Água

Um mar de cartas para a humanidade

Projeto de pesquisa e extensão da UFG abre inscrições para concurso que aborda a conscientização acerca do uso racional e afetivo da água.

Iniciativa do Projeto de pesquisa e extensão Planos de Bacias dos Afluentes do Rio Paranaíba - PBAP-GO, da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria  com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad Goiás), o concurso "Um mar de cartas para a humanidade"está com inscrições abertas e receberá os trabalhos até o dia 20 de maio. A ação pretende atrair estudantes de 6 a 12 anos e seus(as) professores(as) para a discussão da importância do uso consciente e afetivo da água.

Qualquer estudante de escolas da rede pública ou particular de Goiás, dentro da faixa-etária, pode participar da ação. Cada criança poderá escrever uma carta de até 10 linhas defendendo a importância da água para o planeta e anexar um desenho que ilustre a mensagem que quer passar.

Professores e professoras, por sua vez, poderão orientar diversos trabalhos, o que permite que a cartilha seja trabalhada como material pedagógico em aula e que as cartas e os desenhos sejam utilizados como atividade. Ao fim, os orientadores poderão solicitar certificado de participação com carga horária de duas horas-aula por estudante orientado.

Como participar

As inscrições seguem até 20 de maio, pela internet. Para a inscrição, cada docente orientador(a) deve preencher a ficha de inscrição e o termo de autorização, diponíveis no edital do concurso, e enviar tais documentos, juntamente com a carta e o desenho, para o e-mail: ummardecartas@gmail.com. A divulgação do resultado final será entre os dias 30 de maio e 5 de junho, na Semana do Meio Ambiente.

Premiação

No concurso, 50 trabalhos serão selecionados para a publicação de um livro digital, que será lançado no dia 19 de setembro, data que marca o centenário de nascimento de Paulo Freire. Os três primeiros colocados, seus professores orientadores e suas escolas receberão medalhas e diplomas chancelados pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Os demais receberão menções honrosas, também chanceladas pela Universidade.

Parceiros:

1. Semad Goiás
  2. UFG, por meio da FUNAPE: Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Instituto de Estudos Sócio Ambientais (IESA), Faculdade de Informação e COmunicação (FIC)
  3. Certo de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação: CEPAE - UFG
  4. Faculdade de Educação da UFG
  5. Secretaria Municipal de Educação - SME
  6. Secretaria de Estado da Educação - SEDUC
  7. Saneago
  8. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação -  Undime Goiás
  9. União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação -  UNCME
  10. Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado - SABC
  11. Liga Acadêmica de Pesquisa e Estudos do Desenvolvimento Infantil - LAPEDI - UEG
  12. Instituto Federal Goiano - Campus Ceres (IFG)
  13. Centenário Paulo Freire

Inscrições abertas para o concurso "Um mar de cartas para a humanidade"

Quando: 01 de abril a 20 de maio de 2021

Onde: ummardecartas@gmail.com

Quem: iniciativa da Semad Goiás e UFG, por meio do projeto de pesquisa e extensão "Planos de Bacias dos Afluentes do Rio Paranaíba" (PBAP-GO).

Source: Assessoria de Comunicação do PBAP-GO

Categories: projeto de extensão Concurso Cultural Meio ambiente água

Related files Size Archive fingerprint
Edital concurso um mar de cartas 222 Kb 6d59407815a6e72f9e84e75027cf8d41