debate

Deputado Rubens Otoni explica situação política

O deputado federal Rubens Otoni (PT/DF) e a professora Angelita Lima, coordenadora do Curso de Jornalismo, integraram a mesa de debate "Democracia no Brasil - crise e perspectivas", na sexta, dia 6, no auditório da FIC.

debate

Deputado federal Rubens Otoni e professora Angelita Lima. (Foto: Lucas Xavier/ PautaGoiás)

A manipulação da opinião pública a partir da grande imprensa foi o principal tema discutido pelos palestrantes, deputado Rubens Otoni (PT/GO) e professora Angelita Lima, durante debate intitulado "Democracia no Brasil: crise e perspectivas", na última sexta-feira, 6 de maio, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).  O evento foi realizado por um conjunto de Faculdades (Iesa, FIC, FCS, Filosofia, História, Direito - Regional Goiás), com o objetivo de qualificar a compreensão institucional do momento político e fortalecer a Universidade como instituição atenta aos fatos e que zela pela democracia.

Único deputado goiano a votar contra o impeachment da presidenta Dilma, Otoni esclareceu a situação atual do Brasil,  em que uma farsa política foi criada por uma imprensa tendenciosa. Ele apresentou possíveis soluções para a crise política, entre elas a maior participação da população. Otoni também afirmou que o modelo de democracia representativa instalado no Brasil há tanto tempo está esgotado, porque já não supre as necessidades e as expectativas dos cidadãos. "Precisamos criar mecanismos de participação direta em alguns momentos, como plenárias, plebiscitos e referendos", afirmou.

O deputado apontou ainda que a crise econômica que existe não é interna, como diz a Rede Globo, mas sim do sistema hegemônico do Capitalismo, que, em suas palavras, "não é um sistema sustentável".

Ao final da fala, o deputado e a professora responderam a perguntas de alunos sobre o preconceito de gênero em relação à presidenta Dilma Rousseff e a conexão entre as manifestações de junho de 2013 e o descontentamento da população brasileira no cenário atual.

Fonte: FIC

Categorias: Notícias & Eventos