Falas insubmissas

Dissertação do PPGCOM recebe Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência - 2019

A dissertação da pesquisadora e professora Elisângela Gomes apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/FIC) recebeu o 4º lugar no VI Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência - 2019, na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Intitulada "FALAS INSUBMISSAS: MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO NA OBRA DA ESCRITORA CONCEIÇÃO EVARISTO", o trabalho é fruto de uma pesquisa orientada pela Profa. Dra. Luciene Dias. A dissertação aciona o entendimento de escrevivência, conceito crítico-literário proposto por Conceição Evaristo (1996), para pensar uma comunicação concebida pela escrita do vivido.

O trabalho procura respostas para compreender como a narrativa literária da escritora Conceição Evaristo configura-se enquanto Ação Comunicativa. A pesquisa concluí que a criação de um espaço comum de diálogo que propicia o compartilhamento do simbólico concretiza a Ação Comunicativa proposta por Habermas. Além disso, apresenta que a memória materializada na construção de uma literatura contra-hegemônica possibilita a tomada de consciência e a reivindicação de uma história que estava silenciada por diversos mecanismos de opressão e apagamento.

O trabalho completo pode ser acessado no repositório institucional da Biblioteca Central da UFG.

Falas insubmissas

Fonte: SBPC Goiás