ASCOM

Assessoria de Comunicação da FIC apresenta suas atividades para comunidade acadêmica

O objetivo da ASCOM FIC foi apresentar aos públicos da faculdade as ações desenvolvidas pela Assessoria e motivar o engajamento da comunidade acadêmica.

Na quarta-feira (17), no mini auditório do IESA, ocorreu, pela manhã, o primeiro evento organizado pela equipe de Assessoria de Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (ASCOM FIC), com objetivo de apresentar a aos públicos da FIC os produtos de comunicação desenvolvidos periodicamente, promover o engajamento e propiciar a interação da comunidade acadêmica.

Participaram do evento representantes estudantis dos cinco cursos da FIC, as coordenações de graduação e Pós-Graduação, coordenações de estágio e de demais projetos laboratoriais, além das Empresas Juniores da FIC Mutare e Ponto Comunicação. A Coordenação de Relações Públicas da Secretaria de Comunicação da UFG (SECOM), e a direção do IESA também marcaram presença.  

Na oportunidade, a Diretora da FIC, Profa. Dra. Angelita Pereira de Lima, reiterou o compromisso de sua gestão com ações que estimulem o aperfeiçoamento da Faculdade, enquanto unidade diretamente ligada às práticas de comunicação. Segundo a diretora, uma das justificativas para a constituição da assessoria de comunicação é a necessidade de “fazer para a FIC o que a FIC faz para os outros”, ressaltando a quantidade de profissionais que são formados na Faculdade de Informação e Comunicação e que atuam no mercado de trabalho em assessorias de comunicação.

A Coordenadora da Ascom FIC, Profa. Dra. Lara Satler, apresentou as atribuições da assessoria, dentre as quais “gerir o processo de produção dos conteúdos informativos que atendam aos diferentes atores sociais da FIC, internos e externos” . Todas as atribuições estão contidas no Plano de Comunicação da FIC, que pode ser acessado aqui

Houve, também, manifestações do público, como da servidora, Suzy Meiry, Relações Públicas da SECOM/UFG, da coordenação de graduação e de estágio em Jornalismo, Profa Silvana Coleta e do Prof. Salvio Juliano, que sinalizaram otimismo com a iniciativa da FIC.

 

ASCOM FICFoto: Alan Diones.

Sobre a ASCOM FIC

A ASCOM-FIC surgiu da demanda por um plano comunicacional interno da faculdade, além de uma gestão da comunicação que sanasse dúvidas frequentes sobre estágios, professores, eventos e demais rotinas da faculdade. Em 2017, essa ideia começa a ser executada por meio da criação da Comissão de Comunicação, sob a Coordenação da Profa. Dra. Angela Teixeira de Moraes e composta por técnicos e professores, em busca de melhorar as condições de divulgação de informação interna no site da FIC. Do trabalho deste grupo, sob influência da construção da Política de Comunicação da UFG, é criado o plano de comunicação da FIC.

Em 2018, ela se consolida afinal, se torna ASCOM FIC e passa a abrigar estágios curriculares de RP em suas atividades. Atualmente, a coordenação da assessoria está com a prof. Dra. Lara Satler, que conta com uma equipe formada por docentes, estagiários de Jornalismo, RP e Artes Visuais, além de técnicos administrativos com formação específica em comunicação. Essa pluralidade em sua composição tem intenção de facilitar a troca de informações e requerimentos de todo o corpo de nossa faculdade.

A ASCOM FIC produz três produtos: o FIC Sabendo - é um boletim informativo, de periodicidade quinzenal, no qual são veiculadas notícias sobre o cotidiano acadêmico; o Fic Ligado - título dado à página do Facebook, mantida pela Assessoria. Nela são divulgadas oportunidades de vagas de estágio, dicas sobre mercado de trabalho e empregabilidade. Por fim, o FIC por dentro - uma produção audiovisual de autoria do Comunica Estúdio que busca dar visibilidade às atividades internas da FIC. Os vídeos são veiculados mensalmente por meio do boletim FIC Sabendo. 

Fonte: ASCOM FIC

Categorias: Evento ASCOM FIC