noticia1225890846.jpg

Encontro dos Festivais de Cinema Universitário é um dos destaques do Perro Loco 2

Perro Loco 2 propõe discussão sobre festivais com a temática universitária

Recentemente se discutiu a quantidade de festivais de cinema no Brasil e o verdadeiro papel de fomentação cultural desses projetos. Uma das conclusões prováveis é que os festivais ainda se comunicam pouco e há pouca troca de experiências e idéias. Com objetivo de fortalecer e discutir o cinema universitário e a realização de festivais com essa temática, o Perro Loco 2 promove o colóquio Encontro dos Festivais de Cinema Universitário: A exposição fílmica como parte essencial do processo. O espaço acontece nos dias 6 e 7 de novembro (quinta e sexta-feira) no Campus II da UFG, dentro da programação do festival.

Além do Perro Loco, vão participar festivais universitários de todo o Brasil, como o
Contato - Festival Multimídia em Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica (UFSCar - São Carlos, SP), representado por Brisa de Queiroz; SUA - Semana Universitária do Audiovisual, que trará como representantes Fernando Collaço e Gabriel Ishida, da Unicamp - Campinas, e o Putz - Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, projeto da UFPR - Paraná, que tem entre seus organizadores Rafael Urban. Dois festivais argentinos participam do colóquio: o Anima - Festival Internacional de Animação de Córdoba, com Patricia Gualpa, e a Mostra Internacional "La Diversidad Sexual en el Cine", que trará Nestor Granda. Projetos universitários de Goiás, como o MIAU - Mostra Independente do Audiovisual Universitário (Estação Filmes - Goiânia) também estarão presentes no colóquio.

O espaço foi idealizado para a interação entre festivais, realizadores e público com o contexto em que os filmes universitários são produzidos. Também será o momento de fortalecer parcerias e entender como a realização de tais festivais são importantes para o cinema universitário. A idéia é também incentivar a criação de espaços com envolvimento direto entre quem produz cinema, quem assiste, o meio acadêmico e a sociedade.

Programação:

1º dia (06/11) - 8h às 11h: Trajetória do cinema universitário dentro dos festivais, mostras e cineclubes

2º dia (07/11) - 8h às 11h: Possibilidades de integração e fortalecimento

Mais informações: www.perroloco.com.br