MACHO.cados

Machismos e masculinidades em debate: exposição fotográfica MACHO.cados tensiona hegemonia tóxica

O Pindoba – Núcleo de Pesquisa em Narrativas da Diferença (FIC/UFG) convida a todes para a exposição fotográfica MACHO.cados. Produto de edital de artes visuais da Lei Aldir Blanc em Goiás em 2021/2, e também de parceria com o Pindoba da FIC, a exposição tem seu lançamento virtual marcado para o dia 17 de fevereiro de 2022, e o presencial, na cidade de Alto Paraíso de Goiás, para o dia 18 deste mesmo mês.

A exposição é tensionadora do status quo da masculinidade hegemônica, segundo Melissa Maurer, que é idealizadora do projeto, fotógrafa e artivista nascida no DF e residente há 18 anos na Chapada dos Veadeiros.

O projeto retrata, por meio de fotografias e depoimentos, masculinidades vividas e pensadas por homens gays, homens pansexuais e homens transexuais. O objetivo é incitar sensíveis, profundas e educativas reflexões sobre estruturas que constroem e mantêm os machismos, tão fortemente danosos ao meio social, e as masculinidades, principalmente tendo em vista a sobreposição, em nossa realidade social, de um modelo hegemônico e visivelmente tóxico, imposto como possibilidade única de expressão do masculino em nossa sociedade.

A partir de reflexões sobre o machismo estrutural, e, portanto, sobre seu próprio machismo, a fotógrafa, que comumente trabalha com corpos femininos, convidou 20 participantes para o projeto, em que, além das fotografias, haverá roda de conversa e disponibilização dos relatos escritos dos integrantes sobre os impactos dos machismos em suas existências.

 

Serviços:

17 de fevereiro de 2022 - Lançamento Digital nas redes sociais e site da fotógrafa @melmelissamaurer / www.melissamaurer.com.br/machocados - 19h – Roda de bate papo on-line entre a fotógrafa e os participantes do Projeto - https://www.youtube.com/ MelissaMaurer;

18 de fevereiro a 30 de abril de 2022 19h - Lançamento da Exposição Física no Arte Paradise Café em Alto Paraíso de Goiás - Discotecagem com a DJ Lara Luzuah.