Sinacom 2006 fez balanço positivo do Ano Luiz Beltrão

Mais de uma centena de associados da Intercom esteve reunida nos dias 11 e 12 de dezembro, para debater as relações entre academia e sociedade no campo comunicacional.

Mais de uma centena de associados da Intercom esteve reunida em São Paulo, na sede da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), nos dias 11 e 12 de dezembro, para debater as relações entre academia e sociedade no campo comunicacional. Compareceram os membros da atual diretoria, bem como representantes do Conselho Curador, para participar da assembléia extraordinária de reforma do estatuto social da entidade, que foi adaptado ao novo Código Civil Brasileiro. O registro em cartório do novo estatuto será providenciado pelo sócio Valdenizio Peterolli, que secretariou a assembléia extraordinária.

Durante a sessão de abertura o diretor da Fapcom, Pe. Manuel Conceição Quinta, destacou a ética como sendo a base para a comunicação e esta como sendo elemento-chave para a educação. No encerramento, o presidente da Intercom, José Marques de Melo, fez balanço positivo do Ano Luiz Beltrão, anunciando a publicação de um livro que resgata a memória dessa efeméride. Deu conhecimento aos presentes da decisão da diretoria da Intercom, instituindo Barbosa Lima Sobrinho como patrono do Ano 2007. A escolha se deu pelo protagonismo do antigo presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como precursor dos estudos de mídia no Brasil.

O evento foi encerrado pela presidente do Conselho Curador da Intercom, Anamaria Fadul, precedida pela apresentação dos perfis biográficos dos patronos dos prêmios estudantis feitos por Maria Cristina Gobbi (Vera Giangrande), Antonio Hohlfeldt (Ligia Averbuck), Fátima Feliciano (Francisco Morel) e Antonio Costela (Freitas Nobre).

Vencedores dos prêmios estudantis 2006 – Durante a sessão de encerramento do Ano Luiz Beltrão, o diretor Administrativo da Intercom, Luiz Alberto de Farias, anunciou os vencedores dos prêmios estudantis instituídos pela entidade em 2006, representando a coordenadora do prêmio, Raquel Paiva.

Prêmio Vera Giangrande – Iniciação Científica
Luiz Felipe Ferreira Stevanim (UFJF)

Prêmio Ligia Averbuck – Especialização
Ana Laura Moura Azevedo (Umesp)

Prêmio Francisco Morel – Mestrado
Igor Pinto Sacramento (UFRJ)

Prêmio Freitas Nobre – Doutorado
Geane Carvalho Alzamora (PUC-MG)

A premiação contemplou os melhores trabalhos inscritos e apresentados pelos estudantes durante o XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado no campus da Universidade de Brasília (UnB), em setembro passado. Quatro júris nacionais, coordenados por Raquel Paiva, diretora Cultural da Intercom, examinaram os trabalhos finalistas e atribuíram notas que permitiram fazer a classificação final.

Os vencedores receberão diplomas na sessão de abertura do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Santos (2007), sendo convidados pela Intercom para ministrar Oficinas no pré-congresso. Seus trabalhos serão publicados em livro, que reunirá também os perfis biográficos e textos relevantes dos respectivos patronos.

Por sua vez, os classificados em 2º. e 3º. lugar receberão certificados durante os congressos das regiões em que residem:

Prêmio Freitas Nobre (Doutorado)
2o Raquel Recuero (UCPEL) – Intercom Sul (Pelotas – RS)
3o Hérica Lene Oliveira Brito (UFRJ) – Intercom Sudeste (Juiz de Fora – MG)

Prêmio Francisco Morel (Mestrado)
2o Simone do Vale (UFRJ) – Intercom Sudeste (Juiz de Fora – MG)
3o Andrea Limberto Leite (USP) – Intercom Sudeste (Juiz de Fora – MG)

Prêmio Ligia Averbuck (Especialização)
2o Denise de Almeida e Silva da Cunha, Jackson Colares da Silva, Maria Suelen Ribeiro dos Reis, Edson Ricardo Soares Pereira da Cunha, Brunna Richelly Lima Rocha, Lilia Valessa Mendonça da Silva e Rachel Reis Mourão (Ufam) – Intercom Norte (Belém – PA)
3o Thiago Almeida Ferreira (ESM / Recife) – Intercom Nordeste (Salvador – BA)

Prêmio Vera Giangrande (Graduação)
2o Luciana de Paula Arjona e Patrícia Simões Candido (USP) - Intercom Sudeste (Juiz de Fora – MG)