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Endecom 2007 - Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação

A comissão organizadora planejou o evento, atribuindo a tarefa de discutir caminhos para integrar os cursos de Comunicação Social, Graduação e Pós-graduação.

Apresentação

Ocorrerá de 19 a 21 de abril de 2007

Durante o fórum 2006 realizado em parceria com a ECA-USP, fez-se um diagnóstico crítico sobre a formação de profissionais para a indústria e os serviços de comunicação no Brasil, focalizando as questões relativas à qualidade do ensino, tentativa de construir padrões pedagógicos em sintonia com as demandas da sociedade. O fórum do ano passado evidenciou que uma das variáveis basilares para equacionar as deficiências, reduzir as defasagens e corrigir as distorções do ensino de graduação é justamente a qualificação do corpo docente.

Se, no passado, o recrutamento do professorado das escolas de comunicação era feito diretamente no mercado comunicacional, atraindo profissionais experimentados ou intelectuais que pontificavam na arena midiática, neste início do século XXI a situação inverteu-se completamente. O corpo docente da graduação provém, em sua grande maioria, dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especialização).

Mas quando se examina a natureza dos cursos de pós-graduação em comunicação existentes no país, constata-se que a maioria está comprometida com a pesquisa, dedicando-se a questões teóricas e metodológicas. A dimensão pedagógica permanece ausente, quando não aparece de forma residual em poucas instituições.

Portanto, é com esse enfoque que a comissão organizadora planejou o evento, atribuindo a tarefa de discutir caminhos para integrar os cursos de Comunicação Social, Graduação e Pós-graduação. O evento colocará em debate a pesquisa como parte do projeto político-pedagógico dos cursos e discutirá as linhas de pesquisas das áreas da comunicação.

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Fonte: Intercom