Confira os Anais da 8ª Feicom
Veja os trabalhos que compõem os Anais do 8º Congresso e Feira de Informação e Comunicação - Feicom, realizado pela FIC/UFG
Anais do 8º Congresso e Feira de Informação e Comunicação
FEICOM 2015
Apresentação |
SUMÁRIO
|
Apresentação |
GTs: ementas e coordenadores |
Resumos expandidos |
1 – Audiovisual: perspectivas e intersecções Coord.: Sckarleth Martins e Victor Vinícius do Carmo |
A subversão de gênero e a história de amor em Django Livre (Raquel de Paula Ribeiro e Mayllon Lyggon de Souza Oliveira) |
Jogo de Cena: O dispositivo como estratégia narrativa no documentário (Jordana Albino Oliveira e Goiamérico Felício C. dos Santos) |
Desafios da Imagem: Um estudo de caso do curso ministrado Fotografia sem mistério (Morgana Kelly Serafim Chaves) |
|
2 – Biblioteca, formação e emancipação Coord.: Maria de Fátima Garbelini, Andréa Pereira dos Santos e Suely H. Gomes |
Biblioteca escolar: serviços de informação e a atuação do bibliotecário (Tatyane Cristina Camargo dos Santos e Maria de Fátima Garbelini) |
Mapeamento dos processos operacionais e desenvolvimento de manual para o setor de doações da biblioteca central Prof. Alpheu da Veiga Jardim da UFG (Adriana Pereira de Aguiar, Andréa Pereira dos Santos, Maria de Souza Lima Santos e Rita de Cássia Barbosa Pereira) |
|
3 – Comunicação, cidadania, poder simbólico e direitos humanos Coord.: Magno Medeiros, Flávia Martins e Gardene Leão |
Mídia e representação social: África no imaginário social brasileiro (Abdul Pedro Muchingeca e Luiz Signates) |
Teorizações sobre a tevê pública e seu papel na democratização da comunicação (Denyse Parreira de Deus Araújo Freitas e Magno Medeiros) |
Represdentação indígena no jornalismo impresso goiano: da Matutina Meiapontense ao Jornal Takinãhãky (Ana Carolina Jobim, Alisson Batista, Anna Carolina Mendes, Italo Wolff, Milleny Cordeiro, Nathalia Peres e Rosana Maria Ribeiro Borges) |
O humor na mídia televisiva como estratégia de comunicação (André Almeida Nunes e Magno Medeiros) |
Comunicação pública, Direitos Humanos e a sociedade em rede (Cristina Rosa Franco e Tiago Mainieri) |
As identidades regionais do Brasil na cobertura jornalística (Flávia Larissa de Jesus Peralta, Elysa Coutinho da Costa, Lucas Pereira Matos, Monithelle da Silva Cardoso, Vanusa da Silva e Flávia Martins dos Santos) |
Educomunicação e cidadania comunicativa: uma aposta para repensar e refazer o mundo social (Gloria Patricia Piedrahita Sarmiento e Claudiomilson Fernandes Braga) |
Aparência de classe: poder simbólico e oportunidades de vida (Janaína Vieira de Paula Jordão e Manuel Ferreira Lima Filho) |
Conhecimento e Espetacularização no Telejornalismo Goiano (Juliana Junqueira) |
Representação da mulher na mídia brasileira (Karoline dos Santos Santana e Luciene de Oliveira Dias) |
O envelhecimento sob a verve crítica da cronista Rachel de Queiroz (Letícia Arantes Jury e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos) |
Comunicação Pública e TCCs: Estudo da Fanpage da Prefeitura de Goiânia (Luiz Carlos do Carmo Fernandes e Gilmara Roberto Moreira) |
Narrativas da violência e representação simbólica na mídia (Magno Medeiros) |
O novo cidadão – Debate sobre juventude, cidadania e TICs (Marcos Marinho Martins de Queiroz e Magno Medeiros) |
Vozes Ativas – Aspectos do Direito de Resposta como Exercício da Cidadania (Carolina Zafino Isidoro e Magno Medeiros) |
A condição de subcidadania dos homossexuais no Brasil e a visibilidade da homoafetividade na mídia (Marília de Almeida e Almeida e Claudomilson Fernandes Braga) |
O fenômeno contemporâneo da mídia, a relevância da televisão aberta e a necessidade de fortalecimento de emissoras públicas televisão para a democratização da informação e comunicação no Brasil (Michael Alessandro Figueira Valim e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos) |
O fenômeno televisivo contemporâneo como objeto interdisciplinar de estudo (Michael Alessandro Figueira Valim e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos) |
