evento4814.gif

I Simpósio Nacional de Leitura

Evento

: João Pessoa - PB

: 08 - 10 Octubre 2007

Neste encontro privilegia-se as seguintes áreas: História da leitura, Práticas de leitura, Memória de leitores, Ensino da Literatura, Projetos de leitura, Ensino e aprendizagem da leitura, Circulação de impressos e História da educação.

O I Simpósio Nacional de Leitura tem como objetivo central proporcionar o diálogo e a interação entre pesquisadores de renomada experiência, professores dos ensinos fundamental e médio e alunos interessados em discutir aspectos relacionados à leitura. Em princípio, visou-se trazer para a região Nordeste o saber sobre a leitura, atualmente consolidado em trabalhos, pesquisas e congressos do Sul e Sudeste do Brasil. Sua iniciativa nasceu dos resultados e das demandas do projeto de pesquisa "História da Leitura na Paraíba"(www.cchla.ufpb.br/leituranapb ), criado em 2003, cujos objetivos e alcance se estenderam para além dos objetivos propostos, a partir da relação estabelecida entre seus pesquisadores e outras instâncias de leitura. Entre estas se destaca a escola, objeto de investigação de umas das linhas, do assessoramento à programas de incentivo à leitura, como o Biblioteca Livro em Roda. Entre outras iniciativas, o Projeto História da Leitura na Paraíba contribuiu para a criação da Linha de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Lingüística, recentemente criado na UFPB, cujo fortalecimento será um dos alvos deste congresso. A partir desta perspectiva, foram convidados para palestrante duas das maiores teóricas e estudiosas da leitura no Brasil, as professoras Marisa Lajolo e Regina Zilberman. No encontro, serão enfatizados e divulgados as pesquisas e trabalhos dos professores e dos pós-graduandos da região e do programa do PROLING.

Com vistas a agregar o maior número possível de profissionais envolvidos com a leitura, privilegia-se neste encontro as seguintes áreas: História da leitura, Práticas de leitura, Memória de leitores, Ensino da Literatura, Projetos de leitura, Ensino e aprendizagem da leitura, Circulação de impressos e História da educação. 

As conferências, mini-cursos, mesas-redondas e sessões coordenadas, além dos pôsteres, serão todos inseridos nessas áreas.  


Mais informações, clique aqui.