Cactus

Projeto Cactus

Cactos são plantas resistentes. Sobrevivem a ambientes inóspitos, resistem ao calor, às chuvas e solos inabitáveis e florescem, quando em condições ideais. Assim como os cactos, a população LGBTQI+ brasileira também é forçada a existir em condições não favoráveis. Pelo 12º ano consecutivo, o Brasil é o país mais violento do mundo para essa parcela da população.

Foi como ato de resistência e existência que três alunos de Relações Públicas da UFG decidiram criar como projeto de TCC a agência Cactus. João Lucas Fernandes, Matheus Vieira e Francinei Oliveira, sob orientação da professora Lutiana Casaroli, criaram a primeira agência de relações públicas goiana voltada para o público LGBTQI+.

Nomeado como “Cactus”, o projeto tem como objetivo impulsionar a comunidade LGBTQI+ em Goiânia por meio de estratégias em comunicação. Eles possuem a pretensão em dispor de assessoria para artistas independentes, e ainda, fornecer capacitações (cursos e workshops) a fim de melhorar as chances de empregabilidade para as pessoas da comunidade. Pretendem também, estar junto às empresas com o papel de criar políticas de contratação para pessoas LGBTQI+.

Mesmo ainda no início, os estudantes possuem expectativas que o projeto possa fazer a diferença em nossa região. Com a pandemia, as ações planejadas precisaram ser repensadas e direcionadas ao perfil da agência nas redes sociais, em especial, o Instagram. Com postagens que apresentam os idealizadores do projeto, dados sobre a empregabilidade de pessoas LGBTQI+, além de indicações de outros grupos e empresas voltados para o público LGBTQI+, o perfil da Cactus, lançado no dia 19 de Abril, já conta com quase 300 seguidores.

Mas os três estudantes vislumbram mais para a Cactus do que ser apenas mais um perfil inclusivo no Instagram. Com o fim da pandemia, eles planejam formar parcerias com empresas, ONGs e profissionais de diversas áreas dispostos a oferecer cursos de capacitação que vão desde aulas de inglês para a população LGBTQI+ à workshops de elaboração de currículos. Afinal de contas, para evoluir, é necessário resistir. E existir!

Acompanhe o projeto Cactus pelo Instagram: @cactus.comunic

cactus