Ineficiência na Gestão Pública: O Portal da Transparência de Goiânia (Thálita Teles Nascimento Silva, Gabriela Pires da Costa, Ivana Cláudia Alves Paraízo, Lucas Pereira Matos e Divina Eterna Vieira Marques) |
|
4 – Comunicação e literatura: confluências discursivas Coord.: Letícia Arantes Jury e Goiamérico Felício C. Santos |
Self product: A subjetividade e identidade pelas narrativas da sociedade dos consumidores e da cultura do narcisismo (Liessa Comparim Dalla Nora e Goiamérico Felício Carneiro Dos Santos) |
‘Pátria Amada’ de Rachel de Queiroz: discurso como mudança social e representação da identidade brasileira (Letícia Arantes Jury e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos) |
Diego e Miguilin: um paralelo da (d)eficiência do olhar a partir da literatura (Angelita Lima) |
Convergência das mídias e a interação das linguagens na publicidade (Nayara Porto Ferreira e Débora Cristina Santos e Silva) |
O amor em movimento no Mercado da 74 (Bárbara Mendes Falcão e Luciene Oliveira Dias) |
A subversão de Clarice Lispector no (des)território da cibercultura: Análise de fanpages do Facebook (Lívia de Pádua Nóbrega) |
|
5 – Ciência, tecnologia e organização da informação Coord.: Luciana Candida, João Maricato e Laís Pereira de Oliveira |
Avaliação da Interface de Mapas Argumentativos (Saymon de Oliveira Souza e Marcel Ferrrante Silva) |
Catalogação na Fonte e o Campo de Atuação do Bibliotecário em Editoras (Ayrton Afonso de Farias, Beatriz Silva Freitas, Cristhiane Borba da Cunha, Maria Divina Sousa da Luz e Luciana Candida da Silva) |
Catalogação compartilhada: a utilização pelas bibliotecas universitárias de Goiânia-GO (Guilherme Ignácio Bernardino, Jomar Rosa da Cruz Santana, José Roberto da Cunha, Maurício Tovar Júnior, Sarah Gomides Vieira e Luciana Candida da Silva) |
Centrais de catalogação em bibliotecas universitárias na cidade de Goiânia/GO: vantagens e desvantagens (Clara Alessandra Sanches, Amanda Natiele Rocha de Castro, Beatriz Stephany Sanches dos Santos, Talitha Gonçalves Rosa, Daniella Ferreira de Miranda e Luciana Candida da Silva) |
Proposta de criação do Repositório Institucional da Biblioteca João Lázaro Ferreira – Faculdade de Tecnologia SENAC-GO (Maria de Fátima Lopes Gomes e Luciana Candida da Silva) |
A importância do ISBN para o mercado editorial (Dártony Diocen Teixeira Santos, Gilson Pinheiro da Silva, Hugo Lobo Júnior, Kellen Rodrigues Martins, Keyla Rosa de Faria e Luciana Candida da Silva) |
Panorama nacional: a busca por um código de catalogação (Andressa Sá Teles Lourenço, Victória Rodrigues Cywinski, Yasmine Adya dos Santos e Luciana Candida da Silva) |
Espaço na difusão científica: o laboratório não é o centro da comunicação (Marina Muniz Mendes e João de Melo Maricato) |
Panorama mundial da catalogação (Dênis Junio de Almeida, Eveline Pinheiro de Lima, Lettícia Oliveira de Sousa, Lucilanda Rodrigues Penha Lima, Roselene Paula Resende Medeiros e Luciana Candida da Silva) |
Catalogação Cooperativa vs Catalogação Centralizada: Um estudo das vantagens e desvantagens (Anna Karolina Barbosa Silva, Bruno Gonçalves dos Reis, Mírian Raíza dos Santos Castro, Quedma Ramos da Silva e Luciana Cândida da Silva) |
Diário Oficial do Estado de Goiás: proposta de requisitos de arquitetura da informação para representação da informação oficial digital (Sueliton Ribeiro de Sousa e Martha Izabel de Souza Duarte) |
Catálogos informatizados para o acesso à informação: estudo sobre a usabilidade do catálogo on-line SophiA (Amanda Oliveira dos Santos, Mayra Rosa de Camargo, Tatielle Marques Cunha, Thays Oliveira Alvarenga e Luciana Candida da Silva) |
|
6 – Gestão e políticas de informação Coord.: Arnaldo A. Ferreira Júnior e Eliany Alvarenga de Araújo |
Análise de Redes Sociais: a rede de coautoria da Universidade Federal de Goiás (Eduardo Alves Silva e Dalton Lopes Martins) |
Aplicabilidade de métodos analíticos em políticas públicas participativas (Arlon da Silva Moreira e Dalton Lopes Martins) |
Planejamento bibliotecário: proposta preliminar para implantação de Biblioteca Parque na Região Noroeste de Goiânia-GO (Maria de Fátima Lopes Gomes e Eliany Alvarenga de Araújo) |
