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Confira os Anais da 8ª Feicom

Veja os trabalhos que compõem os Anais do 8º Congresso e Feira de Informação e Comunicação - Feicom, realizado pela FIC/UFG

Anais do 8º Congresso e Feira de Informação e Comunicação

FEICOM 2015

 

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Anais

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SUMÁRIO

 

 

Apresentação         

GTs: ementas e coordenadores

Resumos expandidos

1 – Audiovisual: perspectivas e intersecções

Coord.: Sckarleth Martins e Victor Vinícius do Carmo  

A subversão de gênero e a história de amor em Django Livre (Raquel de Paula Ribeiro e Mayllon Lyggon de Souza Oliveira)

Jogo de Cena: O dispositivo como estratégia narrativa no documentário (Jordana Albino Oliveira e Goiamérico Felício C. dos Santos)

Desafios da Imagem: Um estudo de caso do curso ministrado Fotografia sem mistério (Morgana Kelly Serafim Chaves)

 

2 – Biblioteca, formação e emancipação

Coord.: Maria de Fátima Garbelini, Andréa Pereira dos Santos e Suely H. Gomes

Biblioteca escolar: serviços de informação e a atuação do bibliotecário (Tatyane Cristina Camargo dos Santos e Maria de Fátima Garbelini)

Mapeamento dos processos operacionais e desenvolvimento de manual para o setor de doações da biblioteca central Prof. Alpheu da Veiga Jardim da UFG (Adriana Pereira de Aguiar, Andréa Pereira dos Santos, Maria de Souza Lima Santos e Rita de Cássia Barbosa Pereira)

 

3 – Comunicação, cidadania, poder simbólico e direitos humanos

Coord.: Magno Medeiros, Flávia Martins e Gardene Leão

Mídia e representação social: África no imaginário social brasileiro (Abdul Pedro Muchingeca e Luiz Signates)

Teorizações sobre a tevê pública e seu papel na democratização da comunicação (Denyse Parreira de Deus Araújo Freitas e Magno Medeiros)

Represdentação indígena no jornalismo impresso goiano: da Matutina Meiapontense ao Jornal Takinãhãky (Ana Carolina Jobim, Alisson Batista, Anna Carolina Mendes, Italo Wolff, Milleny Cordeiro, Nathalia Peres e Rosana Maria Ribeiro Borges)

O humor na mídia televisiva como estratégia de comunicação (André Almeida Nunes e Magno Medeiros)

Comunicação pública, Direitos Humanos e a sociedade em rede (Cristina Rosa Franco e Tiago Mainieri)

As identidades regionais do Brasil na cobertura jornalística (Flávia Larissa de Jesus Peralta, Elysa Coutinho da Costa, Lucas Pereira Matos, Monithelle da Silva Cardoso, Vanusa da Silva e Flávia Martins dos Santos)

Educomunicação e cidadania comunicativa: uma aposta para repensar e refazer o mundo social (Gloria Patricia Piedrahita Sarmiento e Claudiomilson Fernandes Braga)

Aparência de classe: poder simbólico e oportunidades de vida (Janaína Vieira de Paula Jordão e Manuel Ferreira Lima Filho)

Conhecimento e Espetacularização no Telejornalismo Goiano (Juliana Junqueira)

Representação da mulher na mídia brasileira (Karoline dos Santos Santana e Luciene de Oliveira Dias)

O envelhecimento sob a verve crítica da cronista Rachel de Queiroz (Letícia Arantes Jury e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos)

Comunicação Pública e TCCs: Estudo da Fanpage da Prefeitura de Goiânia (Luiz Carlos do Carmo Fernandes e Gilmara Roberto Moreira)

Narrativas da violência e representação simbólica na mídia (Magno Medeiros)

O novo cidadão – Debate sobre juventude, cidadania e TICs (Marcos Marinho Martins de Queiroz e Magno Medeiros)

Vozes Ativas – Aspectos do Direito de Resposta como Exercício da Cidadania (Carolina Zafino Isidoro e Magno Medeiros)

A condição de subcidadania dos homossexuais no Brasil e a visibilidade da homoafetividade na mídia (Marília de Almeida e Almeida e Claudomilson Fernandes Braga)

O fenômeno contempor­âneo da mídia, a relevância da televisão aberta e a necessidade de fortalecimento de emissoras públicas televisão para a democratização da informação e comunicação no Brasil (Michael Alessandro Figueira Valim e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos)

O fenômeno televisivo contemporâneo como objeto interdisciplinar de estudo (Michael Alessandro Figueira Valim e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos)

