Carta da direção

Carta da Direção

A distância, mas sempre juntos. Esse é o nosso lema.

Queridas e queridos estudantes da FIC,

Como vocês estão? Ficamos distantes por um tempo! Mas vamos recomeçar. E recomeçar de forma conjunta e segura.

O estado emergencial continua, e para garantir o distanciamento social, recomendado pelas autoridades sanitárias e de saúde diante da Pandemia da Covid-19, o Conselho Universitário da UFG aprovou o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de uma decisão pelo retorno emergencial das atividades acadêmicas, por meio da utilização de diferentes recursos tecnológicos, a fim de garantir o ano letivo.

É um desafio e um aprendizado tanto para vocês quanto para nós professoras e professores. Por isso, estivemos, durante os meses de julho e agosto, preparando atividades e ações que nos permitam recomeçar de forma segura, solidária e com qualidade.

Para isso, definimos quatro eixos para planejar aulas e nos preparar para o momento de estarmos com vocês nas nossas salas virtuais. Essa preparação tem sido muito rica, pois revelou nossa capacidade de criar, de trabalhar em equipe e de assumir desafios com responsabilidade.

A FIC está unida em torno da volta as atividades acadêmicas nesse momento emergencial!

Primeiro, nos organizamos para atender ao eixo Técnico. Estamos fazendo com muito cuidado e atenção os encaminhamentos necessários para garantir conectividade e equipamentos para toda e todo estudante que necessitar e para garantir a isonomia de ensino: empréstimo ou doação de equipamentos, auxílio financeiro para compra de equipamento e auxílio com pacote de dados de internet.

O segundo desafio para o qual nos preparamos é eixo Mental. Estreitamos nossas relações com o Núcleo de Acessibilidade e com o programa Saudavelmente, da UFG, para dar suporte às Pessoas com Deficiência que estudam na FIC, e, também, para buscar as formas de atender e acolher todo/a estudante que tiver demanda em relação sua saúde mental. São atividades, palestras e atendimentos visando tanto à prevenção quanto ao tratamento aos adoecimentos mentais.

O terceiro eixo em que estamos atuando é a Capacitação. Já providenciamos capacitação para as professoras e os professores, na própria FIC, e estamos motivando a participação em outras capacitações oferecidas pela UFG.

A UFG adotou quatro plataformas oficiais para as aulas remotas: RNP, GSuite, Moodle e SIGAA. Em nosso site, listamos diversos tutoriais para aprender sobre cada uma delas. São materiais textuais e vídeos que te ensinam como usar as plataformas. Além disso, a FIC irá oferecer uma jornada de capacitação para te ensinar o que você precisa saber para acompanhar as aulas remotas. Haverá palestras, encontros com as coordenações de cada curso e a Aula Inaugural. Todas as atividades serão certificadas e valerão como crédito de Atividade Complementar. Acompanhem a programação nas nossas redes sociais.

O quarto eixo é o da Informação. Criamos o conteúdo eletrônico FICemCasa, disponível em nosso site, para divulgar informações que podem auxiliar vocês durante o semestre remoto. Estamos preparando peças e cards para divulgar e orientar vocês sobre cada passo que darão neste semestre.

Nosso desejo é que essa programação feita com dedicação e afeto nos ajude a atravessar esse momento de dificuldades da melhor maneira possível. E vai dar certo.

Acreditamos que a solidariedade deve ser plural. Por isso, quem tem mais experiência digital poderá ajudar a um/a colega que não a tenha. E assim construiremos, de forma conjunta, este semestre.

A distância, mas sempre juntos. Esse é o nosso lema.

Um abraço caloroso de boas vindas!

Angelita Pereira de Lima – diretora da FIC

Erinaldo Valério – vice-diretor da FIC