. Interessa-se, especialmente, pelas relações entre texto e imagem. Teve trabalhos fotográficos expostos no Brasil e no exterior e, em 2017, foi convidada a participar da residência artística Kaaysá. Atuou como curadora auxiliar do CineFest Gato Preto por três anos. Atualmente, conclui a pós-graduação em Escrita e escreve seu primeiro romance.
Lília Góes
Formada em Artes Plásticas pela Unicamp e Pós-graduada em Produção e Tecnologia Gráfica pela Universidade Anhembi-Morumbi e pelo Senai Theobaldo De Nigris. Lilia Góes tem 14 anos de experiência como Produtora Gráfica. Responsável pela produção de aproximadamente 80 livros por ano, incluindo reimpressões, projetos especiais, livros de arte, de literatura, antropologia, arquitetura, cinema e infantis. Tem serviços prestados de produção gráfica editorial para extinta Cosac Naify, Editora Cobogó, IMS, Companhia das Letras. Produção gráfica em produções culturais do Sesc Pompéia, Itaú Cultural, Oca Ibirapuera, MIS, dentro outros.
Paulliny Tort
Paulliny Tort nasceu em Brasília, é jornalista e mestre em Comunicação e Sociedade pela UnB. Erva brava (Fósforo), seu livro mais recente, venceu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) 2021 na categoria contos. Estreou na literatura em 2016, com o romance Allegro ma non troppo (Oito e Meio), semifinalista do Prêmio Oceanos. Atualmente estuda Ciências Biológicas e se interessa por evolução e divulgação científica.
Paulo Verano
Editor de livros e professor universitário. Formado em Editoração, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde leciona no curso de graduação em Editoração. É professor no curso de pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM e curador dos cursos de Publishing da Casa Educação. Já atuou em diversas editoras brasileiras e multinacionais, das quais destacam-se sua atuação como diretor editorial no Grupo Planeta (2006-2011) e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos no Grupo Somos Educação (2014-2015). Em 2016, criou com Angela Mendes a Edições Barbatana.
Suryara Bernardi
Suryara Bernardi é ilustradora e mestre em Artes pela UFMG e graduada em Design Gráfico pela UFG. Desenvolve, de maneira independente, o duo literário 2 no Telhado, em que pesquisa sobre brinquedos de papel e livros artesanais, explorando os limites do suporte. No mercado editorial, realiza uma produção que se estende aos livros infantis e infanto-juvenis, jornais e revistas. Além disso, atua em produções animadas nacionais e internacionais, criando imagens para séries veiculadas em meios como BBC, Netflix, Nat Geo, YouTube Prime, Futura, entre outros.
Tino Freitas
Escritor, jornalista e mediador de leituras. Tem cerca de 30 livros publicados. Suas obras caracterizam-se pelo humor, a crítica social e o experimento com o objeto livro enquanto importante condutor da narrativa. Alguns dos seus títulos já receberam importantes prêmios, como o Prêmio Jabuti, o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da FNLIJ, além de integrar seleções de destaque nacional (Selo DISTINÇÃO da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO) e internacional (Catálogo de Bologna) além de obras distribuídas em programas como PNBE, PNAIC e PNLD Literário e o LEIA PARA UMA CRIANÇA.
Residência Literária
Programa
Eixo Escrita
6, 8, 13 e 20 de abril 2022 (Paulliny Tort)
26, 29 de abril e 3 e 5 de maio 2022 (Cidinha da Silva)
9, 11, 13 e 16 de maio 2022 (Tino Freitas)
Eixo Publicação
18, 19 e 21 de maio 2022 (Suryara Bernardi)
25, 26 e 27 de maio 2022 (Paulo Verano)
28 de maio, 4 e 11 de junho 2022 (Laura Del Rey)
8, 9 e 11 de junho 2022 (Lilia Góes)
Eixo Leitura
30 de abril 2022
21 de maio 2022
25 de junho 2022
9 de julho 2022
BATE-PAPOS COM PUBLICADOARES E PUBLICADORES
LIVE 4: 10/03 (quinta), 19h às 20h30
MMarte (GO)
Aline Zouvi (SP)
LIVE 5: 14/03 (segunda), 19h às 20h30
Polvilho (MG)
Borogodó (SP)
LIVE 6: 17/03 (quinta), 19h às 20h30
Entrecampo (MG)
Grafatório (PR
LIVE 7: 21/03 (segunda), 19h às 20h30
Isadora Ferraz (SP)
Bebel Books (SP)
LIVE 8: 07/04 (quinta), 19h às 20h30
graficafabrica (SP)
Quelônio (SP)
LIVE 9: 11/04 (segunda), 19h às 20h30
Goiânia Clandestina (GO)
Porta aberta (PE)
LIVE 10: 18/04 (segunda), 19h às 20h30
Lote 42 (SP)
Titivillus (PE)
LIVE 11: 25/04 (segunda), 19h às 20h30
nosotros, (SP)
Arthur Moura Campos (GO)
LIVE 12: 28/04 (quinta), 19h às 20h30
Quintal Edições (MG)
Jandaíra (SP)
Rodas de conversas já realizadas:
LIVE 1: 21/02 (segunda), 19h às 20h30
Phonte 88 (MG)
Experimentos Impressos (RS)
LIVE 2: 03/03 (quinta), 19h às 20h30
Impressões de Minas (MG)
Eliete Della Violla (SP)
LIVE 3: 07/03 (segunda), 19h às 20h30
Castanha Mecânica (PE)
Selo Doburro (SP)
Source: http://negalilu.com.br/