Ineficiência na Gestão Pública: O Portal da Transparência de Goiânia (Thálita Teles Nascimento Silva, Gabriela Pires da Costa, Ivana Cláudia Alves Paraízo, Lucas Pereira Matos e Divina Eterna Vieira Marques)

 

4 – Comunicação e literatura: confluências discursivas

Coord.: Letícia Arantes Jury e Goiamérico Felício C. Santos

Self product: A subjetividade e identidade pelas narrativas da sociedade dos consumidores e da cultura do narcisismo (Liessa Comparim Dalla Nora e Goiamérico Felício Carneiro Dos Santos)

‘Pátria Amada’ de Rachel de Queiroz: discurso como mudança social e representação da identidade brasileira (Letícia Arantes Jury e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos)

Diego e Miguilin: um paralelo da (d)eficiência do olhar a partir da literatura (Angelita Lima)

Convergência das mídias e a interação das linguagens na publicidade (Nayara Porto Ferreira e Débora Cristina Santos e Silva)

O amor em movimento no Mercado da 74 (Bárbara Mendes Falcão e Luciene Oliveira Dias)

A subversão de Clarice Lispector no (des)território da cibercultura: Análise de fanpages do Facebook (Lívia de Pádua Nóbrega)

 

5 – Ciência, tecnologia e organização da informação

Coord.: Luciana Candida, João Maricato e Laís Pereira de Oliveira

Avaliação da Interface de Mapas Argumentativos  (Saymon de Oliveira Souza e Marcel Ferrrante Silva)

Catalogação na Fonte e o Campo de Atuação do Bibliotecário em Editoras (Ayrton Afonso de Farias, Beatriz Silva Freitas, Cristhiane Borba da Cunha, Maria Divina Sousa da Luz e Luciana Candida da Silva)

Catalogação compartilhada: a utilização pelas bibliotecas universitárias de Goiânia-GO (Guilherme Ignácio Bernardino, Jomar Rosa da Cruz Santana, José Roberto da Cunha, Maurício Tovar Júnior, Sarah Gomides Vieira e Luciana Candida da Silva)

Centrais de catalogação em bibliotecas universitárias na cidade de Goiânia/GO: vantagens e desvantagens (Clara Alessandra Sanches, Amanda Natiele Rocha de Castro, Beatriz Stephany Sanches dos Santos, Talitha Gonçalves Rosa, Daniella Ferreira de Miranda e Luciana Candida da Silva)

Proposta de criação do Repositório Institucional da Biblioteca João Lázaro Ferreira – Faculdade de Tecnologia SENAC-GO (Maria de Fátima Lopes Gomes e Luciana Candida da Silva)

A importância do ISBN para o mercado editorial (Dártony Diocen Teixeira Santos, Gilson Pinheiro da Silva, Hugo Lobo Júnior, Kellen Rodrigues Martins, Keyla Rosa de Faria e Luciana Candida da Silva)

Panorama nacional: a busca por um código de catalogação (Andressa Sá Teles Lourenço, Victória Rodrigues Cywinski, Yasmine Adya dos Santos e Luciana Candida da Silva)

Espaço na difusão científica: o laboratório não é o centro da comunicação (Marina Muniz Mendes e João de Melo Maricato)

Panorama mundial da catalogação (Dênis Junio de Almeida, Eveline Pinheiro de Lima, Lettícia Oliveira de Sousa, Lucilanda Rodrigues Penha Lima, Roselene Paula Resende  Medeiros e Luciana Candida da Silva)

Catalogação Cooperativa vs Catalogação Centralizada: Um estudo das vantagens e desvantagens (Anna Karolina Barbosa Silva, Bruno Gonçalves dos Reis, Mírian Raíza dos Santos Castro, Quedma Ramos da Silva e Luciana Cândida da Silva)

Diário Oficial do Estado de Goiás: proposta de requisitos de arquitetura da informação para representação da informação oficial digital (Sueliton Ribeiro de Sousa e Martha Izabel de Souza Duarte)

Catálogos informatizados para o acesso à informação: estudo sobre a usabilidade do catálogo on-line SophiA (Amanda Oliveira dos Santos, Mayra Rosa de Camargo, Tatielle Marques Cunha, Thays Oliveira Alvarenga e Luciana Candida da Silva)

 

6 – Gestão e políticas de informação

Coord.: Arnaldo A. Ferreira Júnior e Eliany Alvarenga de Araújo

Análise de Redes Sociais: a rede de coautoria da Universidade Federal de Goiás (Eduardo Alves Silva e Dalton Lopes Martins)

Aplicabilidade de métodos analíticos em políticas públicas participativas (Arlon da Silva Moreira e Dalton Lopes Martins)

