fake news

Exposição propõe reflexão sobre fake news

Evento

: Museu Antropológico da UFG

: 04 de Julho 2018 a 31 de Agosto 2018

Como as fake news repercutem em nossas vidas?

 Essa é uma pergunta que atravessa a exposição É verdade? Uma expo-reflexão sobre fake news, realizada no Museu Antropológico da UFG, para debater o tema das notícias falsas, seus contextos históricos, midiáticos e culturais, com o objetivo de criar um espaço de diálogo sobre os diferentes usos e tipos dessas notícias, bem como problematizar a interferência do fenômeno nas nossas concepções de verdade.

Convite_Exposição_FakeNews

 Ao longo da visita, o público vai se deparar com algumas perguntas: quais os perigos da difusão dessas notícias? É possível evitar que elas sejam usadas na violação de direitos? O que a fake news tem a ver com o momento que vivemos, de polarizações políticas na sociedade atual? Quem produz e dissemina notícias falsas e com quais interesses? Para lidar com esses questionamentos, para os quais nem sempre encontramos respostas precisas, nos propusemos experimentar o conceito de expo-reflexão - uma mostra que suscita pensamentos e questionamentos sobre o que está sendo exposto. Mais do que expor dados, fatos ou afirmações, a mostra espera lançar luz sobre a multiplicidade de aspectos ligados aos fenômenos em torno das fake news. Para isso, dividimos o espaço em quatro núcleos, que dialogam e se atravessam.

 Notícias falsas na história é um núcleo que nos faz pensar que a história é atravessada por “notícias” falsas e o quanto a mídia atua na construção de verdades. No Mar de confusões, temos uma grande revista onde você vai encontrar fake news recentes, criadas com interesses diversos, nos mundos da política, das celebridades e do humor, gerando burburinhos, agitações e conflitos. No núcleo dedicado à relação entre Fake news e violação de direitos humanos, propomos, a partir das histórias de vida e morte dos ativistas políticos Vladimir Herzog e Marielle Franco, ilustrar e fazer pensar de que modo as notícias falsas são promotoras de violências e impactam negativamente a vida das pessoas.

 No núcleo Verdade ou Mentira, por sua vez, além de acessar algumas dicas sobre como não aceitar, repassar ou reproduzir este tipo de notícia, você será desafiado a analisar a veracidade das imagens e das informações. Temos ainda um espaço com projeções de Vídeos, onde serão projetados documentários, programas e entrevistas com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, abordando a temática da fake news. Esta exposição é resultado da disciplina Comunicação Patrimonial IV - Concepção e Montagem de Exposição, do curso de Bacharelado em Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da UFG.

 O período para visitação vai do dia 4 de julho a 31 de agosto. A equipe organizadora é composta pelos/as discentes Andreia Chavier de Oliveira, Benedito José Ferreira da Silva, Camila Beatriz Faria, Clécia Santana dos Santos, Isac Ferreira de Sousa, Judivan Alves Ferreira, Kethelyn Silva Moura, Mara Lúcia de Paiva Najar, Maurício Gonçalves do Nascimento Rodrigues Lima e Milena de Souza; orientados pela professora Gleyce Kelly Heitor.