Lei de acesso à informação: equipe interdisciplinar para uma melhor aplicabilidade (Filipe Reis e João de Melo Maricato) |
Análise Estratégica da Informação em Organizações: o uso da análise exploratória de dados (Bárbara Gabriella Marques e Arnaldo Alves Ferreira Júnior) |
Humano Computador: a inteligência coletiva na sociedade da informação (Paulo Victor Alves Vieira e Arnaldo Alves Ferreira Junior) |
A Arquitetura da Informação e o Search Engine Optimization: ranqueamento de páginas web e busca de informação na rede (Tatiane Lima Evangelista e Arnaldo Alves Ferreira Júnior) |
|
7 – Jornalismo e cidadania Coord.: Luciene de Oliveira Dias e Ana Clara Gomes Costa |
Jornalistas por um dia: produção experimental de Jornalismo Impresso com crianças da periferia de Aparecida de Goiânia (Evangicléia Sousa da Silva e Chubasco Amiche Sussuarana Loriato) |
Jornal Cinco de Março e o contexto da ditadura militar: Contribuição à história da imprensa em Goiás (Aline Goulart, Alline Flores, Átila Giovani, Cynthia Costa, Mariana de Oliveira e Rosana Borges) |
Política de cotas nas universidades brasileiras: novo elemento no debate sobre o ensino de Jornalismo e o preconceito étnico-racial no Brasil (Mariza Fernandes dos Santos e Luciene de Oliveira Dias) |
O telejornalismo de Barra do Garças (MT): Interações entre profissionais da imprensa e policiais e suas repercussões nas notícias(Aparecido Roberto da Silva e Hidelberto de Sousa Ribeiro e Alfredo José Lopes Costa) |
A formação da opinião pública no novo cenário virtual do Jornalismo (Priscilla Guerra, Guimarães Bernardes e Simone Antoniaci Tuzzo) |
A juventude dita e interdita: universos juvenis na abordagem midiática (Ana Clara Gomes Costa e Luciene de Oliveira Dias) |
|
8 – Marketing e estratégias digitais Coord.: Marina Roriz e Eliseu Vieira Machado Júnior |
O uso da fotografia publicitária como estratégia da Tiffany & CO no Instagram (Doreen Hermanstadt e Luciana Hidemi S. Nomura) |
Planejamento Eficaz de Comunicação de Marketing no Ambiente Digital (Eliseu Vieira Machado Júnior, Gabriel Bomtempo dos Reis e Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha) |
Social Branding: O papel das mídias sociais na construção de marcas relevantes (Vinícius Moreira Araújo e Daniel Padilha) |
“E se a vida te der limões?” – análise sobre o posicionamento do Lemon Clube de Empreendedorismo da UFG (Thais Carneiro de Moraes e Marcos Marinho Martins de Queiroz) |
|
9 – Mídia, educação, cultura e linguagem Coord.: Jordana A. Oliveira e Ludmila P. Almeida |
Comunicação ambiental: A mídia como agente proativo na conscientização, educação e defesa do meio ambiente (Chubasco Amiche Sussuarana Loriato e Evangicléia Sousa da Silva) |
Ensino de Filosfia, escola e novas tecnologias: pensamento humano e questões políticas emergentes na era da informática (Francisco José Porfírio Neto e Carmelita Brito de Freitas Felício) |
Ordens de indexicalidade de corpos, pedagogia crítica da mídia e humor: Por uma descolonização das práticas identitárias hegemônicas (Ludmila Pereira de Almeida e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos) |
Modern Family: uma representação moderna das diferenças? (Joseane Alves Ribeiro) |
Apontamentos sobre o discurso veiculado em revistas femininas: que tipo de identidades elas propõem? (Bruna Gabriela Corrêa Vicente e Shirley Eliany Rocha Mattos) |
Narrativas colaborativas e transmidiáticas em aulas de literatura no ensino municipal de Senador Canedo (Elisabete Teles Marinho e Cátia Lassálvia) |
“Santa Missa em Seu Lar”: Construção midiática da TV Anhanguera da Missa das 5h30 no domingo do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno (Paulo Afonso Tavares e Eduardo Gusmão de Quadros) |
Conexões entre Comunicação e Educação: Os espaços educacionais brasileiros na pauta do programa Profissão Repórter (Mayara Jordana Sousa Santana e Ana Carolina Rocha Pessôa Temer) |
|
10 – Mídias interativas, cibercultura e entretenimento Coord.: Daniel Christino e Marcilon Almeida |
Vidagame: jogos eletrônicos como tecnologias do imaginário pós-moderno(Mauricio Pessoa Peccin e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos) |