Planejamento bibliotecário: proposta preliminar para implantação de Biblioteca Parque na Região Noroeste de Goiânia-GO (Maria  de Fátima Lopes Gomes e Eliany Alvarenga de Araújo)

Lei de acesso à informação: equipe interdisciplinar para uma melhor aplicabilidade (Filipe Reis e João de Melo Maricato)

Análise Estratégica da Informação em Organizações: o uso da análise exploratória de dados (Bárbara Gabriella Marques e Arnaldo Alves Ferreira Júnior)

Humano Computador: a inteligência coletiva na sociedade da informação (Paulo Victor Alves Vieira e Arnaldo Alves Ferreira Junior)

A Arquitetura da Informação e o Search Engine Optimization: ranqueamento de páginas web e busca de informação na rede (Tatiane Lima Evangelista e Arnaldo Alves Ferreira Júnior)

 

7 – Jornalismo e cidadania

Coord.: Luciene de Oliveira Dias e Ana Clara Gomes Costa

Jornalistas por um dia: produção experimental de Jornalismo Impresso com crianças da periferia de Aparecida de Goiânia (Evangicléia Sousa da Silva e Chubasco Amiche Sussuarana Loriato)

Jornal Cinco de Março e o contexto da ditadura militar: Contribuição à história da imprensa em Goiás (Aline Goulart, Alline Flores, Átila Giovani, Cynthia Costa, Mariana de Oliveira e Rosana Borges)

Política de cotas nas universidades brasileiras: novo elemento no debate sobre o ensino de Jornalismo e o preconceito étnico-racial no Brasil (Mariza Fernandes dos Santos e Luciene de Oliveira Dias)

O telejornalismo de Barra do Garças (MT): Interações entre profissionais da imprensa e policiais e suas repercussões nas notícias(Aparecido Roberto da Silva e Hidelberto de Sousa Ribeiro e Alfredo José Lopes Costa)

A formação da opinião pública no novo cenário virtual do Jornalismo (Priscilla Guerra, Guimarães Bernardes e Simone Antoniaci Tuzzo)

A juventude dita e interdita: universos juvenis na abordagem midiática (Ana Clara Gomes Costa e Luciene de Oliveira Dias)

 

8 – Marketing e estratégias digitais

Coord.: Marina Roriz e Eliseu Vieira Machado Júnior

O uso da fotografia publicitária como estratégia da Tiffany & CO no Instagram (Doreen Hermanstadt e Luciana Hidemi S. Nomura)

Planejamento Eficaz de Comunicação de Marketing no Ambiente Digital (Eliseu Vieira Machado Júnior, Gabriel Bomtempo dos Reis e Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha)

Social Branding: O papel das mídias sociais na construção de marcas relevantes (Vinícius Moreira Araújo e Daniel Padilha)

“E se a vida te der limões?” – análise sobre o posicionamento do Lemon Clube de Empreendedorismo da UFG (Thais Carneiro de Moraes e Marcos Marinho Martins de Queiroz)

 

9 – Mídia, educação, cultura e linguagem

Coord.: Jordana A. Oliveira e Ludmila P. Almeida

Comunicação ambiental: A mídia como agente proativo na conscientização, educação e defesa do meio ambiente (Chubasco Amiche Sussuarana Loriato e Evangicléia Sousa da Silva)

Ensino de Filosfia, escola e novas tecnologias: pensamento humano e questões políticas emergentes na era da informática (Francisco José Porfírio Neto e Carmelita Brito de Freitas Felício)

Ordens de indexicalidade de corpos, pedagogia crítica da mídia e humor: Por uma descolonização das práticas identitárias hegemônicas (Ludmila Pereira de Almeida e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos)

Modern Family: uma representação moderna das diferenças? (Joseane Alves Ribeiro)

Apontamentos sobre o discurso veiculado em revistas femininas: que tipo de identidades elas propõem? (Bruna Gabriela Corrêa Vicente e Shirley Eliany Rocha Mattos)

Narrativas colaborativas e transmidiáticas em aulas de literatura no ensino municipal de Senador Canedo (Elisabete Teles Marinho e Cátia Lassálvia)

“Santa Missa em Seu Lar”: Construção midiática da TV Anhanguera da Missa das 5h30 no domingo do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno (Paulo Afonso Tavares e   Eduardo Gusmão de Quadros)

Conexões entre Comunicação e Educação: Os espaços educacionais brasileiros na pauta do programa Profissão Repórter (Mayara Jordana Sousa Santana e Ana Carolina Rocha Pessôa Temer)

 

10 – Mídias interativas, cibercultura e entretenimento

Coord.: Daniel Christino e Marcilon Almeida

Vidagame: jogos eletrônicos como tecnologias do imaginário pós-moderno(Mauricio Pessoa Peccin e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos)

A experiência do espaço como fator comunicacional nos videogames (Victor Felipe Barbosa Pessoa e Daniel Christino)

A performance nos videogames e seus desdobramentos: dos action figures aos cosplay (Murilo Gabriel Berardo Bueno e Raquel de Paula Ribeiro)

 

11 – Mídias sociais e movimentos sociais

Coord.: Karine do Prado e João Daniell Oliveira

O Twitter nas eleições de 2010 em Goiás: mídia político ou rede social? (Luiz Carlos do Carmo Fernandes)

Frente de Luta Contra o Aumento da Tarifa: ciberativismo no Facebook e a busca pela democratização da mobilidade urbana em Goiânia (Eliani de Fátima Covem Queiroz e Cleito Pereira dos Santos)

Uma discussão teórica sobre os movimentos sociais (Rafael Alencar Rodrigues e Claudomilson Fernandes Braga)

 

 

12 – Publicidade e propaganda na cultura contemporânea

Coord.: Letícia S. Côrtes e Alexandre Tadeu dos Santos

A publicidade institucional: o dionísico no dia dos pais (Felipe Berger e Letícia Segurado Côrtes)

Identidades e conflitos: considerações sobre a libertação dos cachos (Celiomar Porfirio Ramos e Mirian Barreto Lellis)

 

13 – Relações públicas e construção da imagem organizacional e pessoal

Coord.: Claudomilson F. Braga e Rhayssa Fernandes

Eventos internos como estratégia de Relações Públicas na Assessoria de Comunicação em Saúde de Goiânia (Diego Rocha da Silva, Ana Kárita Alves Gonzaga, Jéssika Coelho Pimentel Oliveira, Vinícius Borges e Lutiana Casaroli)

Comunicação pública comunitária para cidadania: estudo das ações de comunicação do Projeto de Intervenção Social do Programa de Regularização Fundiária Plena na região noroeste de Goiânia (Luciano Alves Pereira e Adriane Geralda Alves do Nascimento Cézar)

Planejamento de relações públicas para empresa Gelatti (Lohanne Silva Assis, Arianne Lourenço Nakabashi, Jéssika Coelho Pimentel Oliveira, Lohanne Rodrigues Silva, Nayara Pires Cardoso, Thaíssa Vitória Rezende Schifino e Adriane Geralda Alves do Nascimento Cézar)

Representações sociais do servidor público: o comportamento comunica (Tessa Monteiro Lettieri e Claudomilson Fernandes Braga)

A celebrização do padre Robson de Oliveira a partir da mídia televisiva (Laianny Martins Silva e Simone Antoniaci Tuzzo)

Comunicação Integrada e Saúde – A importância acadêmica do convênio entre a UFG e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (Silvana Coleta Santos Pereira, Kalyne Menezes, Letícia Segurado Cortez e Lutiana Casaroli)

Autorretratos: enunciações visuais midiáticas auto-referenciais (Lutiana Casaroli)

Liderança de opinião no ciberespaço (João Carlos Machado e Simone A. Tuzzo)

Conceitos e valores da Comunicação: o profissional de Relações Públicas face à comunicação estratégica (Rogério Santos dos Prazeres, Marta Quintiliano e Claudomilson Fernandes Braga)

 

14 - Tecnologias de informação aplicadas

Coord.: Dalton Martins e Douglas Cordeiro

As normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002 como ferramentas de auxílio à implementação de políticas de segurança da informação em instituições públicas (Lorena Pires de Paula e Douglas Farias Cordeiro)

Os recursos humanos como origem de violação à segurança da informação em ambientes organizacionais (Eriany da Cruz Matos, Ciro José Almeida Macedo e Douglas Farias Cordeiro)

Utilização de soluções de software como apoio à modelagem de processos: uma análise sobre o BonitaSoft (Gustavo Henrique de Abreu Araújo, Vinicius Sobreira Braga e Douglas Farias Cordeiro)

A análise SWOT como ferramenta de apoio ao gerenciamento de projeto (Raianny Carla Ferreira da Silva, Ciro José Almeida Macedo e Douglas Farias Cordeiro)

A análise de gargalo como técnica de apoio à gestão de processos de negócio (Wanessa Natielle Brito Borba, Vinicius Sobreira Braga e Douglas Farias Cordeiro)      

Twitter, sua API e o Capital Social (Rhaydrick Sandokhan Pinheiro Teixeira Tavares e Dalton Lopes Martins)

 

Programação geral

Comissão científica

 

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Fonte: FIC/UFG

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