A experiência do espaço como fator comunicacional nos videogames (Victor Felipe Barbosa Pessoa e Daniel Christino) |
A performance nos videogames e seus desdobramentos: dos action figures aos cosplay (Murilo Gabriel Berardo Bueno e Raquel de Paula Ribeiro) |
|
11 – Mídias sociais e movimentos sociais Coord.: Karine do Prado e João Daniell Oliveira |
O Twitter nas eleições de 2010 em Goiás: mídia político ou rede social? (Luiz Carlos do Carmo Fernandes) |
Frente de Luta Contra o Aumento da Tarifa: ciberativismo no Facebook e a busca pela democratização da mobilidade urbana em Goiânia (Eliani de Fátima Covem Queiroz e Cleito Pereira dos Santos) |
Uma discussão teórica sobre os movimentos sociais (Rafael Alencar Rodrigues e Claudomilson Fernandes Braga) |
|
12 – Publicidade e propaganda na cultura contemporânea Coord.: Letícia S. Côrtes e Alexandre Tadeu dos Santos |
A publicidade institucional: o dionísico no dia dos pais (Felipe Berger e Letícia Segurado Côrtes) |
Identidades e conflitos: considerações sobre a libertação dos cachos (Celiomar Porfirio Ramos e Mirian Barreto Lellis) |
|
13 – Relações públicas e construção da imagem organizacional e pessoal Coord.: Claudomilson F. Braga e Rhayssa Fernandes |
Eventos internos como estratégia de Relações Públicas na Assessoria de Comunicação em Saúde de Goiânia (Diego Rocha da Silva, Ana Kárita Alves Gonzaga, Jéssika Coelho Pimentel Oliveira, Vinícius Borges e Lutiana Casaroli) |
Comunicação pública comunitária para cidadania: estudo das ações de comunicação do Projeto de Intervenção Social do Programa de Regularização Fundiária Plena na região noroeste de Goiânia (Luciano Alves Pereira e Adriane Geralda Alves do Nascimento Cézar) |
Planejamento de relações públicas para empresa Gelatti (Lohanne Silva Assis, Arianne Lourenço Nakabashi, Jéssika Coelho Pimentel Oliveira, Lohanne Rodrigues Silva, Nayara Pires Cardoso, Thaíssa Vitória Rezende Schifino e Adriane Geralda Alves do Nascimento Cézar) |
Representações sociais do servidor público: o comportamento comunica (Tessa Monteiro Lettieri e Claudomilson Fernandes Braga) |
A celebrização do padre Robson de Oliveira a partir da mídia televisiva (Laianny Martins Silva e Simone Antoniaci Tuzzo) |
Comunicação Integrada e Saúde – A importância acadêmica do convênio entre a UFG e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (Silvana Coleta Santos Pereira, Kalyne Menezes, Letícia Segurado Cortez e Lutiana Casaroli) |
Autorretratos: enunciações visuais midiáticas auto-referenciais (Lutiana Casaroli) |
Liderança de opinião no ciberespaço (João Carlos Machado e Simone A. Tuzzo) |
Conceitos e valores da Comunicação: o profissional de Relações Públicas face à comunicação estratégica (Rogério Santos dos Prazeres, Marta Quintiliano e Claudomilson Fernandes Braga) |
|
14 - Tecnologias de informação aplicadas Coord.: Dalton Martins e Douglas Cordeiro |
As normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002 como ferramentas de auxílio à implementação de políticas de segurança da informação em instituições públicas (Lorena Pires de Paula e Douglas Farias Cordeiro) |
Os recursos humanos como origem de violação à segurança da informação em ambientes organizacionais (Eriany da Cruz Matos, Ciro José Almeida Macedo e Douglas Farias Cordeiro) |
Utilização de soluções de software como apoio à modelagem de processos: uma análise sobre o BonitaSoft (Gustavo Henrique de Abreu Araújo, Vinicius Sobreira Braga e Douglas Farias Cordeiro) |
A análise SWOT como ferramenta de apoio ao gerenciamento de projeto (Raianny Carla Ferreira da Silva, Ciro José Almeida Macedo e Douglas Farias Cordeiro) |
A análise de gargalo como técnica de apoio à gestão de processos de negócio (Wanessa Natielle Brito Borba, Vinicius Sobreira Braga e Douglas Farias Cordeiro) |
Twitter, sua API e o Capital Social (Rhaydrick Sandokhan Pinheiro Teixeira Tavares e Dalton Lopes Martins) |
|
Programação geral |
Comissão científica |
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE OS ANAIS
Fonte: FIC/UFG